quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Toninho Horta passa sua carreira em revista em novo livro da Coleção Aplauso

Shows, gravações, CDs, bastidores, curiosidades e muitas histórias fazem parte de “Toninho Horta – harmonia compartilhada”, livro da Coleção Aplauso com lançamento marcado para o dia 14 de novembro, em Ouro Preto.

Compositor de Manoel, o audaz, música que lhe deu fama, Toninho Horta é cultuado pela crítica mundial especializada e por fãs ao redor de todo o planeta. Para citar apenas dois nomes, Pat Metheny e George Benson, considerados ícones da guitarra, estão entre os artistas que o reverenciam. Toda sua carreira, sucessos, discos e histórias curiosas poderão ser conhecidas agora pelo grande público com Toninho Horta – harmonia compartilhada, livro escrito por Maria Tereza Arruda Campos e editada pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O lançamento está marcado para o dia 14 de novembro (domingo), às 21 horas, no Cine Vila Rica, na praça Reinaldo Alves de Brito, 47 – centro, durante o Fórum das Letras de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Um dos capítulos é dedicado ao disco Clube da Esquina, lendário álbum gravado em 1972 e que projetou definitivamente os músicos mineiros no cenário nacional. No ano seguinte Toninho acompanhou Gal Costa em turnê e fez sua primeira viagem ao exterior. O primeiro reconhecimento internacional veio em 1977, quando a revista londrina Melody Maker o elegeu como o 5º melhor guitarrista do mundo.

O livro passa também pela formação da banda Som Imaginário, legendária banda que por alguns anos acompanhou Milton Nascimento. Toninho fez parte de uma de suas formações e participou da gravação do disco Milagre dos Peixes. Na obra ele relembra, ainda, as apresentações em outros países asiáticos e europeus, além de sua relação com fãs. Um dos capítulos da obra é dedicado ao encontro musical com Pat Metheny, enquanto outro fala da gravação de um disco com George Benson, ainda não lançado comercialmente.

No final da obra Toninho faz também declarações de caráter pessoal, que dão a dimensão humana desse profissional da música.

Um comentário:

  1. Essa ultima frase e´a que mais me toca porque, mesmo conhecendo Toninho ha´ 30 anos, o vi poucas vezes, embora participe intensamente na divulgaçao de sua carreira pela internet atraves de seu fa clube. E tudo que presenciei antes e apos shows, ouvi falar sobre Toninho, so´ me mostraram o grande ser humano que ele e´. O enorme coraçao que tem, onde sempre cabe mais um. Alegria,bom humor,simpatia, carinho, simplicidade,hospitalidade,humanidade e gentileza,com certeza fazem parte de sua personalidade. Um mantenedor de afetos, um agregador de amigos que deixa um rastro de felicidade por onde passa. Digo sem pudor algum, porque e´ algo puro. Amo esse homem e sua arte e sinto que todos os que tiveram o prazer de conhece-lo , sejam homens ou mulheres, nao teriam o menor pudor de dizer a mesma coisa. Toninho, grande artista...Enorme pessoa.

    ResponderExcluir