sexta-feira, 9 de março de 2012

Conselho Consultivo da Agenda 2012 vistoria obras da área central


Integrantes do Conselho Consultivo do Programa de Metas da Cidade de São Paulo vistoriaram na manhã desta quinta-feira, dia 8, as obras de restauro da Chácara Lane (meta 129) e de revitalização da Praça Roosevelt (132), ambas no centro da Capital.

Construída entre 1890 e 1906 pelo reverendo presbiteriano George Whitehill Chamberlain, a Chácara Lane ganhou este nome ao ser comprada, em 1910, pelo médico Lauriston Job Lane.
Na década de 40, o imóvel foi adquirido pela Prefeitura, abrigando o Arquivo Histórico Municipal, entre 1953 e 1990. Há oito anos, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Concresp), tornando-se sede do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo.

Com o restauro, iniciado em 2011, a Chácara Lane se transformará em novo espaço cultural da cidade, abrindo suas portas ao público com exposições temporárias e o acervo de papel - projetos de mobiliários, desenhos, gravuras, etc. - da Coleção de Arte da Cidade, hoje abrigada no Centro Cultural de São Paulo.

As obras estão praticamente concluídas. E impressionam. Destacam-se os dois grandes salões superiores - resultado na união de quartos de pequenas dimensões - e a sala da lareira, com piso, teto, paredes e janelões típicos do final do século XIX que se abrem para as jabuticabeiras e goiabeiras, árvores remanescentes do pomar original da chácara. No térreo, além de seis salas, previu-se a instalação de um café, com possibilidade de se colocar mesas externas no pátio lateral. A área útil da casa principal soma 860m². E todos os ambientes foram concebidos com acessibilidade total. Conta com elevador panorâmico externo, elevador interno entre o meio piso, e rampas.

Para abrigar banheiros e refeitório de funcionários foi construído um anexo quase invisível aos olhos dos visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário