sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Aproveite os feriados de novembro com saúde

Atualizar o calendário vacinal e ser criterioso na hora de escolher os alimentos são algumas dicas dos especialistas para assegurar uma viagem tranquila.

Quem vai aproveitar os feriados de novembro para passar uma curta temporada fora de casa precisa tomar certos cuidados antes e durante a viagem para ficar longe de doenças. Evitar o consumo de bebidas com gelo de procedência duvidosa e de alimentos expostos por muitas horas após o preparo – como os oferecidos por vendedores ambulantes - são algumas dicas dos especialistas em saúde a todos os turistas.

Se o trajeto for realizado de carro, o uso do cinto de segurança é fundamental para todos os passageiros. “As crianças não gostam muito do cinto porque querem mobilidade para brincar. Mas se houver um acidente, as pessoas do banco de trás podem ser projetadas para frente, ferindo a si mesmas e aos passageiros à frente”, adverte o pediatra e infectologista José Geraldo Ribeiro, professor de Medicina Preventiva da Faculdade de Saúde e Ecologia Humana de Minas Gerais. Além do cinto de segurança, as crianças devem viajar em cadeiras acopladas ao banco traseiro, conforme determina a legislação.

Para saber mais sobre esses e outros cuidados, o turista pode acessar gratuitamente o website www.viagemcomsaude.com.br , criado pela Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas do grupo Sanofi-Aventis. Ilustrada com cerca de 900 fotos e mapas, a página dá informações sobre 223 destinos, as vacinas recomendadas e a maneira mais adequada de se enfrentar típicos jet lag, enjôos marítimos, falta de ar em grandes altitudes, exposição ao sol intenso ou a baixas temperaturas.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cultura Inglesa capacita professores dos CELs - Centros de Estudos de Línguas

Por meio de convênio assinado com a Secretaria de Estado da Educação, o programa é gratuito e inclui 60 horas por ano, das quais 48 horas de aulas presenciais e o restante por meio de um componente de autoestudo, via internet.

Mais de 250 professores de inglês dos CELs – Centros de Estudos de Línguas da Secretaria de Estado da Educação estão sendo capacitados gratuitamente pela Cultura Inglesa em 2010 para aprimorar a metodologia de ensino oral deste idioma aos alunos da rede pública que estudam nessas unidades. O programa, que vai se repetir em 2011, prevê 60 horas anuais de capacitação – 30 por semestre -, incluindo 48 horas de aulas presenciais e 12 por meio do e-Campus, ambiente para prática de inglês via internet exclusivo da Cultura Inglesa de São Paulo.

A iniciativa complementa o Programa de Aperfeiçoamento em Idiomas lançado este ano pelo governo paulista para ampliar o ensino de língua estrangeira entre os estudantes dos 2o e 3o anos do Ensino Médio das escolas da rede estadual. Foram abertas 362.539 vagas para cursos de inglês, francês e espanhol. Além dos 96 CELs, os alunos têm como opção de estudo 586 escolas de idiomas particulares conveniadas com o governo do Estado, entre elas, a Cultura Inglesa e a Entry. No curso de inglês, são 268.484 vagas.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Graça Pizá lança "afetosecretos" em Porto Alegre


“afetosecretos | o vocabulário” vem acompanhado por “afetosecretos | o filme. Livro e filme serão lançados no dia 30 de outubro, a partir das 15h30, no Estande da Corag, durante a Feira do Livro de Porto Alegre.

O Estatuto da Criança e do Adolescente diz, no seu artigo 18: “É dever de todos zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, aterrorizante, violento ou constrangedor”. A realidade, porém, está bem longe desse ideal, especialmente quando entra em cena a violência sexual contra crianças. E na maioria das vezes, um pesado manto de silêncio abafa qualquer pedido de socorro quando o abuso envolve a relação incestuosa entre pais e filhos. Ultimamente, um número crescente de vozes se levanta contra o sistema familiar que permite e acoberta tão perversa situação. Uma delas é a da psicanalista Graça Pizá, diretora da Clínica Psicanalítica da Violência/Revirança, do Rio de Janeiro.

Agora, o grito de alerta é feito por meio de “afetosecretos | o vocabulário”, novo lançamento da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, pelo selo Imprensa Social, em coedição com a Clínica Psicanalítica da Violência e apoio da Childhood Brasil – entidade que atua com foco na proteção da infância contra o abuso e a exploração sexuais –, a ser realizado neste sábado (30 de outubro), às 15h30, no estande da Corag montado para a Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega. O livro vem acompanhado de um DVD, trazendo “afetosecretos | o filme”, que será exibido na seqüência, às 16h30, no Santander Cultural, Sala Oeste. São duas linguagens diferentes que permitem revelar a tragédia vivida por crianças, vítimas do ato violento e criminoso do incesto. Após a projeção do filme haverá um debate com as psicanalistas Sissi Castiel e Márcia Lisboa dos Santos e a desembargadora Maria Berenice Dias, com a mediação de Gabriella Ferrarese Barbosa.

O livro utiliza conceitos psicanalíticos inspirados em imagens, desenhos, sons e palavras expressados por crianças e adolescentes que sofreram ou ainda sofrem trauma. Segundo Pizá, alguns desses conceitos foram adaptados da teoria de Freud e Lacan, enquanto outros foram criados por ela na tentativa de compreender a secreta comunicação, através da linguagem dos sonhos, própria da criança violentada, como afetosecretos, roboneca, criança-fetiche, mãe-aranha e objeto-fi (fetiche do incesto).

São Paulo terá escola técnica com curso voltado para área esportiva

A primeira Escola Técnica Estadual (Etec) voltada para a formação na área esportiva será construída na Rua Lauro Lorenzoni, no bairro de Vila Maria, zona Norte da capital paulista. Serão oferecidas 360 vagas para o curso de Esportes e Recreação, com duração de três semestres. Os profissionais formados poderão atuar em clubes, academias, colônias de férias, centros esportivos, entre outras instituições.

A escola vai ocupar um espaço no qual antes havia a Favela Chácara Bela Vista, onde residiam cerca de 1.600 famílias que foram transferidas para habitações populares ou optaram por carta de crédito.

No local serão construídos dois campos de futebol society, cinco quadras, pista de atletismo, instalações para esportes radicais e estacionamento para bicicletas. Além do uso pelos estudantes, os equipamentos também serão abertos à comunidade.

A instalação de Etecs, em parceria entre os governos municipal e Estadual, está inserida no objetivo proposto na meta 175 da Agenda 2012, de formar 8.200 estudantes por meio de cursos técnicos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Imprensa Oficial faz festa para os novos títulos da Coleção Aplauso

Lançamento conjunto das obras será nesta quinta-feira (28 de outubro), a partir das 19 horas, no Shopping Frei Caneca, e contará com a presença de artistas biografados e autores.

Uma grande festa da cultura vai agitar o Shopping Frei Caneca nesta quinta-feira, dia 28 de outubro, como parte da programação da 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Atores, atrizes, cineastas, dramaturgos e diretores de tevê estão entre os biografados dos novos títulos da Coleção Aplauso, pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Também integram a seleção roteiros de filmes e peças de teatro e livros sobre dança e televisão. O evento acontecerá a partir das 19 horas, no 4º andar do shopping, em São Paulo - Rua Frei Caneca, 569.

Confira os lançamentos deste ano

Série Especial
As Grandes Vedetes do Brasil (Neyde Veneziano)
Dicionário de Astros e Estrelas do Cinema Brasileiro (Antonio Leão da Silva Neto)
Italo Rossi - isto é tudo (Antônio Gilberto)
Marcos Flaksman – universos paralelos (Wagner de Assis)


Série Perfil
Analy Alvarez – de corpo e alma (Nicolau Radamés Creti)
Antônio Petrin – ser ator (Orlando Margarido)
Aurora Duarte – faca de ponta (Aurora Duarte)
Bivar – o explorador de sensações peregrinas (Maria Lucia Dahl)
Carmem Verônica – o riso com glamour (Cláudio Fragata)
Dionísio e Flora – uma vida na arte (Dionísio Jacob)
Ednei Giovenazzi – dono da sua emoção (Tania Carvalho)
Haydée Bittencourt – o esplendor do teatro (Gabriel Federicci)
Jece Valadão – também somos irmãos (Apoenan Rodrigues)
Laura Cardoso – contadora de histórias (Julia Laks)
Marlene França – do sertão da Bahia ao clã Matarazzo (Maria Do Rosário Caetano)
Miguel Magno – o pregador de peças (Andréa Bassitt)
Muitas Vidas – vida e carreira de Norma Blum (Norma Blum)
Paulo Hesse – a vida fez de mim um livro e eu não sei ler (Eliana Pace)
Tania Alves – Tania Maria Bonita Alves (Fernando Cardoso)
Tonico Pereira – um ator improvável, uma autobiografia não autorizada (Eliana Bueno-Ribeiro)


Série Cinema
Ana Carolina Teixeira Soares – cineasta brasileira (Evaldo Morcazel)
Candeias – pedras e sonhos do Cineboca (Moura Reis)
Cinema de Boca em Boca – escritos sobre cinema (Juliano Tosi);
Jeremias Moreira – o cinema como ofício (Celso Sabadin)
Radiografia de Um Filme – São Paulo Sociedade Anônima (Ninho Moraes)
Roberto Gervitz - Brincando de Deus (Evaldo Morcazel)

Roteiros:
Antes que o Mundo Acabe (Ana Luiza Azevedo)
É proibido fumar (Anna Muylaert)
Feliz Ano Velho (Roberto Gervitz)
Jogo Subterrâneo (Roberto Gervitz)
Leila Diniz (Luiz Carlos Lacerda)

Série Teatro
A Carroça do Sonho e os Saltimbancos – memória da carroça de ouro (Roberto Nogueira)
Antônio Bivar – as três primeiras peças
Em busca de um teatro musical carioca (Eduardo Rieche & Gustavo Gasparani);
Isto é besteirol – o teatro de Vicente Pereira (Luiz Francisco Wasilewski)
Jefferson Del Rios – críticas teatrais
O Teatro de Marici Salomão (Marici Salomão)
Pequeno poema infinito (Antonio Gilberto e José Mauro Brant)
Rodolfo Garcia Vázquez: quatro textos e um roteiro (Rodolfo Garcia Vázquez)

Série TV
Gloria in Excelsior (Álvaro de Moya);

Série Dança
Luis Arrieta – poeta do movimento (Roberto Pereira)

Para evitar catapora não basta uma dose da vacina, diz artigo científico

Uma dose da vacina contra varicela não foi suficiente para proteger 43% de 286 alunos de uma escola de Ensino Fundamental na Filadélfia, nos Estados Unidos, contra um surto da doença. Nas crianças não vacinadas, o estrago foi maior: 83% contraíram a popular “catapora”. Esses dados são parte de um estudo encabeçado pelo médico Michael Nguyen, do CDC - Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Estados Unidos, sobre a importância da aplicação da segunda dose da vacina na idade pré-escolar. O trabalho foi publicado em agosto de 2010 no The Pediatric Infectious Disease Journal, órgão oficial tanto da Sociedade Americana como da Sociedade Européia de Doenças Infecciosas Pediátricas.

Este ano, uma onda de surtos de varicela vem varrendo o Brasil. Entre janeiro a setembro, os estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais contabilizaram 31.962 casos, com 29 mortes – um aumento de 56,28% em comparação a 2009, quando foram computados 20.451 casos. No estado de São Paulo, os registros referem-se apenas aos surtos, porque no Brasil a varicela não é doença de notificação compulsória, exceto nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul. O Ministério da Saúde exige a notificação apenas dos surtos.

Dois anos antes da Sociedade Americana de Pediatria, a SBIm – Sociedade Brasileira de Imunizações recomendou a aplicação da segunda dose da vacina contra varicela. O professor-doutor Edimilson Migowski, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente da SBIm naquele estado, justificou a medida porque “às vezes, a criança não apresenta resposta imune à vacina ou perde a proteção conferida pela vacina com o passar do tempo”.

Na análise da pediatra Lucia Bricks, diretora de saúde pública da Sanofi Pasteur, a divisão vacinas do grupo Sanofi-Aventis, a varicela pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, provocando maiores taxas de complicações em imunocomprometidos, crianças menores de um ano e pessoas com mais de 15 anos. “Em números absolutos, a maioria das complicações e mortes ocorre em crianças saudáveis, particularmente naquelas que frequentam creches ou pré-escolas. Essas crianças são expostas mais precocemente à varicela e, durante os surtos, correm maior risco de adquirirem a doença, devido à intensidade da infecção”, afirma a médica.

A vacina internacionalmente conhecida por Varicela Biken foi a primeira desenvolvida no mundo contra varicela. Comercializada pela Sanofi Pasteur, deve ser aplicada em crianças maiores de 12 meses. Tanto a SBim como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam a segunda dose, entre os quatro e seis anos.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Livro detalha a formação do Estado de São Paulo

“História do Estado de São Paulo: A Formação da Unidade Paulista” reúne em três volumes textos de diversos autores sobre os aspectos econômicos, culturais, políticos, sociais e educacionais que influenciaram o desenvolvimento do Estado. Co-editado pela Imprensa Oficial, Editora Unesp e o Arquivo Público do Estado, obra será lançada no dia 23 de outubro (sábado), na Estação Pinacoteca.

Um verdadeiro raio-x do Estado de São Paulo desde os seus primórdios até os dias atuais. Com farto material acadêmico, “História do Estado de São Paulo: A Formação da Unidade Paulista” indica todos os fatores econômicos, culturais, políticos, sociais e educacionais que influenciaram na formação do Estado paulista. Produzidos por estudiosos e pesquisadores da história, os textos estão dispostos em três volumes organizados por João Ricardo de Castro Caldeira e Nilo Odalia (post mortem) e co-editados pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Editora Unesp e Arquivo Público do Estado de São Paulo. O lançamento acontece no próximo sábado, dia 23 de outubro, às 11 horas, na Estação Pinacoteca, em São Paulo - Largo General Osório, 66.

Na apresentação, João Ricardo explica que o objetivo da obra é “identificar o processo de constituição da unidade paulista como região dotada de autonomia, expressão internacional e capacidade de exercer influência significativa sobre os rumos da política, da economia e da cultura nacionais”. Ele afirma que a opção por um trabalho coletivo se deu pela grande complexidade da proposta, e, por essa razão, os textos não seguem uma ordem cronológica, embora sigam a seqüência Colônia-Império-República.

O primeiro volume, com 508 páginas, trata dos períodos colonial e imperial; o segundo, de 684 páginas, trata da República. E, no terceiro, com 310 páginas, descreve-se a trajetória dos governantes ao longo da história, além de listar todos os 645 municípios paulistas, com data de fundação e a história de cada um deles.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Semana Britânica na Granja Viana

Entre os dias 4 e 11 de novembro, interessados em saber mais sobre a cultura dos países britânicos podem participar da 3ª Semana Britânica, na unidade da Cultura Inglesa da Granja Viana. O evento contará com atividades focadas no esporte, na culinária e nos aspectos culturais dos países. A entrada é franca para todas as atividades, mas é necessário fazer pre-inscrição pelo telefone 11-4702-5408.

SERVIÇO
3ª Semana Britânica
Cultura Inglesa – Granja Viana
Rua José Felix de Oliveira, 189 Cotia SP
Mais Informações: (11) 4702-5408 e www.culturainglesasp.com.br

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

04/11 -15h40 - Coral da Casa de Apoio
O jovem coral da Casa de Apoio apresenta trilha sonora de O Rei Leão, composta por Elton John. As músicas serão intercaladas por sketches apresentados pela diretora de teatro da Unidade Granja Viana, Katherine Cifali.

06/11 - 11h40 - English Football
O professor da Granja Viana, Jeremy Addey, formado em Educação Física na Inglaterra, fala sobre a paixão nacional dos ingleses e convida todos os participantes a jogar uma partida no campo de futebol da unidade.

08/11 - 15h40 - Teen West End
Coreografias de musicais ingleses produzidos na Cultura Inglesa, como Legally Blonde, Wicked, Phantom of the Opera, com comentários da coreógrafa Maiza Tempesta.

08/11 - 17h40 - Music Quis
O produtor musical, André Cortada, comanda um quiz musical sobre bandas e cantores ingleses e ainda convida participantes a demonstrar seus talentos.

09/11 - 14h50;15h50; 16h50; 17h50 - Decorated Pastry
10/11 - 9h50 e 10h50

As crianças vão se divertir decorando doces ao mesmo tempo que aprendem a história da bandeira da Inglaterra com as professoras da Cultura Inglesa Granja Viana. Para crianças de 6 a 11 anos.

10/11 - 17h40 - English Tea
Venha saborear um típico chá e saber sobre a história desta maior tradição inglesa com o restauranteur Andy Beeb.

11/11 – 17h40 – Cricket
Palestra sobre o esporte inglês ministrada por um jogador australiano Greigor Caisley, onde os participantes terão a oportunidade de arriscar alguns lances.

11/11 – 19h30 - Friends in England
Professores e alunos da Cultura Inglesa Granja Viana fazem leitura dramática de um episódio da série Friends ambientado em Londres.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Escola de Formação capacitou mais de 2.500 servidores neste ano


A Escola de Formação do Servidor Público Municipal já capacitou mais de 2.500 servidores neste ano, a grande maioria, 1.700, em cursos de informática. O restante está dividido entre as áreas de almoxarifado, pregoeiro, gestão de contratos, licitação, liderança e motivação, consciência organizacional e meio ambiente.

Investir no aprimoramento da formação profissional dos funcionários públicos é o objetivo da meta 221 da Agenda 2012. Ao todo, aproximadamente 30 mil já realizaram cursos de capacitação, e o objetivo é chegar a 50 mil até o final da atual gestão.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cultura Inglesa lança curso de inglês profissional para a área de saúde


As aulas podem ser dadas nas próprias instituições de saúde, na unidade de inglês profissional da Cultura Inglesa ou nas filiais da escola. O aluno conta ainda com um componente para complementar seus estudos via internet.

O Brasil já entrou no mercado do turismo médico. Só nos últimos três anos, 180 mil estrangeiros ingressaram no País para tratar da saúde, conforme revelam dados do Ministério do Turismo. Para auxiliar enfermeiros, atendentes e cuidadores a desenvolver habilidades para se comunicar de forma eficaz com estrangeiros fluentes em inglês, a Cultura Inglesa lança o curso de inglês profissional para a área de saúde. Com carga horária flexível, estruturada de acordo com o perfil dos alunos, o curso visa facilitar o entendimento entre profissionais da área médica e os pacientes para a coleta de informações para a realização de diagnósticos e a orientação sobre procedimentos, medicações, rotinas hospitalares e alimentação.

O curso combina aulas presenciais e um componente de auto-estudo via internet, o e-Campus. As aulas podem ser dadas nas próprias instituições de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios, centros de diagnósticos), no The Club (unidade de inglês profissional da Cultura Inglesa) ou nas filiais da escola. Informações pelo telefone 11 3813-1175 ou pelo site www.culturainglesasp.com.br.

O drama do incesto é abordado mais uma vez por Graça Pizá em novo livro da Imprensa Oficial


“afetosecretos | o vocabulário” vem acompanhado por “afetosecretos | o filme. Livro e filme serão lançados no dia 21 de outubro, às 19 horas, na Livraria da Travessa, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

O Estatuto da Criança e do Adolescente diz, no seu artigo 18: “É dever de todos zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, aterrorizante, violento ou constrangedor”. A realidade, porém, está bem longe desse ideal, especialmente quando entra em cena a violência sexual contra crianças. E na maioria das vezes, um pesado manto de silêncio abafa qualquer pedido de socorro quando o abuso envolve a relação incestuosa entre pais e filhos. Ultimamente, um número crescente de vozes se levanta contra o sistema familiar que permite e acoberta tão perversa situação. Uma delas é a da psicanalista Graça Pizá, diretora da Clínica Psicanalítica da Violência/Revirança, do Rio de Janeiro.

Agora, o grito de alerta é feito por meio de “afetosecretos | o vocabulário”, novo lançamento da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, pelo selo Imprensa Social, em coedição com a Clínica Psicanalítica da Violência e apoio da Childhood Brasil – entidade que atua com foco na proteção da infância contra o abuso e a exploração sexuais –, a ser realizado no dia 21 de outubro (quinta-feira), às 19 horas, na Livraria da Travessa, em Ipanema, Rio de Janeiro - Rua Visconde de Pirajá, 572. O livro vem acompanhado de um DVD, trazendo “afetosecretos | o filme”. São duas linguagens diferentes que permitem revelar a tragédia vivida por crianças, vítimas do ato violento e criminoso do incesto.

O livro utiliza conceitos psicanalíticos inspirados em imagens, desenhos, sons e palavras expressados por crianças e adolescentes que sofreram ou ainda sofrem trauma. Segundo Pizá, alguns desses conceitos foram adaptados da teoria de Freud e Lacan, enquanto outros foram criados por ela na tentativa de compreender a secreta comunicação, através da linguagem dos sonhos, própria da criança violentada, como afetosecretos, roboneca, criança-fetiche, mãe-aranha e objeto-fi (fetiche do incesto).

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Subtitles Off

A comédia romântica “Um Amor de Vizinho” (The Neighbor, EUA, 2007) foi escolhida pelos seguidores da Cultura Inglesa pelo Twitter para ser apresentada dentro do projeto Sessão Cultura Inglesa. O filme será exibido sem legendas em três cidades: Santos, São Paulo e Campinas.

Em Santos, o projeto acontecerá no dia 18 de outubro, às 20h30, no Cine Roxi Iporanga (Av. Ana Costa, 465 Lj. 418-419 – Gonzaga). Em São Paulo, o filme será exibido no dia 19 de outubro, às 21h30, no Espaço Unibanco de Cinemas (Rua Augusta, 1475) e em Campinas no dia 23 de novembro, às 20h, no Topázio Cinemas (Shopping Prado - Av. Washington Luís, 2480 - Parque Prado).

O FILME
Christine (Michèle Laroque) é uma bela e bem sucedida mulher, que tem um grande problema: Jeff (Matthew Modine), seu vizinho. Ela e seu noivo Jonathan (Ed Quinn) planejam expandir o apartamento e transformá-lo em um duplex, o que apenas ainda não aconteceu porque Jeff se recusa a deixar o apartamento logo acima ao dela.

Logo eles decidem se enfrentar, até que Jeff recebe um inesperado convite de casamento de sua ex-mulher. Sem querer mostrar a ela que está sozinho, Jeff propõe a Christine um acordo: que ela vá com ele à cerimônia e, em troca, ele devolve o apartamento alugado.

Mais informações em http://www.culturainglesasp.com.br/folder/sessao.mmp

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

As muitas histórias de Claudette Soares em livro da Imprensa Oficial

Claudette Soares foi personagem de vários movimentos importantes da música brasileira e mulher à frente de seu tempo. Agora sua história foi transformada em livro pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, com lançamento marcado para esta quarta-feira (6), às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Claudette Soares fez parte de vários movimentos fundamentais na música brasileira. Fez sucesso no auge da era do baião (ganhou o título de Princesinha do Baião das mãos do mestre Luiz Gonzaga), em meados dos anos 50, na fase pré e no ápice da bossa nova. Foi ainda atuante no período dos festivais da canção, classificando-se diversas vezes entre as finalistas, e finalmente, já nos anos 70, celebrizou-se também como grande intérprete romântica, gravando Roberto Carlos. Tudo isso está relatado pelo jornalista, produtor e pesquisador musical Rodrigo Faour no livro “A bossa sexy e romântica de Claudette Soares”, da Coleção Aplauso, com 280 páginas. Editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, será lançado em São Paulo nesta quarta-feira, dia 6 de outubro, a partir das 18h30 na Loja de Artes da Livraria Cultura, em São Paulo – Av. Paulista, 2.073.

Na obra Faour contextualiza os bastidores efervescentes da música brasileira nas décadas de 1950 e 60. Sobrevivente da Era do Rádio, Claudette Soares fez sucesso na era da canção moderna e teve a chance de lançar ou ajudar a popularizar músicos como César Camargo Mariano – que estreou num disco seu, em 1963 – e compositores como Gonzaguinha e Taiguara, além de ter participado do primeiro disco de Eumir Deodato como arranjador. Foi a única cantora a dividir LPs com o ícone da música sofisticada brasileira, Dick Farney, e a primeira a gravar um disco-tributo aos iniciantes Chico, Caetano e Gil, em 1968. Graças aos moderníssimos arranjos de Antonio Adolfo, César Camargo, José Briamonte, Rogério Duprat e Roberto Menescal, e as composições de Jorge Ben Jor, Marcos Valle, Adolfo, Chico, Menescal e tantos outros craques, pôde colocar sua voz macia a bordo de uma “bossa sexy” ímpar, criando um dos trabalhos mais sensuais dentre as cantoras do movimento bossanovista.

O livro relata ainda a fase em que Claudette se afastou do meio artístico, durante 14 anos, a partir de 1977. A volta aos palcos aconteceu em 1991, no show “Nova leitura”. A partir de então recuperou o tempo perdido, em sucessivos projetos e gravações.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cultura Inglesa contrata professores


A Cultura Inglesa de São Paulo abre processo seletivo para composição do quadro docente da escola. São cerca de 60 vagas e os interessados devem enviar currículo para o e-mail academic@culturainglesasp.com.br. O processo composto de quatro etapas eliminatórias selecionará professores para as 21 unidades da escola na capital e interior de São Paulo. Após a análise do currículo, o candidato passará por um teste de proficiência da língua inglesa, dinâmicas de grupo, por uma entrevista e por um treinamento de 120h, também com caráter seletivo.

O professor contratado terá acesso a bolsas integrais para cursos de inglês avançado, além de possibilidade de obter certificações internacionais como ICELT e DELTA, concedidos pela Universidade de Cambridge, sem contar as chances de participar de congressos nacionais e internacionais. Como professor da Cultura Inglesa, seu contrato será regido pela CLT e terá ainda benefícios como convênio médico e odontológico, seguro de vida e plano de previdência privada, além de abono salarial e vale alimentação.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Moreira Chonguiça faz show em Braília em lançamento do documentário “Mama África”

Foto divulgação

Um continente negro, devastado por grandes mazelas como a pobreza generalizada, a subnutrição e a Aids. Essa, infelizmente, ainda é a visão encrustada na cabeça de grande parte da população mundial, estereotipada, criada e alimentada pela mídia. Foi para tentar mudar essa imagem que nasceu Mama África, um documentário de 1h10min, roteirizado e produzido pela Cine Internacional, braço africano da produtora tupiniquim Cinevideo, lançado em Brasília com show do músico moçambicano Moreira Chonguiça.

“Queremos mostrar a África através de outros olhos. Dos olhos de seus filhos”, como explicam as diretoras da Cine Internacional, Mônica Monteiro, Luciana Pires e Carolina Guidotti. O documentário apresenta depoimentos de filhos de dez países do continente africano. Moradores de grandes cidades e pequenas vilas. Homens e mulheres de Moçambique, da Tanzânia, da África do Sul, do Senegal, do Malawi, do Marrocos, da Suazilândia, da Guiné-Bissau, de Cabo Verde e de Ghana.

Um desses orgulhosos filhos, o saxofonista de renome internacional Moreira Chonguiça é um dos principais personagens do documentário, um filho-exemplo. “Faço parte de um grupo que, sobretudo, enxerga uma África próspera, positiva”. Em depoimento sobre sua participação no Mama África, Chonguiça considera importante fazer parte desta história, contada visualmente sobre o continente e sobre as pessoas que contribuem e trabalham para o seu desenvolvimento.