terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A Agitação de 2012


No calendário chinês, 2012 será o ano 4710, regido pelo Dragão. Para o Mestre I Ming, especialista em horóscopo chinês, o lema do ano novo deve ser: “Crescer nos estudos e confiar no que faz”. “Será um período de muitos esforços para quem quer superar as grandes dificuldades impostas pelo dragão”, explica o especialista que participará da 7ª Festa do Ano Novo Chinês, marcada para Os dias 21 e 22 de janeiro, no Bairro da Liberdade, em São Paulo.

Para o Mestre, o mundo terá um ano agitado e de pouco rendimento. “Para a alegria de muitos, a economia mundial terá uma recuperação positiva, mas a natureza continuará a mostrar sua fúria para provar que é a verdadeira dona do mundo”, prevê. 
O ano será especialmente positivo para os nascidos sob o signo do Rato (1924, 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996 e 2008), do Macaco (1920, 1932, 1944, 1956, 1968, 1980, 1992 e 2004) e do Galo (1933, 1945, 1957, 1969, 1981, 1993 e 2005). Paradoxalmente, para os nascidos em anos do Dragão (1928, 1940, 1952, 1964, 1976, 1988, 2000 e 2012) o ano será duro. O mesmo vale para os nascidos nos anos regidos pelo Cão (1934, 1946, 1958, 1970, 1982, 1994 e 2006). “Para minimizar os efeitos maléficos, as pessoas pertencentes a estes dois signos devem providenciar um papel vermelho na parede em uma posição visível, escrito, com letras pretas, os dizeres: ‘Anjo Patrono Vosso Excelentíssimo Brilhante Senhor Bang Tài, assegura meu sucesso e tranquilidade neste ano de 2012’”, sugere o especialista.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Novinha em folha


São Bernardo do Campo foi a cidade escolhida para receber a 31ª unidade da Cultura Inglesa no Estado de São Paulo. As aulas começam em fevereiro, mas no prédio que passa por uma ampla reforma, já há um plantão de informações e matrículas, com funcionamento de segunda a sexta entre 8h e 20h e, aos sábados, das 8h às 14h. A adequação do espaço permitirá que as salas sejam todas equipadas com quadros interativos, ar condicionado e aparato multimídia. Todos os alunos também terão acesso ao e-Campus, ambiente virtual exclusivo com mais de 1.500 horas de prática do inglês em diversas atividades.

Em 75 anos de existência, a Cultura Inglesa se consolidou como um centro de intercâmbio cultural entre os países britânicos e o Brasil e é hoje a maior rede de escolas não-franqueadas do País. A partir da inauguração, São Bernardo do Campo passa a receber atrações culturais produzidas ou patrocinadas pela Cultura Inglesa.

O endereço da unidade é Av Imperador Pedro II, 354. Informações podem ser obtidas pelo telefone 11-4337.6767 ou pelo e-mail saobernardo@culturainglesasp.com.br. Saiba mais sobre a Cultura Inglesa pelo portal da escola ou pelas redes sociais: Twitter e Facebook.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Escritores Roger Franchini e Paulo Levy debatem sobre "Livros policiais: ficção x realidade", dia 7/12 na Livraria da Vila Higienópolis




Livraria da Vila terá debate sobre Livros Policiais: Ficção x Realidade com a participação dos escritores Roger Franchini e Paulo Levy


Os livros policiais estão na moda, mas a grande dúvida dos leitores desse gênero recai sobre o que é realidade e o que é ficção. Esse é o tema do debate marcado para dia 7 de dezembro, na Livraria da Vila no Shopping Higienópolis, entre os escritores Roger Franchini, autor de Toupeira – a história do assalto ao Banco Central e Richthofen – o assassinato dos pais de Suzane, pela Editora Planeta, e Paulo Levy, autor de Réquiem para um assassino, da Editora Bússola.



Roger Franchini, 33 anos, é advogado e trabalhou como investigador na Polícia Civil do Estado de São Paulo por seis anos. Toupeira – a história do assalto ao Banco Central é seu segundo livro. O primeiro foi Ponto Quarenta – a polícia civil de São Paulo para leigos, lançado em 2009. Em novembro lança o segundo volume da coleção Grandes Crimes, da Editora Planeta, sobre o caso Richthofen.
Ex-jogador de squash e ex-publicitário, Paulo Levy, 44 anos, entrou para o ramo editorial com uma empresa de livros digitais em 2001. Em seguida, passou pelas editoras Objetiva e Horizonte. Réquiem para um Assassino é o seu livro de estreia.

Quando: 7/12
Horário: 19h30
Onde: Livraria da Vila Higienópolis
Endereços: Avenida Higienópolis, 618 - Shopping Higienópolis
Telefone: (11) 3660-0230

Novidade!!! Planeta cria blog especial para o selo Essência


A partir desta segunda (5), as leitoras do selo Essência, da Editora Planeta, têm um blog especial para conhecer melhor os livros e autores preferidos. O blog também será um espaço aberto para as leitoras discutirem sua paixão pelos livros. No blog estão todas as informações sobre o selo, as edições, escritores e lançamentos.

A partir desta segunda (5), as leitoras do selo Essência, da Editora Planeta, têm um blog especial para conhecer melhor os livros e autores preferidos. O blog também será um espaço aberto para as leitoras discutirem sua paixão pelos livros. No blog estão todas as informações sobre o selo, as edições, escritores e lançamentos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Há vagas!



A Cultura Inglesa realiza processo seletivo para completar quadro de professores em suas unidades na Capital, Grande São Paulo e Interior. São 50 vagas e os interessados podem se inscrever enviando o currículo para fatima.hirama@culturainglesasp.com.br. O processo é composto por três etapas: teste de inglês, dinâmicas de grupo e treinamento. Os pré-requisitos para se candidatar às vagas são: proficiência da língua inglesa, ampla experiência em sala de aula e bom relacionamento interpessoal.

O professor contratado terá acesso a bolsas integrais para cursos de inglês avançado, além de possibilidade de obter certificações internacionais como ICELT e DELTA, concedidos pela Universidade de Cambridge, sem contar as chances de participar de congressos nacionais e internacionais. Como professor da Cultura Inglesa, seu contrato será regido pela CLT e terá ainda benefícios como convênio médico e odontológico, seguro de vida e plano de previdência privada, além de abono salarial e vale alimentação.

A Cultura Inglesa se consolidou como um centro de intercâmbio cultural entre os países Britânicos e o Brasil. Seu corpo docente é formado por profissionais em constante aperfeiçoamento e capacitação promovidos pela própria instituição. A escola oferece um ambiente com oportunidades efetivas de aprendizado e conhecimento, infraestrutura e softwares especialmente desenvolvidos para seus professores e alunos, como o e-campus. Mais informações sobre o processo seletivo pelo portal da Cultura Inglesa ou pelas redes sociais da escola: Twitter e Facebook

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Lechuza joga no domingo



O Rugby ainda é uma modalidade pouco conhecida dos brasileiros, mas vem ganhando adeptos e participações importantes no cenário do esporte no País. Uma prova disso é a sua inclusão no rol de esportes olímpicos a partir das Olimpíadas 2016 que acontecerão no Rio de Janeiro. Outro reflexo da valorização da modalidade é a estreia nos Jogos Abertos do Interior que estão acontecendo em Mogi das Cruzes. No dia 13 de novembro, próximo domingo, acontecerá o campeonato masculino adulto com a participação de diversas equipes de todas as regiões do Estado de São Paulo, entre elas o Lechuza Rugby, time patrocinado pela Cultura Inglesa.

Os Jogos Abertos do Interior movimentam mais de 15 mil competidores, representando 226 cidades paulistas, divididos entre 28 modalidades esportivas oficiais e 6 extras, entre elas o rugby. Para se ter uma ideia do tamanho do evento, o Pan de Guadalajara 2011 contou com pouco mais de 6 mil atletas.

As equipes de São José e Presidente Prudente, respectivamente campeões dos Jogos Regionais da segunda e sétima regiões esportivas do Estado, se juntam a URA/Barueri, São Carlos, Jequitibá/Campinas, Diablos/Franca, Mastodontes/Catanduva, Lechuza/Itú e o anfitrião ATR/Mogi das Cruzes para disputar essa que é a 75ª edição dos Jogos.

As partidas serão realizadas na Toca do Cachorro, sede do Alto Tietê Rugby, das 9h às 18h e a entrada é de graça. A Toca do Cachorro fica na Rua Delphino Alves Gregório, 365-367 – Mogilar (entrada ao lado da Academia Trainner).

MIS traz pela primeira vez ao Brasil a exposição interativa Game On


Cultura, história e futuro dos videogames são o foco da exposição, patrocinada pela Cultura Inglesa, que estreia em novembro no Museu. O público também poderá experimentar mais de 120 jogos, desde os primeiros consoles, como Atari, até os mais recentes, como Xbox

Estreia em 10 de novembro, no MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, a exposição internacional Game On, que explora a história, a cultura, o futuro e o potencial dos videogames. Concebida no Reino Unido pelo Barbican Centre, Game On já foi exposta em mais de dez países (como EUA, China, Austrália, Inglaterra, Holanda e França) e chega pela primeira vez ao Brasil no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

“Os jogos eletrônicos são parte importante da cultura contemporânea. Ao receber esta exposição, o MIS demonstra que está aberto para todas as linguagens do audiovisual e, principalmente, para todos os públicos”, destaca Andrea Matarazzo, Secretário de Estado da Cultura.
A exposição transforma o espaço em uma zona dinâmica, experimental e interativa, onde o público poderá jogar mais de 120 títulos, incluindo os mais antigos, como Tetris, Asteroids, Pac Man e Pachinko, além das mais novas tecnologias em realidade virtual (Wii Sports Resort, Dance Dance Revolution, Rock Band 3 e Grand Turismo 4).

Game On, que é patrocinada pela Cultura Inglesa no Brasil, ocupará todo o espaço expositivo do MIS e fica em cartaz até 8 de janeiro de 2012. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Museu.

Seções
Os visitantes farão uma imersão no universo dos games através de 11 seções: kids, com uma seleção dos games favoritos das crianças; trilha sonora para jogos; história das revistas especializadas em games; novas tendências; cultura do videogame em diferentes países; multiplayer games, em que vários participantes podem jogar ao mesmo tempo; personagens marcantes, como Super Mario e Sonic; entre outras.

Um dos grandes destaques é o espaço dedicado aos primórdios dos videogames, com jogos de Arcade (como Pac Man, Asteroids e Donkey Kong) e outros consoles antigos, desde o ano de 1962.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

As lentes de Simon Roberts e Iatã Cannabrava captam a estética do cotidiano na mostra "Perception" no Centro Brasileiro Britânico


A exposição estabelece um diálogo entre duas instigantes perspectivas sobre a vida no Reino Unido e o dia-a-dia das periferias sul-americanas. Um concurso fotográfico entre os alunos da Cultura Inglesa vai resultar numa terceira mostra, no qual três estudantes vão exibir cenas de suas cidades.


Lançar um olhar sobre a cultura, a identidade, o lazer e as relações sociais no Reino Unido e em quatro países da América do Sul é o foco dos ensaios fotográficos da exposição “Perception”, dos premiados profissionais Simon Roberts e Iatã Cannabrava, que a Cultura Inglesa abre em 11 de novembro no Centro Brasileiro Britânico. A exposição reúne 31 imagens de duas mostras, realizadas pela Galeria de Babel. Após uma viagem de 13 meses pelo Reino Unido, Simons Roberts captou em “We English” o lazer de centenas de pessoas em meio à paisagem inglesa. Já Iatã Cannabrava documenta em “Uma Outra Cidade” as várias faces da exclusão nas periferias de cinco cidades do Brasil, Argentina, Peru e Venezuela.


Em meados de dezembro, uma terceira exposição vai ocupar o Centro Brasileiro Britânico. Ela será resultado de um concurso fotográfico a ser realizado entre os alunos da Cultura Inglesa, que deverão captar imagens de suas cidades. As fotos de três alunos serão selecionadas por Iatã Cannabrava e Jully Fernandes, diretora da Galeria de Babel e responsável pela curadoria da mostra “We English” no Brasil, juntamente com Luize Coutinho. O historiador espanhol Horácio Fernández assina a curadoria de “Uma Outra Cidade”.


SERVIÇO
O público poderá conferir a mostra “Perception” até 25 de fevereiro no Espaço David Ford do Centro Brasileiro Britânico, na Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, telefone 3095-4466. De segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Entrada franca. Estacionamento R$ 10,00 (1a hora) e R$ 5,00 (2a hora).

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

São Paulo terá a 7ª Festa do Ano Novo Chinês em janeiro de 2012

Pelo sétimo ano consecutivo, São Paulo comemorará a entrada do Ano Novo Chinês. Já tradicional e esperada pela comunidade chinesa e pelos paulistanos, a festa atrai ainda turistas de outras regiões do país. O evento em 2012 será nos dias 21 e 22 de janeiro e comemorará o Ano do Dragão que promete muita força, vigor e é um dos anos favoritos dos chineses.

Colorida e movimentada, a festa ocupará a Praça da Liberdade e a rua Galvão Bueno. Nos dois dias são apresentadas diversas manifestações da cultura do país oriental, como as tradicionais danças do dragão e do leão, lutas marciais, atrações musicais e até mini-aulas de mandarim e feng shui. Além disto, barraquinhas montadas ao longo da Galvão Bueno trarão um pouco da culinária, artesanato e outras atrações da cultura do país.

A festa atrai mais de 150 mil pessoas e é organizada pela JCI Brasil-China, entidade internacional que congrega jovens com a missão de difundir e promover a integração cultural entre os dois países.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CULTURA INGLESA PROMOVE SEMANA ALAN AYCKBOURN COM EXPOSIÇÃO, PALESTRA, 4 LEITURAS DE PEÇAS INÉDITAS E 2 WORKSHOPS


De 29 de outubro a 06 de novembro, a Cultura Inglesa vai promover a Semana Alan Ayckbourn em homenagem a este que é, provavelmente, o autor vivo mais encenado em todo o mundo. Suas75 peças já foram apresentadas em 35 países. Aos 73 anos, dirigiu mais de 300 espetáculos e ganhou os prêmios máximos do teatro britânico e americano (Olivier Award e Tony Award). A semana reunirá oito eventos -uma exposição, uma palestra, quatro leituras dramáticas de peças inéditas e dois workshops. Todos serão no Centro Brasileiro Britânico com entrada franca.


A homenagem nasceu do trabalho dos atores Eduardo Muniz e Bia Borin que, a convite do próprio Alan Ayckbourn e patrocínio da Cultura Inglesa, permaneceram mais de dois meses na cidade de Scarborough, na Inglaterra. Eles se tornaram os primeiros brasileiros a acompanhar os ensaios de uma peça escrita e dirigida pelo dramaturgo. “Neighbourhood Watch” (“A Vigília do Bairro”) estreou em setembro, em Scarborough.

De volta ao Brasil, a dupla trouxe na bagagem muitas horas de entrevistas e ensaios filmados, fotos raras e cartazes de produções originais, mais de 20 peças do autor, além de um exemplar do livro “The Crafty Art of Playmaking”, escrito e autografado por Ayckbourn, que será sorteado no dia 06 de novembro após uma palestra sobre o autor.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sessão Tripla


Que tal curtir um cineminha na faixa e ainda de quebra praticar o seu inglês? Esta é a proposta da Sessão Cultura Inglesa, que exibe um filme sem legenda para aquelas pessoas que gostariam de colocar o inglês em dia. O encontro desta vez acontece na próxima terça-feira (18), simultaneamente em São Paulo, Santos e Campinas.

Para participar, o interessado deverá fazer sua reserva pelo telefone (11) 3095-4466 e levar 1 quilo de alimento não perecível, que será doado às instituições assistenciais apoiadas pela Cultura Inglesa. Desde o início de 2008 a Cultura Inglesa promove sessões de filmes com temática jovem, sem legendas, incentivando a prática da língua inglesa.

SERVIÇO
São Paulo
Local: Reserva Cultural (Av. Paulista, 900)
Data: 18 de outubro, terça-feira // Horário: 21h20
Informações e Reservas – (11) 3095-4466

Campinas
Local: Topazio Cinemas (Shopping Parque Prado – Av.Washington Luiz, 2480)
Data: 18 de outubro, terça-feira // Horário: 21h
Informações e Reservas – (19) 3255-8656

Santos
Local: Cine Roxy Iporanga (Av. Ana Costa, 465 – Gonzaga)
Data: 18 de outubro, terça-feira // Horário: 21h
Informações e Reservas – (13) 3221-6484


Ingresso – 1kg de alimento não perecível

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cultura Inglesa apresenta pela primeira vez no Brasil o musical “Oh, Brother”, de David Driver


Inspirada na “Comédia dos Erros”, de Shakespeare, a peça, encenada em inglês, coloca em cena 26 atores/bailarinos.

Prestes a completar 30 anos de sua estreia na Broadway, o musical “Oh, Brother”, de David Driver, tem estréia nacional na sexta-feira, 14 de outubro no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros, sob direção de Albano Sargaço. A montagem é encenada em inglês por 26 atores do Grupo de Teatro Cultura Inglesa, que cantam e dançam ao som das músicas de Michael Valenti. O espetáculo terá canções interpretadas ao vivo por uma banda formada por guitarra, baixo e bateria.

“Oh, Brother” mostra a busca de dois rapazes por seus irmãos gêmeos. A família foi separada logo após o nascimento das crianças ocorrido durante uma revolução em um país no Oriente Médio. No melhor estilo farsesco, o musical é um sit.com que arranca gargalhadas da platéia com a troca de identidades, envolvendo os gêmeos e suas namoradas e esposas.

Serviço
“Oh, Brother” será apresentado até 30 de outubro no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros, na rua Deputado Lacerda Franco 333, Pinheiros, telefone 3814-0100. A entrada é franca. Quintas e sextas às 20h30; sábados e domingos às 20h. O teatro possui 173 lugares, ar-condicionado, lanchonete, acesso a portadores de necessidades especiais e estacionamento (R$ 10,00). Duração: 100 minutos. Idade: 14 anos. Para conhecer esta e outra programação da escola, basta seguir a Cultura Inglesa pelas redes sociais: Twitter e Facebook.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Semana Cultural



Unidade da Cultura Inglesa localizada no bairro da Saúde promove Semana Cultural entre os dias 21 e 29 de outubro. Os eventos têm vários horários e são de caráter esportivo, gastronômico, musical e artístico. Todos eles buscam a interatividade dos participantes e para a vivência cultural das atividades. A Semana é aberta para todos os interessados - estudantes da Cultura Inglesa ou não - e a entrada é franca.

Tudo começa na sexta-feira, dia 21, às 11 horas, com o “Pancake Day”. Até às 16 horas, os participantes poderão entrar na “corrida das panquecas”, assim como aprender mais sobre essa tradição britânica e, por fim, desfrutar de panquecas à vontade. Também está programada a exposição “Challenging Your Dreams”. Trata-se de uma série de imagens contando sobre as andanças do casal Grace e Robert nas expedições “Brasil por Terra” e “Aventura pelo Mundo”. Paralelamente, os protagonistas das aventuras discorrem sobre os caminhos percorridos.

Na programação artística, um show de talentos da Cultura Inglesa reúne alunos que queiram exibir seus dotes, em diferentes áreas: música, dança e artes plásticas. Os eventos acontecem durante toda a semana e estão abertos para alunos, pais e amigos. Além dos alunos da Cultura, apresenta-se, também na Semana Cultural, Giorgio Papini. Ele é músico, compositor e produtor musical e morou por seis anos na Inglaterra, tocando em diversos ambientes. Compartilha com a platéia algumas histórias de sua experiência e também sua música, com repertório que combina covers e composições próprias. Para saber mais sobre este evento e toda a programação da Cultura Inglesa é só entrar no site da escola ou pelos perfis nas redes sociais: Twitter, Facebook e FourSquare.

Nelson Rodrigues em Inglês


Reconhecido polo de promoção da cultura britânica, o Centro Brasileiro Britânico dispõe de uma biblioteca com acesso livre. Parceria entre Cultura Inglesa e British Council a biblioteca tem quase sete mil livros em seu acervo. Nele estão os grandes escritores dos países bretões, como William Shakespeare, Sir Arthur Conan Doyle, Charles Dickens, Virgínia Wolf, Agatha Christie. Além destes, a biblioteca reserva surpresas como traduções para o inglês de autores brasileiros. Recentemente, a biblioteca adquiriu a obra completa de Nelson Rodrigues para o teatro, por exemplo. Além do dramaturgo, no acervo há “Os Sertões”, de Euclides da Cunha e a biografia sobre Clarice Lispector, escrita por Benjamim Moser.

A literatura britânica atual mantém a tradição e não para de revelar autores talentosos, cujos livros não saem das listas dos mais vendidos do planeta, como J. K. Rowling, Julian Barnes, Doris Lessing, Ian McEwan e Tom Stoppard. As traduções em cada país popularizaram sua leitura, mas um público cada vez maior de leitores, em busca das versões originais em inglês, enfrenta dificuldades para encontrar tais volumes e, quando encontram, se deparam com o alto custo das obras.

Como se associar
A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode utilizar o serviço, mas quem quiser levar os livros e revistas para casa deve se associar à biblioteca. O procedimento é simples. Basta apresentar comprovante de residência, documento de identidade original ou outro documento com foto, e pagar uma anuidade de R$ 20,00. Maiores de 60 anos são isentos. Os associados ainda têm direto a 50% de desconto em todos os eventos promovidos pela Cultura Inglesa São Paulo. A biblioteca funciona na rua Ferreira de Araújo, 741, em Pinheiros, de segunda a sexta, das 9hs às 19hs.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Semana Britânica no Tatuapé



Dos dias 1º a 7 de outubro a unidade da Cultura Inglesa do Tatuapé promove a Semana de Cultura Britânica com uma série de eventos nas áreas de gastronomia, teatro, intercâmbio e música, incluindo um super show de Rodrigo Santos, baixista do Barão Vermelho que vai apresentar sucessos do pop e rock britânico.

Confira a programação completa

SERVIÇO
Semana Britânica
Cultura Inglesa – Tatuapé
R. Emílio Mallet, 1248
Telefax: (11) 2093-8386

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Picnic


O Picnic Day agita a Cultura Inglesa da Mooca (Rua do Oratório, 232) na próxima semana! Nos dias 27, 29 e 30 de setembro, crianças de 5 a 9 anos poderão participar do evento que coloca os pequenos para comprar os alimentos e, depois, fazem o picnic e brincadeiras em inglês. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 11 2605-8186.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Voyage

Tom Stoppard

Sob direção de Francisco Medeiros, a Cultura Inglesa promove às 17 horas do dia 24 (sábado) a leitura dramática de “Voyage”, texto de abertura da trilogia “Coast of Utopia”, nunca antes lida no Brasil. O evento integra o Ciclo de Leituras de Textos Inéditos do dramaturgo britânico Tom Stoppard, que ocorre sempre no último sábado de cada mês no Espaço Cultura Inglesa-Itaim (Rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 748, Itaim Bibi, telefone 3168-9800). A entrada é franca.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Abertas as inscrições para o 16º Cultura Inglesa Festival

Com verba total de R$ 595 mil, entre prêmios e patrocínio, os selecionados integrarão a programação do 16º Cultura Inglesa Festival, a ser realizado em 2012.

A Cultura Inglesa está com inscrições abertas para artistas e companhias residentes em 61 cidades de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, interessados em participar do Edital Anual de Cultura com projetos inéditos nas áreas de Teatro Adulto e Infantil, Dança, Cinema Digital e Artes Visuais. Uma equipe independente de especialistas – formada por artistas, jornalistas e críticos – vai selecionar 15 projetos (três por área) para o 16º Cultura Inglesa Festival. As inscrições terminam em 08 de novembro. Além de oferecer sua própria infraestrutura para as apresentações, a Cultura Inglesa investirá R$ R$ 595 mil para patrocinar a produção dos projetos selecionados e premiar as melhores atrações por área.

As produções devem ser inéditas, voltadas para o público jovem e inspiradas em artistas e obras britânicas. Em todas as áreas, a programação apresentará três projetos inéditos. Os projetos selecionados serão anunciados no dia 13 de dezembro através do site da Cultura Inglesa.
Da verba total de R$ 595 mil de patrocínio, R$ 25 mil serão destinados para premiar as melhores produções de cada área. Além disso, cada um dos três projetos escolhidos por área receberá a seguinte verba, a título de patrocínio: R$ 44 mil (Teatro Adulto), R$ 40 mil (Teatro Infantil, Dança e Cinema Digital de ficção e animação) e R$ 25 mil para Artes Visuais.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cinema vai bem com cultura


Os filmes “O Melhor Amigo da Noiva”, “O Clube de leitura de Jane Austen”, “Notas sobre um escândalo” e “Quem quer ser um milionário” integram a programação da semana “Cinema Goes With Culture” realizada pela Cultura Inglesa – Higienópolis. De 12 a 17 de setembro, trechos destes filmes serão apresentados e, na sequência, os participantes terão a chance de discutir aspectos culturais do filme, ressaltando temas relacionados à educação, literatura e os diferentes sotaques da língua inglesa. A programação prevê ainda uma palestra com Nestor Chiesse, o dublador responsável pela voz do protagonista da série Dexter no Brasil.

O evento é gratuito e é necessário fazer reserva pelo telefone 11 3826-4322. A Cultura Inglesa Higienópolis fica na Av. Higienópolis, 449. Siga a Cultura Inglesa pelas redes sociais: Twitter e Facebook e fique por dentro desta e de outras programações da escola.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A arte imita a vida


Ian Bowes ao lado de Thiago Mendonça, protagonista do filme

Uma coincidência curiosa marca a produção do filme “Somos tão Jovens” que levará às telonas a vida e obra de Renato Russo. O professor de inglês da Cultura Inglesa que influenciou o gosto musical de Renato na sua juventude e o apresentou ao punk rock, em especial ao Sex Pistols, será interpretado por Ian Douglas Bowes, professor da Cultura Inglesa de São Paulo. Inglês, radicado no Brasil há dois anos, o professor-ator já participou de outra produção nacional. Em 2009, ele fez uma ponta no filme Jean Charles. “Somos tão Jovens” tem lançamento previsto para 2012.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pub Experince

Chef Greigor Caisley, especialista em cervejas, fala aos interessados no assunto

Cerveja é uma bebida que se tornou muito popular no Brasil, mas é nos pubs britânicos que a geladíssima ganhou notoriedade. Pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a história e os sabores de diferentes tipos de cervejas têm um encontro marcado na Cultura Inglesa da Mooca (Rua do Oratório, 232) para o Pub Experience. São três opções de datas: 14 e 15 de setembro, às 19h e no sábado (17), às 12h30.

Para falar sobre este verdadeiro ícone da cultura britânica, foi convidado um chef especialista no assunto: Greigor Caisley e para se inscrever é simples. A partir do dia 6 de setembro, o interessado deve ligar para a unidade, pelo telefone 11-2605-8186 e fazer a sua reserva. As vagas são limitadas a 20 pessoas em cada dia do evento. Siga a Cultura Inglesa pelas redes sociais: Twitter e Facebook e fique por dentro desta e de outras programações da escola.

Serviço
Pub Experince
Cultura Inglesa Mooca – Rua do Oratório, 232
Reserva e mais informações: 11-2605-8186

Datas:
14 e 15 de setembro, 19h
17 de setembro, 12h30
Vagas limitadas a 20 pessoas em cada dia do evento

** Evento exclusivo para público adulto
GRÁTIS

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Humor também dá o tom para a Jornada Nacional

Crédito: Tiago Lermen

Durante os debates no Circo da Cultura os telões mostram a todo instante os desenhos do cartunista Paulo Caruso revelando seu olhar sobre os participantes e as situações que eles abordam. O público se diverte bastante com a criatividade do humorista, participante semanal do Roda Viva, na TV Cultura.

Outro destaque na área de humor é a mostra Era Lula agora é Dilma, com trabalho dos cartunistas, que são irmãos gêmeos, Chico e Paulo Caruso, e do colega de profissão Aroeira. A exposição pode ser conferida no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF) até amanhã. O conjunto de cartoons aborda a transição dos governos de Lula e Dilma, fazendo referência a fatos recentes da política brasileira e do cotidiano com humor e inteligência. Relações entre políticos e
partidos e até mesmo os "0s pôneis malditos" estão entre os assuntos abordados nos desenhos, tão ricos em detalhes que podem ser considerados obras de arte.

Vale conferir a Ecocartoon


Quem passar pela 14ª Jornada Nacional de Literatura também poderá conferir várias obras em cartoon, que se encontram expostas no Centro de Eventos da UPF e, entre elas a mostra Ecocartoon. Criado em 2008, o Ecocartoon traz os trabalhos de cartunistas do mundo inteiro. Eles traçam em seus desenhos um tema ambiental tentando despertar na população os sérios riscos que o planeta terra enfrenta, com o objetivo de conscientizar as pessoas.

E o que é melhor, de forma bem-humorada. Em sua 4ª edição, o Ecocartoon recebeu mais de 500 trabalhos de desenhistas de 51 países. Os trabalhos foram julgados por um corpo de jurados, sendo que os melhores, 108 no total, compõem a exposição que faz parte da programação paralela da Jornada. A exposição Ecocartoon ficará aberta ao público até o dia 26 de agosto, no Centro de Eventos, Campus I da UPF. A visitação é gratuita.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

“O computador é um sugador”, diz Gonçalo Tavares

Foto: Guilherme Benck

O premiado escritor português Gonçalo Tavares, elogiado até por Saramago, falou sobre o processo de criação de suas obras durante a coletiva de imprensa. Ele deu detalhes sobre o livro “Uma viagem à Índia” e falou do respeito ao leitor.

Falando sobre o processo de criação, Tavares afirmou que tenta concentrar-se ao máximo. "Às vezes levo quatro horas para escrever 15 páginas e um mês para transformar essas 15 páginas em quatro. É preciso muito tempo para fazer as coisas curtas". Para ele, o respeito ao leitor deve nortear o trabalho. "Se posso dizer a mensagem em sete palavras, por que dizer em 10? Quando explicamos muito, nada fica para o leitor, que também é um emissor e precisa de espaço."

Sobre a relação que tem com a internet, o computador na hora de escrever, foi enfático: "O computador é um sugador, ele nos apira. A internet é um exemplo de não concentração. Isso não é para mim potencialmente criativo".

O texto final de uma obra só acontece depois de 3 a 4 anos após tê-la escrito. "Escrevo, esqueço do livro e após alguns anos olho para ele criticamente, com o olhar do leitor." Lembrou que "Uma viagem à Índia" foi escrito em 2003 e publicado em 2010.

Cultura Inglesa entra no Foursquare com promoção



As pessoas que passarem a seguir a Cultura Inglesa no Foursquare, além de ficarem por dentro de uma grande programação cultural em São Paulo e conhecer curiosidades relacionadas com a cultura britânica, poderão ganhar pares de ingressos para o show exclusivo com a banda Charlie Brown Jr, no próximo dia 28, no Via Funchal.

O perfil entra no ar nesta semana, trazendo dicas de exposições, teatro, festivais, shows. As pessoas que, na sexta-feira (26), conquistarem o Mayor das unidades da Cultura Inglesa e Entry – marca que integra a rede de escolas da Cultura Inglesa – ganharão automaticamente pares de convites para o show.

O Foursquare é um serviço de geolocalização que permite que você indique onde está através de um aplicativo no seu celular. A rede social permite ao usuário procurar pessoas que estejam próximas e interagir entre eles. É possível ainda acumular "distintivos" e "cargos" nos lugares onde o usuário visite mais freqüentemente, demonstrando a sua “fidelidade” a este lugar.

Siga a Cultura Inglesa no Foursquare, no Twitter e Facebook e fique por dentro desta e de outras promoções.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O desafio da arte em tempos digitais

Foto: Claudio Tavares

As mutações em torno da forma de ler e de se produzir a literatura foram tônicas no debate “Literatura e arte na era dos bits”, que aconteceu às 14 horas desta terça (23), no Palco de Debates, na 14ª Jornada Nacional de Literatura. A artista digital e professora Giselle Beiguelman, a filósofa Márcia Tiburi, o quadrinista Mauricio de Sousa, o crítico inglês de literatura infantil Peter Hunt e a escritora e estudante Luisa Geisler, vencedora da categoria de contos do Prêmio Sesc de Literatura de 2010 participaram do debate.

Entre os vários depoimentos relevantes para o tema, a artista digital e professora Giselle Beiguelman concentrou a sua fala nas novas possibilidades de produção de arte em dispositivos móveis. “Ao nos abrirmos para discutir a arte em redes, precisamos repensar o contexto de leitura, em que as plataformas se multiplicam, para um leitor em trânsito e que faz outras atividades ao mesmo tempo.” Ela mostrou vídeos de códigos que carregariam informações pessoais em celulares, e a de um aparelho cuja tela muda de tamanho dependendo da necessidade.

Giselle, que reflete há alguns anos sobre a arte no contexto de redes, avalia que é provável que o livro eletrônico permita uma leitura socializada. “Acredito que deva ser uma literatura pensada para um leitor que divide a sua atenção entre objetos simultâneos, e que está em trânsito e faz a leitura em dispositivos móveis”, disse. Assim como Peter Hunt, ela destacou que o leitor será um coautor. Nada disso, porém, decretaria a morte do livro impresso.

O vencedor e seus contos


O escritor João Goulart de Souza Gomes (2° à direita) recebe o Troféu Vasco Prado

João Goulart de Souza Gomes foi o grande vencedor do Concurso de Contos Josué Guimarães. O escritor baiano foi premiado com R$ 5 mil e uma viagem de dez dias a Santiago de Compostela, na Espanha, onde poderá estudar durante este período na Universidade de Compostela. Ele fala sobre o trabalho: "São três contos. O primeiro é “Moira e a Lenda”, um conto mítico sobre o encontro dessa deusa com um mecânico e que muda o destino dele. O segundo é “Socorro”, a história de uma tragédia de amor, envolvendo incesto. Já o terceiro é “Invasão bárbara em Paris”, um conto baseado em um fato verídico, uma vez que os vikings invadiram mesmo a cidade nos séculos 8 e 9.

João Almino: "Todos vivemos um pouco através das redes"


João Almino, com o livro “Cidade Livre” (Record), foi o vencedor do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura 2011. Esta manhã ele participou de coletiva de imprensa e falou um pouco de sua vida, citando que começou a ler muito cedo os regionalistas nordestinos na biblioteca do pai: “Com 14 anos tive o privilégio de ler Graciliano Ramos”. Ele confiava muito no seu livro para vencer o prêmio e disse que estava feliz por estar bem acompanhado pelos vencedores anteriores e também pela qualidade dos escritores finalistas que disputaram com ele. Sobre a obra premiada, explicou a ligação com a linguagem da Internet: “Achei que o universo dos blogs estava crescendo muito na nossa vida cotidiana, todos vivemos um pouco através dessas redes. Mas o blog não é o centro da narrativa, eu tomei partido por uma literatura mais bem acabada, apenas incorporei a linguagem do blog, mas mesmo esse relato passa pelo crivo do personagem que é o revisor. Na época eu comecei um blog para sentir como funcionava um blog”.

Livro digital ou livro impresso? João Almino acha que os dois se alimentam: “Há certos livros que eu quero em papel, outros eu não quero, só preciso consultar. Principalmente quando eu viajo facilita muito, em vez de malas pesadas eu escolho dentro do kindle o que eu quero ler”.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Imersão

Grupo de professores da Cultura Inglesa fazem curso de imersão em Londres

Dezesseis professores da Cultura Inglesa acabam de voltar de Londres onde passaram 12 dias. Nesta viagem, eles participaram de um curso especialmente desenhado pela Bell School de Londres sobre a realidade cultural e social britânica. Dentro da programação acadêmica, eles ainda visitaram escolas, hospitais, o parlamento e a corte britânica para assistirem a um julgamento. Todos os conhecimentos conquistados nestes dias londrinos serão utilizados em sala de aula.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vestindo a Camisa


Uma novidade estampará o uniforme do Lechuza, time sorocabano de rugby. A Cultura Inglesa passa a patrocinar o time a partir do jogo contra o São Carlos, no próximo dia 21, no Campo do Sismi. De origem britânica, o esporte tem crescido muito no Brasil, sempre de olho nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, quando o rugby passa a fazer parte dos rol dos esportes olímpicos.

Não é a primeira vez que a Cultura Inglesa investe no esporte. Desde 2010, a escola realiza, em parceria com a Confederação Brasileira de Rugby, um campeonato nacional, nas categorias até 19 anos. O rugby tem uma série de valores incentivados pela escola, como: companheirismo, liderança, envolvimento em equipe, garra e competitividade saudável.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Emergência no mar recebe ajuda da Praticagem


A Praticagem de Santos participou ativamente do socorro à lancha off-shore que se incendiou por volta das 13h45 de hoje próximo ao Aquário Municipal. Ela foi avistada por um prático que participava de manobra de um navio, que avisou o Centro de Operações da Praticagem. Imediatamente a informação foi transmitida à Capitania dos Portos e ao Corpo de Bombeiros, ao mesmo tempo em que uma lancha da Praticagem foi ao local e resgatou os dois tripulantes que se jogaram ao mar no começo do incêndio. As duas vítimas foram entregues aos bombeiros, que as conduziram à praia, onde ambulância já estava de prontidão para atender a ocorrência, e levados ao hospital.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pra Inglês ver

"Santa Catarina garantiu vaga na final na categoria M19"

Os 276 participantes da Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil, o maior campeonato para categorias de base do Brasil, dão uma pausa nas disputas. Nesta quinta-feira, os atletas terão o dia para treinos e descanso. Na sexta, a seleção do torneio, escolhida por Rodrigo "Toto" Camardon, técnico da equipe adulta do Brasil, joga amistoso contra o King Edward’s School, de Birmingham, Inglaterra.

A Copa já definiu os finalistas da segunda edição, nesta quarta-feira, em Jundiaí, no interior de São Paulo. Santa Catarina e São Paulo (Capital) decidirão o título na categoria M19 e São Paulo (Vale do Paraíba) x Rio Grande do Sul jogarão pelo título da M17, que estreou neste ano. As finais acontecem no sábado (23) e domingo (24).

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Prefeitura entregou medicamentos a mais de 1 milhão de pessoas no período


Programa "Remédio em Casa" completa seis anos

Mais de 1 milhão de receitas atendidas. Com essa expressiva marca, o Programa "Remédio em Casa" completa em julho seis anos de atividades. Atualmente, o "Remédio em Casa" atende a 211,4 mil pacientes, sendo que boa parte deles recebe medicamentos contra a dislipidemia (níveis altos de colesterol), conforme as metas 9 (Ampliar o "Remédio em Casa" para atender a pacientes com níveis de colesterol e de triglicerídios elevados, mas controlados por medicamentos) e 10 ("Remédio em Casa" para 30% dos portadores de dislipidemia controlada) da Agenda 2012.

O cadastro do paciente no "Remédio em Casa" é feito pela equipe de 446 unidades de Saúde. O envio de medicamentos é feito com quantidades suficientes para 90 dias de tratamento. Antes de receber uma nova remessa, é necessário passar por outra consulta médica, ou avaliação, em grupo multiprofissional, em que é feita uma reavaliação do estado de saúde. Caso os sintomas da doença permaneçam controlados, a pessoa continuará a receber os medicamentos em casa. Se houver qualquer instabilidade, ele será reavaliado até que recupere as condições para receber uma nova remessa.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

No País das Maravilhas


Em 2010, o clássico de Lewis Caroll ganhou uma nova versão para os cinemas. Pelas mãos do cultuado Tim Burton, o filme Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, 2010) conseguiu a impressionante marca de 800 mil espectadores na sua estreia no Brasil. Agora, os amantes da língua inglesa terão a chance de assistir ao filme sem legendas que será exibido na Sala 1 do Espaço Unibanco (rua Augusta, 1475), no dia 26 de julho, a partir das 21h30. O filme foi vencedor do Oscar 2011 nas categorias Direção de Arte e Melhor Figurino. A obra-prima de Tim Burton é repleta de efeitos especiais e tem trilha sonora composta por canções de Avril Lavigne e Franz Ferdinand.

Para participar, o interessado deverá fazer sua reserva pelo telefone (11) 3095-4466 e levar 1 quilo de alimento não perecível, que será doado às instituições assistenciais apoiadas pela Cultura Inglesa. Desde o início de 2008 a Cultura Inglesa promove sessões de filmes com temática jovem, sem legendas, incentivando a prática da língua inglesa.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Invictus


A segunda edição da Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil será realizada na cidade de Jundiaí (SP) entre 17 e 24 de julho. O evento, consolidado como o principal das categorias de base do esporte, reunirá equipes das categorias M17 (até 17 anos de idade) e M19 (de 17 a 19 anos).

"O rugby brasileiro está em um momento de ascensão e devemos continuar olhando para os novos valores. Destes campeonatos sairão novos atletas que jogarão por nossas seleções", afirmou Antonio Martoni, diretor esportivo da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). A modalidade estreará como esporte olímpico nos jogos de 2016, no Rio de Janeiro e, de acordo com a CBRu, é o esporte que mais cresce no Brasil.

Para Reinaldo Campos, Gerente de Marketing da Cultura Inglesa São Paulo, a aposta no esporte se dá pelos seus valores que se aproximam com os objetivos da escola. “Procuramos incentivar a liderança, o envolvimento em equipe, garra e competitividade saudável em nossos alunos e estes são valores fundamentais no esporte”, justifica.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os dilemas de amor de um súcubo


O Calor do Súcubo, o quarto volume da série de Richelle Mead pela Editora Planeta, leva ao leitor a trama eletrizante de Georgina Kincaid, suas transformações e dilemas. Neste volume ela perde seus poderes, tornando-se uma simples mortal, e consegue aproveitar para consumar seu amor por Seth.

Vampiros, duendes, súcubos, demônios e arquidemônios habitam essas páginas das quais respigam emoções. Prepare-se para penetrar nesse universo repleto de seres imortais, chamados do mal, mas que se consomem com sentimentos para lá de humanos. Em O Calor do Súcubo (Editora Planeta / Selo Essência, 288 páginas, R$ 29,90), quarto livro da série da autora americana Richelle Mead, a protagonista Georgina Kincaid vive algumas de suas mais quentes aventuras.

Através de uma linguagem ágil e repleta de diálogos, o leitor é envolvido pela trama da vida de Georgina, um súcubo que se alimenta da energia que consegue através de experiências sexuais – e que vive metida em confusões. Apesar de ser imortal, ela tem um emprego regular e se deixa levar pelos sentimentos. Ultimamente, ela vive entre a tristeza e a raiva por ter se separado do namorado Seth, que a trocou por uma amiga dela.

Seu chefe, o arquidemônio Jerome, está tão cansado de suas lamentações e de seu comportamento encrenqueiro que a manda fazer terapia. Só que Georgina acaba transando com o terapeuta, o que faz o chefe decidir “terceirizar” o trabalho dela de súcubo para um arquidemônio rival, que atua no Canadá. Lá, ela terá um duplo desafio: ficar de olho e controlar uma seita satanista e espionar Cedric, o demônio rival, para manter Jerome informado.

Mas tudo muda quando Jerome é sequestrado. Todos os imortais inferiores, como Georgina, perdem os poderes. É então que ela se torna mortal e já não precisa se preocupar em fazer mal ao ex-namorado Seth: finalmente, eles conseguem concretizar sua relação fisicamente. Apesar disso, ele ainda namora com sua amiga. Georgina procura desesperadamente o chefe sequestrado, a comunidade dos imortais está uma loucura e ela precisa descobrir quem está aprontando tudo isso. Embarque nessa trama imortal.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Não descuide da saúde nas férias de julho


Com a queda da temperatura, o turista deve se vacinar contra a gripe para não comprometer a viagem. Quem viaja para a Europa precisa se proteger também contra o sarampo.

Quem vai aproveitar o recesso escolar para passar uma temporada longe de casa com a família deve ficar atento aos cuidados com a saúde. Antes de fechar as malas, o ideal é o futuro turista colocar a carteira de vacinação em dia e redobrar sua atenção caso o destino da viagem seja uma região considerada área de risco para febre amarela ou uma localidade onde esteja ocorrendo o surto de uma doença, como sarampo ou meningite.

“A pessoa não deve empreender uma viagem sem ter completado o calendário de vacinação”, aconselha o médico Edimilson Migowski, professor adjunto de Infectologia Pediátrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Há regiões para as quais se recomendam vacinas contra febre amarela, cólera ou meningite”, afirma.

A médica Isabella Ballalai, da direção da Associação Brasileira de Imunizações (SBIm), lembra que os viajantes não devem se esquecer de se proteger contra a gripe. “Nessas férias, muita gente vai viajar para Campos do Jordão, Gramado e cidades da serra catarinense. Essas pessoas vão ficar em ambientes fechados e quentes, onde a circulação do vírus é grande”, explica.

Só neste início de inverno, o Rio Grande do Sul já contabilizou seis mortes provocadas pelo vírus H1N1. Na Argentina, a província de Mendoza confirmou a existência de pelo menos 50 casos da gripe A, incluindo uma morte. “Quem tem como destino países do Hemisfério Sul tem que se vacinar contra a gripe, independentemente de haver ou não registro de casos, porque o vírus está em circulação nesta região do planeta”, diz o professor Edimilson Migowski.

Bem-vindos a Bordo


Depois de passar por mais de 35 cidades e, ter sido apresentado para mais de 140 mil pessoas, o projeto Teatro a Bordo volta às estradas em julho quando passará por mais cinco cidades do interior paulista. A população de Americana, Cordeirópolis, Hortolândia, Vinhedo e Cajamar terá a chance de conferir uma programação cultural pensada para todas as idades. Totalmente gratuito, o projeto, realizado pela BERTHI Produção e Arte, conta com o patrocínio da CCR AutoBAn e apoio das prefeituras locais.

O Teatro a Bordo viaja em um contêiner e leva arte, cultura e diversão para cidades. Na programação, além de espetáculos infantis e adultos, o público poderá participar de oficinas de reciclagem e das exibições de filmes. O grande destaque do projeto é a montagem de “Mais quero Asno que me carregue, que Cavalo que me derrube”, do dramaturgo santista Carlos Alberto Soffredini (1939 – 2001) e direção de Ednaldo Freire, criada especialmente para ser encenada no projeto.

CONFIRA AS DATAS E LOCAIS EM CADA CIDADE:

Dia 09/07 – Americana – Praça da Fraternidade, Bairro Jardim da Paz
Dia 10/07 – Cordeirópolis – Praça da Matriz
Dia 15/07 – Hortolândia – Ao lado da EMEF Jardim Primavera, Bairro Jardim Boa Esperança
Dia 23/07 – Vinhedo – Rua Juliana Von Zuben Degelo, s/n – ao lado da Policlínica – Bairro Capela
Dia 24/07 – Cajamar – Ginásio Poliesportivo Antônio Castro Tramassi – Bairro Polvilho

Visite o site do Projeto Teatro a Bordo www.teatroabordo.com.br.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Prefeitura entrega mais 123 apartamentos em Paraisópolis


O Programa de Urbanização de Favelas, Meta 17 da Agenda 2012, não para. No último domingo (19), a Prefeitura entregou 123 unidades habitacionais do Condomínio Paraisópolis D, na Zona Sul da Capital.

Os apartamentos foram entregues a famílias removidas de áreas de risco e contam com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O condomínio tem projeto paisagístico, área de lazer condominial (playground, jardins e parte coberta), vias pavimentadas, redes adequadas de água, esgotos, drenagem, energia elétrica e gás natural, com medidores individualizados.

Até o final do programa haverá um total de 2.940 novas unidades habitacionais na região, sendo que 1.117 já foram executadas, o que faz dessa intervenção o maior projeto de urbanização executado na América Latina. Os recursos são provenientes da Prefeitura de São Paulo e dos Governos do Estado de São Paulo e Federal.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Gripe A: só alta cobertura vacinal vai reduzir a circulação do vírus


Com a chegada do inverno, a tendência é o aumento da disseminação do H1N1, que continua tão perigoso quanto na época da pandemia – o Brasil registrou quatro mortes. Este ano, a vacina da gripe sazonal protege também contra este subtipo do vírus Influenza.

Subiu para quatro o número de mortes provocadas pelo H1N1 este ano no País. Todas ocorreram no Rio Grande do Sul, que contabilizou 191 casos notificados, dos quais nove confirmados. Outros estados já têm casos suspeitos. Santa Catarina investiga um rapaz de 23 anos, internado na cidade de Concórdia, a 480 quilômetros de Florianópolis, na divisa com o Rio Grande do Sul. Em Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro, a morte uma criança de nove anos supostamente provocada pela gripe A/H1N1 levou o fechamento de uma escola municipal para efeito de higienização.

Na avaliação da médica Nancy Bellei, coordenadora do Setor de Viroses Respiratórias da Unifesp, as mortes no Rio Grande do Sul demonstram o aumento da prevalência do H1N1 em relação a 2010. “No ano passado, aparentemente até setembro não tinham sido detectados casos de síndrome respiratória aguda grave nos grandes hospitais do Rio Grande do Sul”, lembra. Ela reitera que esta cepa do vírus Influenza, causador da gripe, continua “tão patogênico (capaz de provocar doença) e tão perigoso” quanto era na pandemia. Por isso, toda a população, principalmente os adultos jovens, precisa se imunizar. Este ano a vacina também protege contra o H1N1.

A médica Isabella Ballalai, diretora da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), argumenta que só a ampla cobertura vacinal é capaz de reduzir a circulação do vírus. “Na família, não adianta uma só pessoa se vacinar. É preciso que todas se vacinem. O mesmo deve acontecer em uma empresa ou em uma escola. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor será a circulação do vírus”, argumenta.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Empresas promovem campanhas de vacinação para evitar prejuízos causados pela gripe


A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul está usando 2,4 mil dosesda vacina com microinjeção da Sanofi Pasteur para aumentar a adesão dos funcionários.

A redução da taxa de absenteísmo, do número de consultas médicas e dos gastos com medicamentos está entre as metas das campanhas internas de vacinação contra a gripe, que as empresas vêm realizando no País. De acordo com estudo publicado na revista Vaccine, os custos da gripe nos Estados Unidos chegam a 11 bilhões de dólares por ano. Estimativas na França, Alemanha e Estados Unidos apontam que os gastos anuais com surtos de gripe variam de 1 a 6 milhões de dólares por 100 mil habitantes.

O médico Fernando Akio Mariya, coordenador do setor de Saúde Ocupacional do Banco Santander, afirma que no inverno as doenças respiratórias lideram o ranking das causas de afastamento por até cinco dias. Por isso o banco adquiriu perto de 48 mil doses para vacinar seus funcionários. “O bancário trabalha diretamente com o público e precisa estar protegido”, afirma.

No Rio Grande do Sul, o número de participantes do Programa de Vacinação contra a Gripe realizado pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) subiu de 170 para 430 empresas no espaço de um ano. “A adesão aumentou porque deixamos de restringir as cidades atendidas e não estipulamos mais um número mínimo de funcionários”, disse Tatiane Adamski, enfermeira e assistente técnica da Unidade Estratégica de Resultado em Saúde.

Para aumentar a adesão à campanha interna de vacinação, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) imunizou seus funcionários com a vacina internacionalmente conhecida por IDflu, a primeira vacina intradérmica contra a gripe no mundo, que acaba de ser lançada pela Sanofi Pasteur. Esta vacina tem uma agulha que é dez vezes menor que a vacina intramuscular. “Por causa da agulha pequena, atingimos quem resiste à vacinação”, disse a enfermeira.

O Sesi gaúcho fez inclusive um convênio com clínicas particulares que oferecem descontos aos dependentes dos funcionários das indústrias que se imunizarem com a vacina intradérmica contra a gripe.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tempestade


Produzido especialmente para o 14º Cultura Inglesa Festival, o curta Tempestade, de Cesar Cabral, ganha o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro que procura recompensar as produções nacionais de maior sucesso em críticas e bilheteria. O filme ganhou na categoria melhor prêmio curta de animação.

A solidão doída de Eleanor Rigby e do padre Mackenzie, cantada em versos realistas pelos Beatles, motivou Cabral a idealizar o roteiro de “Tempestade” para participar do Cultura Inglesa Festival. O filme evoca a figura recorrente do marinheiro preso num mar tempestuoso e nos limites de um amor que parece inatingível. Para descrever as emoções e conflitos desse homem desesperado, tentando voltar para sua mulher, Cesar Cabral buscou inspiração no impressionismo de William Turner (1775-1851), um apaixonado pelo mar e suas condições adversas ao homem. Nesse filme, a técnica de animação stop-motion permitirá a construção espacial dos elementos dramáticos, que revelarão os detalhes do personagem.


Confira um trecho do curta

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Finais do TagRugby


Cerca de 70 crianças com idade entre 10 e 12 anos, estudantes de oito colégios da Grande São Paulo, chegam à final do I Torneio Cultura Inglesa de TagRugby. Promovido pela escola de inglês em parceria com a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), o evento serve como incentivo à prática do esporte no país. Anteriormente marcada para o dia 12 de junho, a final foi antecipada para o próximo sábado (4) para o mesmo dia e local de um jogo entre a Seleção Brasileira e um Selecionado Escocês, em turnê pelo Brasil. O evento acontecerá no Estádio Municipal Hermínio Espósito, em Embu (Al. Fernando Batista Medina, 120), a partir das 10h e o jogo da Seleção acontecerá às 13h.

Considerada uma pré-iniciação ao esporte, o Tag-Rugby é inédito no Brasil. Ao contrário do rugby tradicional, no Tag-Rugby não tem contato entre os jogadores. Cada um deles usa uma espécie de cinto com fitas presas por velcro. A forma de jogar é muito similar ao rugby: ataque, defesa e passes, porém a jogada pode ser parada quando o atleta adversário consegue retirar a fita do jogador que está com a bola. Pode ser jogado em quadras poliesportivas de piso duro. É muito usado como jogo de desenvolvimento pré-esportivo ao rugby tradicional e muito praticado em países como Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália e Irlanda.

Mais informações: www.culturainglesasp.com.br e www.brasilrugby.com.br

terça-feira, 31 de maio de 2011

Terminam amanhã (1/06) inscrições para Concurso de Contos


O vencedor do 12° Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães terá este ano, além do prêmio de R$ 5 mil, uma viagem de dez dias a Santiago de Compostela, na Espanha. O premiado poderá estudar durante este período na Universidade de Compostela. Primeiro e segundo colocados serão anunciados no dia 22 de agosto, na abertura da 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. O segundo colocado receberá R$ 3 mil.

O Concurso de Contos Josué Guimarães coincide, nesta edição, com os 30 anos da Jornada Nacional de Passo Fundo e com o 90° aniversário do autor que dá nome ao prêmio. Josué Guimarães foi escritor e jornalista e incentivou a criação de um evento literário de grande porte na cidade de Passo Fundo – as Jornadas. Em 1988, à época de sua morte, teve seu nome emprestado para nomear a Jornada Literária daquele ano.

Além da 3ª Jornada Nacional de Literatura Josué Guimarães, ele vem sendo homenageado bienalmente com o Concurso de Contos, esta ação de incentivo à produção literária, desde 1988. “Josué acreditou em nossa proposta de formação de leitores e fez os primeiros contatos com renomados escritores nacionais para a participação na primeira edição. Se não fosse ele, dificilmente conseguiríamos começar com o brilho de autores como Armindo Trevisan, Carlos Nejar, Moacyr Scliar, Sérgio Capparelli e Deonísio Silva, além do poeta Mario Quintana, homenageado especial”, conta Tânia Rösing, idealizadora e coordenadora das Jornadas Literárias.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Para Namorar



Para quem não quer esperar até o dia 12 de junho para comemorar o dia dos namorados, a Cultura Inglesa fará uma exibição especial do filme “Across the Universe”, no dia 6 de junho em três cidades: São Paulo, Campinas e Santos. O evento faz parte do projeto Sessão Cultura Inglesa. Desde o início de 2008 a escola promove sessões de filmes com temática jovem, sem legendas, incentivando a prática da língua inglesa.

Em São Paulo, a sessão acontece no Espaço Unibanco (Rua Augusta, 1475 – Sala 1) e a reserva pode ser feita pelo telefone 11-3095-4466. Os santistas poderão conferir o filme no Cine Roxy Iporanga (Av. Ana Costa, 465 – Sala1) e reservar pelo telefone 13-3221-6484 e em Campinas, no Topázio Cinemas (Shopping Parque Prado – Av. Washington Luiz, 2480 – Sala 3) pelo telefone 19-3255-8656. O ingresso é um alimento não perecível que será doado a instituições assistenciais apoiadas pela Cultura Inglesa.

“Across the Universe” é um musical de rock revolucionário que recria os EUA na turbulenta década de 1960. O jovem estivador Jude sai da Inglaterra em busca do pai, que mora nos Estados Unidos. Na viagem, ele é envolvido pelas mudanças que estão transformando a nação norte-americana. Ele se apaixona por Lucy, uma menina americana rica membro de um movimento pacifista em Nova York.

SERVIÇO

São Paulo
Data e Horário: 6 de junho, 21h30

Espaço Unibanco - Sala 01 (Rua Augusta, 1475)
Reservas pelo tel.: (11) 3095-4466


Campinas
Data e Horário: 6 de junho, 21h30
Topázio Cinemas - Sala 03 (Shopping Parque Prado – Av. Washington Luiz, 2480)
Reservas pelo tel.: (19) 3255-8656

Santos

Data e Horário: 6 de junho, 21h30
Cine Roxy Iporanga - Sala 01 (Av. Ana Costa, 465 – Gonzaga)
Reservas pelo tel.: (13) 3221-6484
Ingresso – 1kg de alimento não perecível.

Mais informações em http://www.culturainglesasp.com.br/folder/sessao.mmp

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Começa Amanhã

"A banda britânica Gang of Four participa do show no Parque da Independência, no domingo (29).

Começa nesta sexta-feira (27), o 15º Cultura Inglesa Festival! Música no parque, música na noite, mostra de cinema, espetáculos de dança, peças de teatro, uma exposição multimídia de Ficção Científica e a presença de um autor do gênero, estão entre as atrações. O festival vai até 12 de junho. E prepare-se, porque o primeiro final de semana reserva uma maratona de cultura e entretenimento: shows gratuitos que vão entrar para a história da cidade e uma série de bate-papos com artistas britânicos – diversão garantida!

Veja a programação completa no site do festival (festival.culturainglesasp.com.br), agende-se e participe!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Moral e poder, por Jorge Bouquet


"O lançamento do livro está marcado para o dia 26 de maio, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho

O segundo romance do jornalista e cineasta Jorge Bouquet é a história postmortem de alguém que não está necessariamente enterrado. Na trama, crimes, violações da lei, esquemas e mentiras são os caminhos mais fáceis para a liberdade e a felicidade, embora nunca se saiba quanto estas podem durar. O autor aborda a fragilidade dos laços familiares, moral e poder. Para marcar o lançamento, a editora Via Letras prepara uma noite de autógrafos na Livraria da Vila (Fradique Coutinho, 915), no dia 26 de maio, das 18h30 às 21h30.

Para o protagonista da história, o empresário Hugo Santamaria, o preço de uma personalidade autêntica pode ser tão caro quanto a própria identidade. A relação fria com a esposa Raquel e a forma pouco ortodoxa como tocava os negócios, somados a uma significativa contribuição do acaso, mudarão os rumos da vida aparentemente estável do conhecido bon vivant.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Interativo

A interação é uma das grandes inovações do Cultura Inglesa Festival, evento que vai agitar a cena cultural de São Paulo entre os dias 28 de maio e 12 de junho. Depois de realizar um concurso de DJs e outro de fotografia, a escola realiza uma nova ação pelo twitter: os participantes que mais convidarem seus seguidores para participar do festival, usando a hashtag #15CIF ganharão kits compostos por camiseta e disco das bandas Gang of Four e Blood Red Shoes, ambas integrantes da programação do evento.


Uma outra ação interativa que será inovadora durante o festival será uma gincana. Os interessados terão acesso a um passaporte. Em cada uma das atrações, ele poderá carimbar o documento. Os participantes com mais carimbos no passaporte concorrerão a uma viagem para Londres.

Mais informações sobre como interagir com o Cultura Inglesa Festival: http://festival.culturainglesasp.com.br/participe

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Quando Palavras não são suficientes

O aluno Luis Antonio Alvarez durante a final brasileira da ESU Competition

Aos 16 anos, o santista Luis Antonio Fantozzi Alvarez nem decidiu ainda qual carreira vai seguir, mas ele já é um vitorioso. No próximo dia 22, ele embarca para Londres onde representará o Brasil no English-Speaking Union (ESU) Competition, concurso internacional de discursos cujo objetivo é provar que um jovem de 16 a 20 anos é capaz de fazer um discurso em inglês, em público. Ele participou de duas seletivas – regional e nacional - e será o único brasileiro a concorrer com representantes de outros 34 países. A ESU é uma organização internacional que promove intercâmbios, competições e conferências no idioma Inglês. Mais sobre a entidade em http://www.esu.org.

Neste ano, o ESU Competition escolheu dois temas a serem desenvolvidos pelos concorrentes: “Lessons for the Future” (Lições para o Futuro) ou “Words are not enough” (Palavras não são suficientes). Luis resolveu abordar o problema do saneamento básico em sua apresentação. Ele aponta que mais de 2,6 bilhões de pessoas em todo mundo não têm acesso a saneamento básico. “Acredito que uma possível solução para este problema seria a própria iniciativa privada investir em fossas sépticas. Há dados que apontam que a falta de saneamento é responsável por ausências no trabalho o que acaba prejudicando a própria iniciativa privada”, explica.

Para chegar ao resultado final, Luis teve que pesquisar muito, como explica seu professor Augusto Ferreira da Silva Neto: “Ele foi para casa com a missão de eleger um tema para seu discurso e ao ler o prefácio de ‘Urupês’, livro de contos de Monteiro Lobato, ele teve o estalo ao perceber que a preguiça do Jeca Tatu não era um problema de índole e sim de saúde pública”, conta. A partir daí, o aluno buscou informações em diversos documentos e em pesquisas de diversas entidades e organizações mundiais.