terça-feira, 7 de junho de 2011

Empresas promovem campanhas de vacinação para evitar prejuízos causados pela gripe


A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul está usando 2,4 mil dosesda vacina com microinjeção da Sanofi Pasteur para aumentar a adesão dos funcionários.

A redução da taxa de absenteísmo, do número de consultas médicas e dos gastos com medicamentos está entre as metas das campanhas internas de vacinação contra a gripe, que as empresas vêm realizando no País. De acordo com estudo publicado na revista Vaccine, os custos da gripe nos Estados Unidos chegam a 11 bilhões de dólares por ano. Estimativas na França, Alemanha e Estados Unidos apontam que os gastos anuais com surtos de gripe variam de 1 a 6 milhões de dólares por 100 mil habitantes.

O médico Fernando Akio Mariya, coordenador do setor de Saúde Ocupacional do Banco Santander, afirma que no inverno as doenças respiratórias lideram o ranking das causas de afastamento por até cinco dias. Por isso o banco adquiriu perto de 48 mil doses para vacinar seus funcionários. “O bancário trabalha diretamente com o público e precisa estar protegido”, afirma.

No Rio Grande do Sul, o número de participantes do Programa de Vacinação contra a Gripe realizado pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) subiu de 170 para 430 empresas no espaço de um ano. “A adesão aumentou porque deixamos de restringir as cidades atendidas e não estipulamos mais um número mínimo de funcionários”, disse Tatiane Adamski, enfermeira e assistente técnica da Unidade Estratégica de Resultado em Saúde.

Para aumentar a adesão à campanha interna de vacinação, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) imunizou seus funcionários com a vacina internacionalmente conhecida por IDflu, a primeira vacina intradérmica contra a gripe no mundo, que acaba de ser lançada pela Sanofi Pasteur. Esta vacina tem uma agulha que é dez vezes menor que a vacina intramuscular. “Por causa da agulha pequena, atingimos quem resiste à vacinação”, disse a enfermeira.

O Sesi gaúcho fez inclusive um convênio com clínicas particulares que oferecem descontos aos dependentes dos funcionários das indústrias que se imunizarem com a vacina intradérmica contra a gripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário