segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Moreira Chonguiça faz show em Braília em lançamento do documentário “Mama África”

Foto divulgação

Um continente negro, devastado por grandes mazelas como a pobreza generalizada, a subnutrição e a Aids. Essa, infelizmente, ainda é a visão encrustada na cabeça de grande parte da população mundial, estereotipada, criada e alimentada pela mídia. Foi para tentar mudar essa imagem que nasceu Mama África, um documentário de 1h10min, roteirizado e produzido pela Cine Internacional, braço africano da produtora tupiniquim Cinevideo, lançado em Brasília com show do músico moçambicano Moreira Chonguiça.

“Queremos mostrar a África através de outros olhos. Dos olhos de seus filhos”, como explicam as diretoras da Cine Internacional, Mônica Monteiro, Luciana Pires e Carolina Guidotti. O documentário apresenta depoimentos de filhos de dez países do continente africano. Moradores de grandes cidades e pequenas vilas. Homens e mulheres de Moçambique, da Tanzânia, da África do Sul, do Senegal, do Malawi, do Marrocos, da Suazilândia, da Guiné-Bissau, de Cabo Verde e de Ghana.

Um desses orgulhosos filhos, o saxofonista de renome internacional Moreira Chonguiça é um dos principais personagens do documentário, um filho-exemplo. “Faço parte de um grupo que, sobretudo, enxerga uma África próspera, positiva”. Em depoimento sobre sua participação no Mama África, Chonguiça considera importante fazer parte desta história, contada visualmente sobre o continente e sobre as pessoas que contribuem e trabalham para o seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário