quinta-feira, 15 de março de 2012

"Conselhos amorosos de Emily Brontë" mergulha em dramas reais da adolescência


Diferente da tendência dos livros juvenis sobre bruxos e vampiros, em que o pior problema das mocinhas é escolher entre o galã ou o vilão, Conselhos amorosos de Emily Brontë, de Anne Donovan (Essência / Planeta, 352 páginas, R$ 39,90), narra como uma adolescente enfrenta as dificuldades impostas pela vida. Da morte de sua mãe à convivência com seu pai e seus irmãos, do namoro tumultuado à gravidez, o romance retrata temas que cercam o universo dos jovens do século XXI. Tudo isso embalado no clássico O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë, obra-referência da protagonista Fiona.


Fiona vive uma rotina normal. Frequenta o colégio, a Igreja, tem amigas leais, faz as tarefas domésticas e convive com suas irmãs gêmeas mais novas, Rona e Mona, e seu quieto irmão, Patrick. Sempre com o seu livro favorito a tiracolo.


Cenário de calmaria que começa a se fragmentar com a morte de sua mãe durante o parto de um bebê temporão. A partir desse incidente, seu pai torna-se alcoólatra e incendeia, acidentalmente, a casa em que vivem. Para aumentar o turbilhão, Fiona sofre um aborto espontâneo e é abandonada pelo namorado, que se torna amante de Patrick. Sua irmã, Mona, também engravida.


Para sobreviver ao caos pessoal, Fiona usa metáforas e comparações diretas entre a sua vida e as histórias narradas por sua autora predileta. Descobre o mundo das artes e nele expressa suas angústias. Nessa volta por cima, Fiona não só é reconhecida, com exposições de grande sucesso e diversos prêmios, como se reencontra e se realiza, nas artes e no amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário