quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Haydée Bittencourt tem biografia lançada pela Coleção Aplauso em Belo Horizonte

Atriz de técnica refinada, diretora detalhista, professora enérgica e profissional apaixonada pelo trabalho, Haydée passou por várias fases do teatro nacional e internacional. Lançamento pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, acontece nesta sexta-feira (1º de outubro), no Teatro Universitário da UFMG.

Poucas pessoas podem dizer que conhecem e dominam tão bem as técnicas teatrais quanto Haydée Bittencourt. Apreciadora do repertório clássico, meticulosa e com longa experiência internacional, atuou e dirigiu inúmeras peças e ajudou na formação de atores de diferentes gerações. Para produzir “Haydée Bittencourt – O Esplendor do Teatro”, livro da Coleção Aplauso pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o autor Gabriel Federicci pesquisou e analisou todo o acervo da atriz e diretora e conseguiu fazer com que ela abrisse seu extenso baú de memórias nas entrevistas pessoais. O resultado pode ser conferido a partir da próxima sexta-feira (1 de outubro), às 19 horas, com o lançamento da obra em Belo Horizonte, no Teatro Universitário da UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha.

Extremamente culta, polida, amável, foi a primeira atriz a interpretar Peter Pan no Brasil. Foi em 1948, no Teatro Escola de São Paulo. A partir daí sua carreira engrenou. Também lecionou na Escola de Arte Dramática, de Alfredo Mesquita. Participou de alguns contos e de alguns capítulos da primeira novela infantil da TV, Pollyana, pela Tupi. Depois, foi dirigida por Antunes Filho, no Teatro Arena. Por seu trabalho em “O Diário de Anne Frank”, com o mesmo diretor, foi convidada para participar do Grande Teatro Tupi, no Rio de Janeiro.

Uma de suas maiores alegrias profissionais foi o trabalho como diretora do Teatro Universitário da Universidade Federal de Belo Horizonte, onde dirigiu inúmeras peças – a idéia inicial era ficar apenas três anos na função “mas a paixão por esse trabalho e pelas pessoas com as quais eu estava envolvida foi tão grande, tão intensa, que a minha permanência estendeu-se por 25 anos”.

Livro reúne desenhos do acervo pessoal de Marcelo Grassmann


Reconhecido principalmente por seu trabalho como gravurista, Grassmann revela ao público seu “caderno de desenhos”, com trabalhos escolhidos por ele e pela organizadora da obra, Lygia Eluf. Lançamento, pela Imprensa Oficial e Editora da Unicamp, está marcado para o dia 4 de outubro, na Casa das Rosas, em São Paulo.

Retratando quimeras, cavaleiros, donzelas medievais e personagens fantásticos, desde a década de 1950, o artista Marcello Grassmann é um dos maiores talentos da gravura no Brasil e seu trabalho ultrapassou fronteiras, tornando-se reconhecido em todo o mundo. Seu interesse por esse tipo de personagens vem desde a infância, a partir do universo das histórias em quadrinhos. Também reverenciado por sua atuação como desenhista, Grassmann abriu seu acervo pessoal, agora revelado em “Coleção Cadernos de Desenho”, publicação organizada por Lygia Eluf e que a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em parceria com a Editora da Unicamp, lança no dia 4 de outubro (segunda-feira), às 19 horas, na Casa das Rosas, em São Paulo – Av. Paulista, 37.

Os desenhos foram selecionados por Grassmann e Eluf. A primeira parte do livro, intitulada “Os grifos ao espelho”, é apresentada pelo professor do curso de história da arte na Unifesp, André Tavares. A segunda parte, “Obsessões”, tem apresentação de Paulo M. Kühl, professor de história da arte do Instituto de Artes da Unicamp. Um dos primeiros reconhecimentos conquistados por Grassmann foi o prêmio da categoria na Bienal Jovem de Paris em 1960. Entre os locais que frequentou e que moldaram sua formação estão a Academia Albertina e a Academia de Artes Aplicadas em Viena. No Brasil passou pelos ateliês de Poty Lazzarotto e Henrique Oswald. Vive atualmente em São Paulo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sanofi Pasteur inclui o Brasil no Programa Mundial de estudos clínicos da Vacina contra Dengue

A Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas do grupo Sanofi-Aventis, acaba de anunciar o início de um novo estudo clínico com crianças e adolescentes no Brasil, que se destina a avançar no desenvolvimento de sua vacina candidata para prevenção da dengue. Hoje não há tratamento específico disponível para a dengue, o que representa uma ameaça para cerca de 2,5 bilhões de pessoas e é considerada uma prioridade da saúde pública em muitos países da América Latina e da Ásia onde ocorrem as epidemias.

O Brasil registrou mais de três milhões de casos entre 2000 e 2005. Este ano, os estados com maiores números de casos são: São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, onde os surtos provocam impacto significativo na infraestrutura médica, no turismo e na economia. Calcula-se que os custos relacionados a um caso de dengue que exija hospitalização superem dois meses da renda média (Produto Interno Bruto per capita do Brasil).

A vacina candidata da Sanofi Pasteur contra a dengue ― direcionada aos quatro tipos de vírus ― foi avaliada em estudos clínicos (Fase I, II), em adultos e em crianças, nos Estados Unidos, Ásia e América Latina. Em geral, foi observada uma resposta imunológica equilibrada contra os quatro sorotipos após três doses da vacina. A vacina é bem tolerada, com perfil de segurança semelhante após cada uma das doses.

Estudos clínicos estão em andamento, em crianças e em adultos, no México, na Colômbia, em Honduras, em Porto Rico, no Peru, nas Filipinas, no Vietnã, em Cingapura e na Tailândia. A vacina da Sanofi Pasteur é a primeira a chegar a este estágio de desenvolvimento.

Centenário do Corinthians é comemorado em livro da Imprensa Oficial

Sócrates, Rivelino, Marcelinho Carioca, Neto e muitos outros craques e ídolos que fizeram e fazem a história de 100 anos do time do Parque São Jorge têm seus gols lembrados em ilustrações do arquiteto Silvio Sano. Obra será lançada no dia 28, no Museu do Futebol, em São Paulo.

“Corinthians 100 anos – Gols ilustrados” retrata uma maneira diferente alguns dos mais importantes gols do time que é mais que um time, é quase uma religião para milhões de “loucos”, “sofredores”, torcedores fervorosos e apaixonados. Desde o primeiro, em 1910, até o de número 10 mil, marcado por Dentinho em 2010, ano do centenário. A obra será lançada no dia 28 de setembro (terça-feira), às 19 horas, no Museu do Futebol, em São Paulo – Praça Charles Miller, S/N, Pacaembu.

O livro traz desenhos de muitos gols e também de algumas importantes defesas feitas por goleiros como Tuffy, Gylmar dos Santos Neves, Ronaldo, Dida e Felipe. As ilustrações e os textos que os contextualizam são assinados pelo arquiteto Silvio Sano, a partir de seu hobby de adolescência, e a edição da obra é da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

“Corinthians 100 Ilustrado é um livro leve, lépido e solto, como os melhores atacantes que passaram pela história do clube. Descontraído como uma pelada de rua, jogada com bola de meia e pés descalços, e lúdico como um jogo de futebol de botão, jogado com o avô no quintal de casa”, afirma Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial, na apresentação da obra.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Livro esclarece o avanço dos direitos das crianças e dos adolescentes

Direito ao Futuro - Desafios para a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes” elata a história da conquista desses direitos no Brasil e traduz a linguagem jurídica da legislação em vigor. Obra será lançada pela Imprensa Oficial no dia 29 de setembro (quarta-feira), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

No ano em que o Brasil comemora 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dois juristas contam em livro a evolução da legislação ao longo da história do país, os avanços, os desafios e os tratados internacionais sobre o tema. Em “Direito ao Futuro - Desafios para a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes”, Rubens Naves e Carolina Gazoni esclarecem as normas em vigor e apresentam os princípios, direitos e deveres que, segundo a lei, devem nortear seus atos e cuidados no trato com os mais jovens. Editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o livro será lançado no dia 29 de setembro (quarta-feira), às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073.


Na obra, os autores destacam o “Plano Presidente Amigo da Criança”, projeto criado com o objetivo de acompanhar de perto as políticas públicas implementadas pelo governo na área da infância e juventude. Os principais candidatos à presidência do Brasil assinaram recentemente o “Termo de Compromisso Presidente Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq. Pelo documento, o eleito tem o compromisso de cumprir metas e estabelecer prioridades para melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.


Segundo Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial, “esta obra é fundamental para compreender a evolução dos direitos dos jovens no Brasil e mostrar os problemas que ainda existem. Falta percorrer um enorme caminho para o pleno respeito a esses direitos básicos”.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Olhar diferente sobre a filosofia de Nietzsche

“A intrínseca relação entre o pensamento do eterno retorno e a tarefa de transvaloração não foi suficientemente explorada no conjunto dos escritos de Nietzsche. Dentre os intérpretes de sua filosofia há um reconhecimento de que o eterno retorno ocupa um lugar central em sua obra; todavia, raros foram aqueles que começaram a desenvolver a tese de que ele possibilita a realização da transvaloração, muitos os que não viram esta relação e inexistentes os que se detiveram a analisar por que a tarefa somente foi levada a termo em 1888”, afirma o professor Luís Rubira na apresentação da obra. “Nietzsche: do eterno retorno do mesmo à transvaloração de todos os valores”, lançado pela Editora Barcarolla, preenche essas lacunas deixadas por estudiosos que se debruçaram sobre a filosofia do pensador alemão, e até por seus próprios escritos.

O autor defende no livro que a hipótese cronológica do eterno retorno foi justamente o que permitiu a Nietzsche pensar, desde agosto de 1881, em uma tentativa de transvaloração de todos os valores (embora essa expressão tenha sido cunhada somente em 1884), enquanto nova e maior medida de valor, que possibilitaria mudar todos os valores até então existentes. Para chegar a essa conclusão, foram analisadas as obras de diversos estudiosos de Nietzsche e todos os escritos do filósofo, publicados ou fragmentos póstumos, assim como todas as suas ideias – as claramente explicitadas e as por serem ainda elaboradas.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Convidados internacionais

Entre os palestrantes internacionais do Congresso do Centenário, organizado pela Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, já estão confirmados os seguintes profissionais: o endodontista Luc Van Der Sluis, da Holanda; o periodontista Anton Sculean (foto), da Suíça; o norte-americano Giuseppe Cardaropoli, diretor do New Jersey Dental School, e o especialista em implante Homayoun Zadeh, também dos Estados Unidos. O evento será no Centro de Exposições e Convenções Expo Center Norte, de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2011.

Running


Pelo quarto ano consecutivo, a Cultura Inglesa SP terá representantes na Maratona Pão de Açúcar de Revezamento marcada para este domingo (19), na capital. A escola de inglês patrocina a participação de quase 700 alunos e funcionários com o pagamento da inscrição e um kit exclusivo com uma camiseta que dará acesso gratuito a tendas com café da manhã e massagistas.

Para ter ganhar o direito de fazer parte de uma das 87 equipes da Cultura Inglesa na maratona, os interessados tiveram que participar de um concurso cultural promovido pelo site da Cultura Inglesa www.culturainglesasp.com.br.

Queimadas aumentam em 185% e Eletrobrás lança campanha de alerta

Com o ar seco e a falta de chuvas que tem assolado o país nos últimos meses, o total de focos de queimadas chegou a mais de 70.000 neste ano, um aumento de 185% na comparação com o mesmo período do ano passado. Problema que fica ainda mais grave quando o fogo atinge as torres de transmissão de energia elétrica, causando curto-circuitos e cortes de energia, que podem afetar hospitais, postos de saúde e escolas.

Para tentar conter os focos de incêndio na área das suas subsidiárias, a Eletrobras começou uma campanha institucional em massa contra as queimadas, produzida pela Cinevideo, e veiculada em grandes emissoras do país, como Globo, Record, SBT, Band, Rede TV e TV Brasil, entre outras.

O comercial é assinado por Isac de Sousa e foi gravado com atores mirins em formato de peça escolar. De forma lúdica, cada criança personifica um dos elementos que compõe o universo das queimadas, como a torre de transmissão, o mato ao redor da torre, o fogo, a escola e o hospital.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Livro registra a história da Louça Paulista

Focada no período entre 1913 e 1940, obra conta a trajetória de doze fábricas de louças instaladas em São Paulo a partir do início do século XX. Noite de autógrafos acontece no dia 20 de setembro (segunda-feira), a partir das 19 horas, na Casa das Rosas.

Com mais de 200 imagens de jarras, pratos, vasos, molheiras, pires e outros objetos, além de fotos raras de indústrias do início do século XX e de documentos, “Louça Paulista – As fábricas de faiança e porcelana de São Paulo” faz um passeio histórico pela produção de louças no estado, a partir da instalação das primeiras indústrias na capital e em cidades do entorno, como Mauá e São Caetano. Escrito por José Hermes Martins Pereira e editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em parceria com a Edusp e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, o livro terá noite de autógrafos na próxima segunda-feira (20 de setembro), às 19 horas, na Casa das Rosas, em São Paulo – Av. Paulista, 37.

A obra resgata a história de 12 fábricas produtoras de louças de pó-de-pedra instaladas na cidade de São Paulo, principalmente nos bairros de Vila Prudente, Lapa, Água Branca e Belenzinho, além de Mauá e em São Caetano. O livro é resultado de um estudo realizado por José Hermes, entre 2002 e 2003, quando fazia parte do Grupo de Estudos de Faianças e Porcelanas, do Serviço de Objetos do Museu Paulista.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Imprensa Oficial de São Paulo e Instituto Moreira Salles lançam, no Rio de Janeiro, obra com partituras inéditas de Pixinguinha


A Imprensa Oficial de São Pauloe o Instituto Moreira Salles apresentam ao público, em 9 de setembro, Pixinguinha na pauta: 36 arranjos para o programa O Pessoal da Velha Guarda. O lançamento, às 20 horas, acontece no Teatro Carlos Gomes – Praça Tiradentes, 19, Centro, Rio de Janeiro.

A obra retrata uma das facetas pouco conhecidas do compositor e instrumentista Pixinguinha, a de arranjador genial. Entre as décadas de 1940 e 1950 ele trabalhou como diretor musical do programa “O Pessoal da Velha Guarda”, transmitido pela Rádio Tupi e apresentado por Almirante. O programa evocava o rico cenário musical do final do século XIX e início do século XX, período em que se construiu a identidade da música popular brasileira.

A noite de lançamento será marcada pela apresentação da Orquestra Pixinguinha na Pauta, comandada por Pedro Aragão, com participação especial do cantor Pedro Miranda, que também será o apresentador da noite.