quinta-feira, 12 de maio de 2011

Quando Palavras não são suficientes

O aluno Luis Antonio Alvarez durante a final brasileira da ESU Competition

Aos 16 anos, o santista Luis Antonio Fantozzi Alvarez nem decidiu ainda qual carreira vai seguir, mas ele já é um vitorioso. No próximo dia 22, ele embarca para Londres onde representará o Brasil no English-Speaking Union (ESU) Competition, concurso internacional de discursos cujo objetivo é provar que um jovem de 16 a 20 anos é capaz de fazer um discurso em inglês, em público. Ele participou de duas seletivas – regional e nacional - e será o único brasileiro a concorrer com representantes de outros 34 países. A ESU é uma organização internacional que promove intercâmbios, competições e conferências no idioma Inglês. Mais sobre a entidade em http://www.esu.org.

Neste ano, o ESU Competition escolheu dois temas a serem desenvolvidos pelos concorrentes: “Lessons for the Future” (Lições para o Futuro) ou “Words are not enough” (Palavras não são suficientes). Luis resolveu abordar o problema do saneamento básico em sua apresentação. Ele aponta que mais de 2,6 bilhões de pessoas em todo mundo não têm acesso a saneamento básico. “Acredito que uma possível solução para este problema seria a própria iniciativa privada investir em fossas sépticas. Há dados que apontam que a falta de saneamento é responsável por ausências no trabalho o que acaba prejudicando a própria iniciativa privada”, explica.

Para chegar ao resultado final, Luis teve que pesquisar muito, como explica seu professor Augusto Ferreira da Silva Neto: “Ele foi para casa com a missão de eleger um tema para seu discurso e ao ler o prefácio de ‘Urupês’, livro de contos de Monteiro Lobato, ele teve o estalo ao perceber que a preguiça do Jeca Tatu não era um problema de índole e sim de saúde pública”, conta. A partir daí, o aluno buscou informações em diversos documentos e em pesquisas de diversas entidades e organizações mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário