quinta-feira, 29 de julho de 2010

Maestro Diogo Pacheco é o mais novo biografado da Coleção Aplauso

Pacheco passa em revista a sua longa e premiada carreira. O lançamento acontece no dia 31 de julho (sábado), na livraria montada pela Imprensa Oficial em Campos do Jordão, e terá uma palestra de Pacheco. O autor, Alfredo Sternheim, também assinará a obra.

Em uma atitude corajosa para a época, Diogo Pacheco levou Elizeth Cardoso para cantar Villa-Lobos no Teatro Municipal de São Paulo, em 1964. A desconfiança demonstrada por pessoas da área não foi suficiente para demovê-lo da idéia e impedir o estrondoso sucesso de público. Essa obstinação pela popularização da cultura e a perfeição dos sons e tons em todos os detalhes fez dele um dos mais conhecidos e premiados maestros brasileiros. Agora, sua vida e obra podem ser conhecidas mais amplamente em “Diogo Pacheco – Um Maestro Para Todos”, livro da Coleção Aplauso editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O lançamento, com palestra do maestro e autógrafos ao lado do autor, acontece no próximo sábado (31 de julho), às 14h30, na livraria montada pela Imprensa Oficial para o Festival de Inverno na Praça do Capivari, em Campos do Jordão – Rua Engenheiro Diogo de Carvalho, 190.

A publicação, em primeira pessoa, é resultado de diversos encontros entre Pacheco e o autor, Alfredo Sternheim, e tem belas fotos pessoais, de concertos que regeu e de peças teatrais que musicou.

Alunos da Unisanta promovem Mostra de Arte em homenagem à Pagu, de segunda-feira (2/8), até dia 14/8

A mostra de Arte Memórias da Pele – homenagem dos alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) ao centenário de nascimento de Pagu, ficará aberta ao público de segunda-feira (2/8), a partir das 20 horas, até dia 14/8, na Galeria e Espaço Cultural Unisanta, com entrada franca. São 43 trabalhos selecionados, feitos por estudantes dos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Multimídia, sob a orientação do professor Gilson de Melo Barros.

Os estudantes pesquisaram as obras e procedimentos desenvolvidos por artistas pertencentes às Vanguardas do Século XX, fazendo uma conexão com expressões do Movimento Modernista brasileiro, explica o professor, diretor de teatro e artista Melo Barros. Em seguida, inseriram nesse contexto a participação da escritora e ativista política Patrícia Galvão, para criar os trabalhos que serão apresentados por meio da técnica de ensamblagem – informações plásticas contidas em caixas vitrines.

Patrícia Galvão, a Pagu, como ficou mais conhecida, além de musa modernista, e notável jornalista, foi um “dínamo do movimento teatral santista em seu momento germinal, e foi também seu mundo sem simulação”, acrescenta Melo Barros. “Íntegra, decidida, ativa militante, personalíssima em seu comportamento, foi também a dor da ausência, o peso das torturas, a cor das desilusões, a bala na agulha e o mar revolto. Por trás da rima da canção, silêncios e contra mão”.

A Galeria de Arte e Espaço Cultural Unisanta fica na Rua Dr. Osvaldo Cruz, 275 / Térreo).

segunda-feira, 26 de julho de 2010

São Paulo (Preto) fica com a Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil

Atletas do Vale do Paraíba ganham o campeonato

A seleção de São Paulo (Preto) venceu São Paulo (Branco) por 15 a 0 e conquistou o título da Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil, que terminou neste sábado, no Teatrão, em São José dos Campos (SP). A equipe preta dominou a partida e colocou em prática seu forte jogo defensivo - não sofreu nenhum try durante toda a competição - e ataque criativo para ficar com a vitória.

"Fizemos uma seletiva muito boa e o resultado foi uma seleção forte e com jogadores que servirão o Brasil no futuro. Fomos melhorando nosso jogo durante o campeonato todo e terminamos sem sofrer nenhum try, mostrando a força da defesa e o foco de todo o time", afirmou Júlio Santos, treinador da seleção campeã, cuja base foi formada por atletas do Vale do Paraíba.

Alguns atletas que estiveram em São José dos Campos foram escolhidos para passar uma semana treinando com a seleção juvenil, que disputará o Campeonato Sul-Americano, em setembro, na Argentina. "Cerca de 85% da seleção que irá para o Sul-Americano sairá de jogadores que passaram pela Copa Cultura Inglesa", concluiu Antonio Martoni, diretor esportivo da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Classificação final
Campeão - São Paulo (Preto)
2 - São Paulo (Branco)
3 - Paraná
4 - Santa Catarina
5 - Rio Grande do Sul
6 - Rio de Janeiro
7 - São Paulo (Vermelho)
8 - Minas Gerais

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Copa Cultura Inglesa de Rugby na reta final

Time São Paulo (Branco) é um dos times que já se garantiu na final

Duas seleções de São Paulo estão classificadas para a grande final da Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil, que termina neste sábado, em São José dos Campos (SP). Nas semifinais desta quinta-feira, São Paulo (Branco) venceu Paraná por 3 a 0, em jogo bastante equilibrado. Na outra disputa, São Paulo (Preto) superou Santa Catarina por 38 a 0. As duas seleções vencedoras se enfrentarão para decidir o título no sábado, às 14h30. Antes, às 13h30, Paraná e Santa Catarina disputam o terceiro lugar.

"Estou muito impressionado com o que vi aqui em São José dos Campos. O nível está ótimo e percebi também uma evolução dos garotos desde o início da competição até a fase semifinal desta quinta-feira. Sábado teremos rugby juvenil de primeiro nível", analisou Rodrigo "Toto" Camardon, treinador da seleção masculina principal.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Alunos escolheram e Titãs abre semestre letivo da Cultura Inglesa

O show com a banda paulistana marca o início do segundo semestre

A volta às aulas da Cultura Inglesa será marcada, neste ano, pelo show dos Titãs, a ser realizado no próximo dia 8 de agosto, às 18h na Via Funchal. A banda foi a mais votada por 9 mil estudantes que participaram da promoção. Os Titãs concorreram com a Fresno, Arnaldo Antunes e Stevens. Para ganhar convites para o show, os estudantes deveriam completar a frase “Domingo eu quero ver…”. As cinco frases mais criativas receberam duas credenciais com acesso ao backstage e ao show.

Dos 4.200 pares de ingressos distribuídos, 3.500 foram destinados aos alunos da Cultura Inglesa e outros, a fornecedores e parceiros da rede. Alguns ingressos, no entanto, serão distribuídos em promoções realizadas pelo twitter até a véspera do show. Os interessados podem seguir a Cultura Inglesa na rede social (@culturainglesa) e participar.

Copa Cultura Inglesa entra nas semifinais

                                                       Foto de Rafael Silva
Jogador do time São Paulo (Capital) que ficou em primeiro do grupo.

A primeira fase da Copa Cultura Inglesa de Rugby terminou nesta quarta-feira no Centro Esportivo Teatrão, em São José dos Campos (SP). Apesar de ser uma rodada decisiva, o que se viu em campo foram jogos limpos, sem cartão para nenhuma das oito equipes. Duas seleções de São Paulo garantiram vaga para as semifinais, ao lado de Paraná e Santa Catarina.

Jogando pelo "Grupo Cultura", a equipe de São Paulo (Vale do Paraíba) superou com tranqüilidade Minas Gerais por 45 a 3 e classificou-se em primeiro lugar, com 13 pontos. Os mineiros terminaram a fase inicial da competição válida pelo Brasileiro Juvenil sem pontos. No outro jogo do grupo, Paraná bateu Rio Grande do Sul por 17 a 7, terminou com dez pontos e garantiu a segunda vaga. A seleção gaúcha ficou com cinco pontos, na terceira posição.

No "Grupo Inglesa", a seleção de São Paulo (Capital) venceu seu terceiro jogo e finalizou a primeira fase com 13 pontos. Nesta quarta, os atletas da capital venceram a seleção do Interior Pulista, que terminou na lanterna do grupo com dois pontos, por 29 a 6. A seleção catarinense entrou na rodada na última posição do grupo, precisando vencer Rio de Janeiro e torcer para a derrota de São Paulo (Interior). E foi exatamente o que aconteceu. Santa Catarina superou a seleção do Rio de Janeiro por 11 a 3 e garantiu a segunda vaga do grupo.

Semifinais serão nesta quinta-feira - As semifinais da Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil serão realizadas nesta quinta-feira a partir das 15 horas. São Paulo (Capital) enfrenta Paraná e, às 16 horas, São Paulo (Vale do Paraíba) joga contra Santa Catarina.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mais um pouco de Pagu

Pagu, como ficou conhecida Patrícia Galvão, é lembrada em uma exposição que ocupa o Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95 – Centro) desde o dia 18 de julho. Devido ao seu grande sucesso, a mostra que integra a programação do projeto Viva Pagu foi prorrogada até o dia 1º de agosto. Ainda em agosto, a cidade receberá a exposição Viva Pagu, atualmente em cartaz na Casa das Rosas, na capital, e terá também o lançamento da fotobiografia da musa do Modernismo que completaria 100 anos em 2010.

Intitulada “Santos e Pagu”, a exposição relaciona a obra e a vida de Pagu com
histórias vividas por ela na cidade. Para remontar os passos da libertária, a curadora da mostra e presidente do Centro de Estudos Pagu Unisanta Lúcia Maria Teixeira Furlani reuniu fotos, imagens e documentos inéditos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Palestra sambada na biblioteca

Um encontro de literatura, música e história. Esse é o ingrediente da “Palestra Sambada”, uma mistura de batucada e bate-papo, que o sambista Osvaldinho da Cuíca e o pesquisador e crítico musical André Domingues promovem nesta quarta-feira (21), às 18h, na Biblioteca Mário de Andrade (avenida São Luiz, 235, Centro de São Paulo). Os dois são parceiros na autoria do livro “Batuqueiros da Pauliceia”, da editora Barcarolla, e o evento marca a reinauguração da biblioteca, que passou por reformas. Na quinta-feira (22), às 18h30, Domingues realiza no mesmo espaço a oficina “Memória do Samba em São Paulo”, um bate-papo com a plateia sobre a história fonográfica do samba paulistano, com apresentação de gravações da década de 1920 até o início dos anos 60.

No livro “Batuqueiros da Pauliceia”, lançado em 2009, André Domingues e Osvaldinho da Cuíca lançam um libelo na defesa do samba paulista ao se aprofundarem para sistematizar e resgatar a história do samba produzido por artistas do Estado, vítimas frequentes de preconceito, principalmente após a famosa declaração do poeta Vinícius de Moraes, de que São Paulo é o “túmulo do samba”. Embora em sua defesa sempre aparecessem nomes como de Henricão, Geraldo Filme, Adoniran Barbosa e Toquinho (o mais prolífico parceiro de Vinicius), os próprios paulistas não conhecem completamente sua grandeza.

A obra segue as diversas trilhas do samba de São Paulo, apontando seus nomes e acontecimentos fundamentais desde o início do século XX até o presente, do remoto samba-rural ao samba-de-raiz de hoje em dia, passando por diversas manifestações como a marcha-sambada, a batucada de engraxates, o samba-rock e as experiências da chamada Vanguarda Paulistana.

Direto de São José do Campos

Jogadores da equipe do Rio de Janeiro lutam por vaga nas semifinais

Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil realiza a terceira rodada nesta quarta-feira no Centro Esportivo Teatrão, em São José dos Campos (SP). Nesta terça-feira as delegações estão de folga e podem realizar treinamentos para a rodada que definirá os dois melhores de cada grupo que avançam no campeonato, válido pelo Brasileiro Juvenil. As seleções eliminadas participarão de jogos para definir do quinto ao oitavo lugares. Líder do "Grupo Cultura" com oito pontos, a seleção de São Paulo (Vale do Paraíba) enfrentará, às 14 horas, Minas Gerais, já eliminada da competição com duas derrotas. Paraná e Rio Grande do Sul jogarão, às 16 horas, para definir a outra vaga na semifinal. Os paranaenses avançam com um empate. Já no "Grupo Inglesa", com duas vitórias, a seleção de São Paulo (Capital) também está garantida na segunda fase e pegará, às 14h50, São Paulo (Interior), que está na terceira posição com dois pontos e ainda tem chances de classificação. Rio de Janeiro, na vice-liderança do grupo, com quatro pontos, enfrentará Santa Catarina, que ainda pode avançar, mesmo com apenas um ponto. A partida, a última do dia, está programada para as 16h50.

A Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil é uma realização da Confederação Brasileira de Rugby. O campeonato tem patrocínio da Cultura Inglesa e co-patrocínio da Topper, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos, São José Rugby, Nascimento Turismo, Winner Publicidade e Pinx. O São José Rugby - Centro Esportivo Teatrão fica na rua Dr. Ricardo Edwards, número 95, na vila Industrial, próximo ao Hospital Municipal.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

A partir de domingo (18) tem Copa Cultura Inglesa de Rugby

O fututo do Rugby estará reunido em São José do Campos

Começa no próximo domingo e vai até o dia 24 de julho, a I Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil. Organizado pela Confederação Brasileira de Rugby, o campeonato deverá reunir as promessas do esporte para as Olimpíadas Rio-2016 quando a modalidade se tornará Esporte Olímpico.

A Copa Cultura Inglesa será o primeiro torneio brasileiro Rugby na categoria M19 (de 17 a 19 anos) no País e acontecerá no Teatrão, em São José dos Campos.

Roteiro de "Dores & Amores" é lançado pela Imprensa Oficial no Festival de Cinema de Paulínia

O roteiro do filme inédito do diretor Ricardo Pinto e Silva é o novo livro da Coleção Aplauso. A comédia romântica conta a história dos encontros e desencontros amorosos dos personagens principais, Júlia e Jonas. O lançamento acontece nesta segunda-feira (19), a partir das 19 horas.




Dores & Amores
Roteiro de Patrícia Müller, Dagomir Marquezi e Ricardo Pinto e Silva
Coleção Aplauso / Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
276 páginas
R$ 15,00



Junto com a primeira apresentação para o público do ainda inédito “Dores & Amores”, um dos seis filmes escolhidos para disputar o principal prêmio do Festival Paulínia de Cinema, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lança o roteiro do filme pela Coleção Aplauso, Série Cinema Brasil. O filme é dirigido por Ricardo Pinto e Silva, que assina o roteiro junto com Patrícia Müller e Dagomir Marquezi. O lançamento está marcado para 19 de julho (segunda-feira), a partir das 19 horas, no Theatro Municipal - Av. Prefeito José Lozano Araújo, 1551.

À primeira versão do roteiro, da portuguesa Patrícia Müller, foi incorporada uma telenovela fictícia, Vidas sem rumo, assistida por Júlia e Jonas. A novela dentro do filme é uma adaptação de trechos da comédia teatral Intervalo, de Dagomir Marquezi.

Certamente a história do jovem casal, contada por Júlia – vivida no cinema pela atriz Kiara Sasso –,também vai encantar os leitores do roteiro de “Dores e Amores”. Júlia e Jonas se conhecem no casamento de Gus, irmão da protagonista. A atração é imediata. Mesmo assim, os dois tornam-se apenas grandes amigos, apesar do interesse recíproco em dar um passo além nessa relação. Um passo que Jonas não consegue dar, e o casal se envolve com outras pessoas ao longo da história. Quem ler o roteiro também deve se divertir com outros personagens da trama, como Gus, um apaixonado pelas várias mulheres encontradas ao longo da vida e que tem o hábito de tatuar no corpo o nome das amadas, ou com Bel, uma cozinheira portuguesa que se encanta por Jonas.

Mais quatro subprefeituras implantam atendimento a deficientes auditivos

A Prefeitura implanta nesta semana mais quatro praças de atendimento para deficientes auditivos nas subprefeituras de Casa Verde, Jabaquara, Jaçanã e Freguesia/Brasilândia.

O sistema permite o acesso a todos os serviços municipais oferecidos por meio do telefone 156. O contato com o usuário é feito por intermédio de computadores com webcans, com intermediação de profissionais capacitados na linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A integração do sistema está previsto na meta 37 da Agenda 2012 e, com essa ampliação, já está disponível em 15 subprefeituras.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

João Batista de Andrade autografa Biografia pela Coleção Aplauso no Festival de Cinema Latino-Americano

Assinada por Maria do Rosário Caetano, obra conta a trajetória profissional de um dos principais cineastas nacionais. Sessão acontece às 18 horas no estande montado pela Imprensa Oficial especialmente para o dia do evento, 14 de julho (quarta-feira).

Diretor de “O Homem que Virou Suco”, filme vencedor do Festival de Moscou em 1981, João Batista de Andrade é um dos mais respeitados cineastas nacionais e será um dos homenageados do 5º Festival de Cinema Latino-Americano, programado para 12 a 18 de julho no Memorial da América Latina, em São Paulo - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Diversos filmes dirigidos por ele serão exibidos durante o festival. Como parte deste grande evento, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo programou para esta quarta-feira (14) uma sessão de autógrafos de “João Batista de Andrade - Alguma Solidão e Muitas Histórias", escrito por Maria do Rosário Caetano.

Batista irá assinar a reedição da obra, a partir das 18 horas, no estande montado pela Imprensa Oficial especialmente para a data. O espaço terá 189 títulos à venda no espaço, a maioria da Coleção Aplauso.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

DE OLHO NO FUTURO

Nascido na Inglaterra e trazido ao Brasil pelo Charles Miller, o Rubgy passará a ser esporte olímpico nos jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Já neste clima, será realizada entre os dias 18 e 14 de julho, a I Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil, na cidade de São José dos Campos. Organizado pela Confederação Brasileira de Rugby, com o apoio da Cultura Inglesa, o torneio reunirá atletas com idade entre 17 e 19 que deverão estar no auge da sua carreira em 2016.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mostra “Imprensa Oficial, Um Convite à Leitura”, em cartaz a partir deste sábado (3) na Estação Pinacoteca


A partir deste sábado Estação Pinacoteca irá se transformar em palco para o livro na exposição “Imprensa Oficial - Um Convite à Leitura”. Com mais de 300 títulos, distribuídos por 400 m², a exposição trará belíssimas edições representando 18 áreas do conhecimento, com os livros em exposição, todos resenhados, fotos, frases e textos de prestigiados autores e artistas editados pela Imprensa Oficial.

Ferreira Gullar, Paulo Vanzolini, Carybé, Renina Katz, Maria Bonomi, Maureen Bisiliat, Machado de Assis, Lasar Segall, Jorge Schawrtz, Oswald de Andrade, Alberto da Costa e Silva, William Faulkner, Oscar Niemeyer e Jorge Luis Borges estarão presentes na exposição, com livros, imagens e textos estrategicamente situados para atrair o olhar e curiosidade do leitor. Com o foco nos temas palavras, linguagem, leitura e biblioteca, a mostra terá, ainda, 163 títulos da Coleção Aplauso e várias outras coleções publicadas pela Imprensa Oficial.

A mostra também terá um espaço especial para os leitores e quatro vitrines com prêmios, peças gráficas, como convites, marcadores de páginas, postais e bonecos mostrando o processo de produção do livro até a impressão.

A Estação Pinacoteca fica no Largo General Osório, 66 - Centro - Tel. 11 3335-4990.
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00.
Crianças até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
Aos sábados, a entrada é gratuita.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Projeto de parque tecnológico receberá recursos de R$ 300 mil

A Prefeitura e o governo do Estado firmam nesta quinta-feira (1/07) três convênios destinados à implantação do Parque Tecnológico na zona Leste de São Paulo. Pelo acordo, serão destinados R$ 300 mil para avaliação de viabilidade técnica; estudos para conformação jurídica do projeto; e plano de ciência, tecnologia e inovação.

O complexo será implantado em área de 203 mil m², localizada na avenida Miguel Ignácio Curi, no distrito de Itaquera, entre a avenida Professor Engenheiro Ardevan Machado e a rua Doutor Luís Aires, próximo à estação de metrô Corinthians-Itaquera.

O local abrigará instituições de ensino e pesquisas, laboratórios, empresas incubadas, centro de convenções, pavilhão de exposições, auditório, área de serviços e alimentação, edifício comercial e centro cultural.

O empreendimento será voltado à pesquisa e desenvolvimento nos setores de inovação e apoio de gestão; têxtil e moda; tecnologia de informática e software; inteligência de mercado e mídia; e gerontologia.

A criação de um parque tecnológico na região está prevista na meta 197 da Agenda 2012.