terça-feira, 23 de novembro de 2010

Livro conta a história da assistência judiciária gratuita á população no Brasil


Pioneiro na assistência judiciária gratuita à população, há mais de 90 anos o Departamento Jurídico XI de Agosto exerce essa atividade em benefício de milhares de famílias carentes. Atualmente, patrocina 2,6 mil processos e atende a cerca de 200 novos clientes por mês. A história da instituição, e da própria assistência judiciária gratuita, ganha agora um rico material de apoio, o livro Escola de Justiça – História e Memória do Departamento Jurídico XI de Agosto. Editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em parceria com o Departamento Jurídico XI de Agosto, e organizado pelo historiador Cássio Schubsky, a obra será lançada na próxima quinta-feira, dia 25 de novembro, a partir das 18 horas, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – Largo São Francisco, 95.

Desde sua fundação, o Departamento Jurídico é conduzido exclusivamente por alunos da São Francisco. Hoje, cerca de 260 estagiários, sob a orientação de 12 advogados orientadores e 30 advogados colaboradores, além de assistente social e voluntários do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, trabalham no local e, principalmente, aprendem as bases do Direito nessa verdadeira escola de formação de juristas. Dali saíram e continuam saindo a cada ano futuros advogados, juízes, promotores, defensores públicos e procuradores.

A história do Departamento Jurídico começou no dia 9 de setembro de 1919, quando estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo fundaram a Assistência Judiciária Acadêmica, com o objetivo de atender à população mais pobre de São Paulo. Em 1947, a AJA foi reorganizada e passou a se chamar Departamento Jurídico do C.A. XI de Agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário