A Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas do grupo Sanofi-Aventis, acaba de anunciar o início de um novo estudo clínico com crianças e adolescentes no Brasil, que se destina a avançar no desenvolvimento de sua vacina candidata para prevenção da dengue. Hoje não há tratamento específico disponível para a dengue, o que representa uma ameaça para cerca de 2,5 bilhões de pessoas e é considerada uma prioridade da saúde pública em muitos países da América Latina e da Ásia onde ocorrem as epidemias.
O Brasil registrou mais de três milhões de casos entre 2000 e 2005. Este ano, os estados com maiores números de casos são: São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, onde os surtos provocam impacto significativo na infraestrutura médica, no turismo e na economia. Calcula-se que os custos relacionados a um caso de dengue que exija hospitalização superem dois meses da renda média (Produto Interno Bruto per capita do Brasil).
A vacina candidata da Sanofi Pasteur contra a dengue ― direcionada aos quatro tipos de vírus ― foi avaliada em estudos clínicos (Fase I, II), em adultos e em crianças, nos Estados Unidos, Ásia e América Latina. Em geral, foi observada uma resposta imunológica equilibrada contra os quatro sorotipos após três doses da vacina. A vacina é bem tolerada, com perfil de segurança semelhante após cada uma das doses.
Estudos clínicos estão em andamento, em crianças e em adultos, no México, na Colômbia, em Honduras, em Porto Rico, no Peru, nas Filipinas, no Vietnã, em Cingapura e na Tailândia. A vacina da Sanofi Pasteur é a primeira a chegar a este estágio de desenvolvimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário