segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Nesse feriado prolongado viaje com saúde e segurança


A vacinação é ainda uma das formas mais efetivas para se evitar doenças infecto-contagiosas em viagens.

Nada melhor do que sair de casa para  passar uma temporada de descanso – nem que seja apenas para aproveitar um feriado prolongado. Mas antes de fechar as malas, é importante verificar se há vacinas recomendadas para evitar doenças transmissíveis existentes no local a ser visitado. Mesmo porque hepatite A, febre amarela, sarampo, rubéola e coqueluche são lembranças, que ninguém quer trazer no retorno.

“Além de proteger a própria saúde, o viajante que se vacina pratica um ato de responsabilidade coletiva, porque não está levando para a sua comunidade doenças existentes em outras regiões, estados e até países”, afirma a médica Isabella Ballalai, presidente da SBIm – Associação Brasileira de Imunizações, do Rio de Janeiro.

VACINAS
Manter a carteira de vacinação em dia é de grande valia para quem viaja, porque garante a proteção contra parte das doenças que afetam os viajantes. No entanto, doses de reforço da vacina tríplice viral -  contra sarampo, caxumba e rubéola -  são recomendadas para aqueles que vão a  localidades, onde estão ocorrendo surtos. No ano passado, por exemplo, foram registrados 26 mil casos de sarampo, principalmente na França e Alemanha. Leia matéria completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário