A
Praticagem de São Paulo continua superando as limitações naturais do canal
portuário de Santos para permitir que navios cada vez maiores e com mais carga
possam operar com segurança no maior porto da América Latina. Embora as normas
técnicas recomendem o tráfego de navios de até 170 metros de comprimento pelo
canal, o conhecimento dos práticos e a forma atual de organização do serviço
têm permitido que embarcações de até 334 metros trafeguem com segurança, com
prévia análise e aprovação da Autoridade Marítima. “A contribuição
dos práticos nos constantes recordes de movimentação de carga em Santos é muito
grande”, revela o presidente da Praticagem Paulo Sérgio Maurício Barbosa. Para
ele, é difícil imaginar o porto s em essa superação propiciada pelos práticos,
dia após dia.
Outra
ação que tem contribuído para a quebra constante de recordes no porto é o
aproveitamento da chamada janela de maré. A Praticagem faz o monitoramento das
condições climáticas e da maré para programar a entrada ou saída de navios com
calado superior aos 12 metros, que seria o máximo recomendado pelas normas
técnicas. “Programamos a manobra do navio para o momento de pico da maré,
quando ela sobe cerca de um metro, e isso tem permitido a navegação de
embarcações com até 13,3 metros de calado”, explica Barbosa. A utilização da
janela de maré multiplica a capacidade de transporte: a cada dez centímetros
ganhos, mil toneladas são adicionadas à carga embarcada; em outras palavras,
até 26 mil toneladas a mais de carga em cada escala pode ser embarcada. Leia matéria completa
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