terça-feira, 4 de setembro de 2012

"Kant e a Biologia" reúne ensaios sobre pensamento do filósofo e suas relações com a Biologia


Partindo de um momento fundamental tanto para as ciências hoje conhecidas como biológicas quanto para a maneira de pensar a natureza no âmbito da Filosofia, o livro Kant e a Biologia, da Editora Barcarolla, ressalta a virada, propiciada pelo alemão Immanuel Kant (1724-1804), que permitiu a origem de um pensamento “biológico”.

 Até Kant, as ciências da natureza se confundiam com a história natural e a teologia. Foi somente a partir dos fundamentos filosóficos que se pode pensar a vida enquanto fenômeno natural desvinculado de teorias finalistas e de adivinhação. A importância de Kant para o pensamento biológico é imensa: seus preceitos permitiram que se tratasse das ciências da vida a partir de um novo patamar de reflexão.

Reunindo textos de 12 renomados estudiosos ao redor do mundo, o livro Kant e a Biologia, que a Barcarolla lança neste mês no Brasil, busca retomar a centralidade da figura de Kant para os paradigmas das ciências da vida. Com textos que tematizam as noções de Biologia e de organismo, além de levantarem questões acerca da atualidade de Kant para a Biologia contemporânea, o livro busca refazer um trajeto que envolve de modo instigante a relação das ciências biológicas com a reflexão filosófica.

Hoje, é muito clara a validade de um pensamento que se estabeleça em relação aos seres viventes. Porém, tal modo de encarar as ciências da vida é novo. O que se tinha, no momento em que Kant produziu sua obra, no século 18, era um mundo onde as ciências se estabeleciam apenas por seu viés matemático.

Mas, com o filósofo alemão, a natureza se libertou das amarras do pensamento geométrico matemático. Voltar a esse momento das ciências é retomar um debate ainda presente nas discussões acerca da vida e de seus estudos. Leia matéria completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário