sexta-feira, 1 de julho de 2011

Não descuide da saúde nas férias de julho


Com a queda da temperatura, o turista deve se vacinar contra a gripe para não comprometer a viagem. Quem viaja para a Europa precisa se proteger também contra o sarampo.

Quem vai aproveitar o recesso escolar para passar uma temporada longe de casa com a família deve ficar atento aos cuidados com a saúde. Antes de fechar as malas, o ideal é o futuro turista colocar a carteira de vacinação em dia e redobrar sua atenção caso o destino da viagem seja uma região considerada área de risco para febre amarela ou uma localidade onde esteja ocorrendo o surto de uma doença, como sarampo ou meningite.

“A pessoa não deve empreender uma viagem sem ter completado o calendário de vacinação”, aconselha o médico Edimilson Migowski, professor adjunto de Infectologia Pediátrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Há regiões para as quais se recomendam vacinas contra febre amarela, cólera ou meningite”, afirma.

A médica Isabella Ballalai, da direção da Associação Brasileira de Imunizações (SBIm), lembra que os viajantes não devem se esquecer de se proteger contra a gripe. “Nessas férias, muita gente vai viajar para Campos do Jordão, Gramado e cidades da serra catarinense. Essas pessoas vão ficar em ambientes fechados e quentes, onde a circulação do vírus é grande”, explica.

Só neste início de inverno, o Rio Grande do Sul já contabilizou seis mortes provocadas pelo vírus H1N1. Na Argentina, a província de Mendoza confirmou a existência de pelo menos 50 casos da gripe A, incluindo uma morte. “Quem tem como destino países do Hemisfério Sul tem que se vacinar contra a gripe, independentemente de haver ou não registro de casos, porque o vírus está em circulação nesta região do planeta”, diz o professor Edimilson Migowski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário