sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Livro detalha a formação do Estado de São Paulo

“História do Estado de São Paulo: A Formação da Unidade Paulista” reúne em três volumes textos de diversos autores sobre os aspectos econômicos, culturais, políticos, sociais e educacionais que influenciaram o desenvolvimento do Estado. Co-editado pela Imprensa Oficial, Editora Unesp e o Arquivo Público do Estado, obra será lançada no dia 23 de outubro (sábado), na Estação Pinacoteca.

Um verdadeiro raio-x do Estado de São Paulo desde os seus primórdios até os dias atuais. Com farto material acadêmico, “História do Estado de São Paulo: A Formação da Unidade Paulista” indica todos os fatores econômicos, culturais, políticos, sociais e educacionais que influenciaram na formação do Estado paulista. Produzidos por estudiosos e pesquisadores da história, os textos estão dispostos em três volumes organizados por João Ricardo de Castro Caldeira e Nilo Odalia (post mortem) e co-editados pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Editora Unesp e Arquivo Público do Estado de São Paulo. O lançamento acontece no próximo sábado, dia 23 de outubro, às 11 horas, na Estação Pinacoteca, em São Paulo - Largo General Osório, 66.

Na apresentação, João Ricardo explica que o objetivo da obra é “identificar o processo de constituição da unidade paulista como região dotada de autonomia, expressão internacional e capacidade de exercer influência significativa sobre os rumos da política, da economia e da cultura nacionais”. Ele afirma que a opção por um trabalho coletivo se deu pela grande complexidade da proposta, e, por essa razão, os textos não seguem uma ordem cronológica, embora sigam a seqüência Colônia-Império-República.

O primeiro volume, com 508 páginas, trata dos períodos colonial e imperial; o segundo, de 684 páginas, trata da República. E, no terceiro, com 310 páginas, descreve-se a trajetória dos governantes ao longo da história, além de listar todos os 645 municípios paulistas, com data de fundação e a história de cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário