terça-feira, 4 de setembro de 2012

Zhen Hua atraca com toda segurança no novo Terminal da BTP


Foi uma das manobras mais complexas já realizadas no Porto de Santos, mas tudo funcionou perfeitamente e às 16 horas de domingo, dia 2, o navio Zhen Hua 14 estava atracado com toda segurança no Brasil Terminal Portuário (BTP), trazendo a bordo quatro portêineres e seis transtêineres que equiparão o mais novo terminal santista. Toda a manobra foi cuidadosamente planejada pela Capitania dos Portos de São Paulo, Codesp, Praticagem de Santos e pelo Terminal.

A Praticagem escalou dois práticos para a realização da manobra, que já tinha sido simulada previamente no Simulador de manobras da Fundação Homem do Mar, no Rio de Janeiro. Cada fase da manobra de entrada, fundeio e atracação do navio foi monitorada pelo Centro de Operações da Praticagem. 

O navio permaneceu dez dias na barra, esperando as condições ideais de maré para percorrer o canal de acesso ao porto . Isto porque a carga tinha cerca de 67 metros de altura acima do nível do mar, considerando o seu calado de 11,5m. Qualquer descuido poderia levar ao toque dos portêineres nas linhas de transmissão de energia que atravessam o canal nas proximidades do Armazém 26 do Porto de Santos.  Assim, o horário planejado para a passagem do navio debaixo das linhas de transmissão foi às 9h53 de domingo, quando a altura da maré era zero. Leia matéria completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário