Com o transbordamento de rios e córregos, água contaminada com esgoto invade casas e carros e aumenta o risco de transmissão do vírus da hepatite A. A vacinação é a melhor forma de se prevenir da doença
Em diversas regiões do País, as enchentes se tornaram um problema crônico, principalmente no verão. A chuva abundante provoca o transbordamento de rios e córregos, levando lama, esgoto e lixo para dentro das casas, estabelecimentos comerciais e carros. Junto com essas impurezas pode estar o vírus da hepatite A, causador de uma inflamação no fígado, cujos sintomas, quando presentes, são: febre, sensação de fraqueza, náuseas, vômitos, falta de apetite seguidos de icterícia (coloração amarelada dos olhos e da pele), urina escura e fezes esbranquiçadas.
A hepatite A ocorre principalmente em locais com problemas de saneamento básico, porque a transmissão resulta da ingestão de líquidos ou alimentos contaminados pelas fezes de uma pessoa doente. “Além da água, o vírus pode contaminar também frutas e verduras”, adverte a médica Edna Strauss, delegada da Sociedade Brasileira de Hepatologia na Associação Médica Brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário