quarta-feira, 5 de junho de 2013

Participe da Copa das Confederações com saúde


Aglomeração facilita a transmissão de doenças como sarampo,caxumba, rubéola e gripe, que podem ser evitadas com a vacinação.

De 15 a 23 de junho, o Brasil vai sediar a Copa das Confederações – torneio que deve reunir milhares de torcedores nos jogos disputados pelas seleções de oito países, em seis capitais: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife. Quem vai assistir ou trabalhar no torneio deve estar atento às doenças, que podem ser transmitidas mais facilmente pela aglomeração de pessoas e são evitadas por vacinas.

“Nesse evento teremos pessoas originárias de países, onde há doenças que estão controladas no Brasil como o sarampo. Por isso, o ideal é que toda a população já tivesse tomado, pelo menos, duas doses da vacina tríplice viral para evitar o sarampo, a caxumba e a rubéola”, afirma o médico infectologista José Geraldo Ribeiro, professor de Medicina Preventiva da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

O vírus do sarampo ainda circula em países da Europa e da Ásia, como França, Espanha, Alemanha, Polônia e Japão. Apesar de estar sob controle há mais de 10 anos no Brasil, ainda surgem eventualmente casos da doença trazida por visitantes estrangeiros ou pessoas que viajaram ao exterior.

A gripe é também outra doença, evitada por vacina, que pode se propagar com mais intensidade durante este mega evento. “Todos os ambientes fechados, com grande número de pessoas, propiciam a transmissão do vírus Influenza, causador da gripe”, diz o especialista. Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário