Foi uma das manobras mais complexas já realizadas no Porto de
Santos, mas tudo funcionou perfeitamente e às 16 horas de domingo, dia 2, o
navio Zhen Hua 14 estava atracado com toda segurança no Brasil Terminal
Portuário (BTP), trazendo a bordo quatro portêineres e seis transtêineres que
equiparão o mais novo terminal santista. Toda a manobra foi cuidadosamente
planejada pela Capitania dos Portos de São Paulo, Codesp, Praticagem de Santos
e pelo Terminal.
A Praticagem escalou dois práticos para a realização da manobra,
que já tinha sido simulada previamente no Simulador de manobras da Fundação
Homem do Mar, no Rio de Janeiro. Cada fase da manobra de entrada, fundeio e
atracação do navio foi monitorada pelo Centro de Operações da Praticagem.
O navio permaneceu dez dias na barra, esperando as condições
ideais de maré para percorrer o canal de acesso ao porto . Isto porque a carga
tinha cerca de 67 metros de altura acima do nível do mar, considerando o seu
calado de 11,5m. Qualquer descuido poderia levar ao toque dos portêineres nas
linhas de transmissão de energia que atravessam o canal nas proximidades do
Armazém 26 do Porto de Santos. Assim, o horário planejado para a passagem
do navio debaixo das linhas de transmissão foi às 9h53 de domingo, quando a altura
da maré era zero. Leia matéria completa
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