sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cultura Inglesa faz 70 anos em Santos


Para marcar a data, unidade recebe convidados para apresentação do livro Brasil-Grã Bretanha, uma relação de cinco séculos, dia 9 de dezembro.

A presença dos britânicos em Santos sempre foi muito marcante. As primeiras histórias dão conta de uma visita nada agradável do corsário inglês Thomas Cavendish que saqueou a então Vila de Santos, em 1591. Mas foi a Bolsa do Café, o porto e a São Paulo Railway que deixaram marcas mais profundas na história santista. Alguns dos sinais da permanência dos ingleses na cidade resistem ao tempo como: a Estação Ferroviária Santos-Jundiaí, a Usina Hidrelétrica Itatinga, o Clube dos Ingleses e a Igreja Anglicana.

Muitas dessas histórias relacionadas à presença dos britânicos na cidade estão no livro Brasil-Grã Bretanha – uma relação de cinco séculos que será apresentado em Santos no dia 9 de dezembro, por ocasião das comemorações dos 70 anos da unidade santista da Cultura Inglesa. Leia matéria completa

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cultura Inglesa de Piracicaba apresenta domingo (02) musical infantil em inglês adaptado de comédia de Shakespeare


CULTURA INGLESA DE PIRACIBA APRESENTA DOMINGO (02) MUSICAL INFANTIL EM INGLÊS ADAPTADO DE COMÉDIA DE SHAKESPEARE

Sob direção de Albano Sargaço, o grupo de Teatro Cultura Inglesa apresenta às 16 horas  do  próximo domingo (02) o musical infantil em inglês “The Winter´s Tale”, no Teatro do SESC.  O espetáculo é uma adaptação para crianças e pré-adolescentes da comédia homônima de William Shakespeare (1564-1616). 

A peça conta a história de um rei que, após acusar injustamente sua esposa de traição, espera 16 anos para ser perdoado por ela e sua filha. O ingresso deverá ser trocado por um quilo de alimento não-perecível a ser entregue na Cultura Inglesa de Piracicaba, na avenida Carlos Botelho, 399, telefone (19) 3432-7191, das 8 horas às 22 horas.

Lucas Miagusuku, Joan Briana e Raphael Cocenzo compõem o elenco formado por  33 atores/bailarinos , que vão cantar e dançar sucessos de “One Direction”, Justin Beeber, Kelly Clarkson, Madonna e U2. Os figurinos e coreografias são de  Uriel Orttiz e a direção vocal de Ettore Verissimo. Leia matéria completa

Vacinação também é coisa de adulto


Sociedades médicas indicam as vacinas para os adultos, por meio de calendários
específicos para  homens, mulheres, idosos, categorias  profissionais e viajantes.

Vacina não é sinônimo de infância. Motivos não faltam para se ficar atento à vacinação na idade adulta. Por exemplo, a varicela e a hepatite A  se manifestam de forma mais grave no adulto do que na criança.  Vacinas contra a difteria, tétano, coqueluche e febre amarela demandam doses de reforço ao longo da vida. De acordo com a categoria profissional ou o roteiro de uma viagem, a pessoa pode ficar mais exposta a certas doenças infecto-contagiosas e por isso precisa ser protegida pela imunização.

 Na opinião do médico Renato Kfouri, presidente da SBIm – Sociedade Brasileira de Imunizações, a vacinação é associada às crianças porque as primeiras vacinas que surgiram no mundo evitavam doenças responsáveis por boa parte da mortalidade infantil, como a difteria e a poliomielite. “Com o tempo percebeu-se a necessidade de se proteger o adulto. Hoje há calendários específicos para mulheres (gestantes ou não), homens, idosos, profissionais e viajantes”, afirma o médico. Leia matéria completa

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Early Stones, de Michael Cooper, traz imagens inéditas dos primeiros dez anos dos Rolling Stones

Livro fotográfico lançado pela Editora Planeta documenta a primeira década de atividade da banda de rock britânica, hoje com 50 anos de carreira. A década de 1960 e a “swinging London” são o pano de fundo dessas imagens feitas pelo lendário fotógrafo.

O fotógrafo britânico Michael Cooper (1941-1973) nunca fez parte dos Rolling Stones. Não era compositor e não tocava instrumentos com a banda. Mas acompanhou de perto, como nenhum outro, a ascensão dos músicos, e vivenciou intimamente o agitado dia a dia de Keith Richards, Mick Jagger, Charlie Watts, Bill Wyman e Brian Jones: os ensaios, os shows, as turnês, as festas e as viagens (no duplo sentido da palavra).

Todo esse período que passou ao lado da banda permitiu que registrasse com sua câmera momentos únicos da vida de seus amigos, compondo um retrato bastante fiel dos “triunfos, tragédias e lágrimas” de uma banda em ascensão – como disse certa vez o próprio Michael. Vemos, por exemplo, uma imagem de Mick Jagger e Keith Richards escrevendo suas primeiras músicas, fotos de estúdio, viagens e até prisões, assim como imagens de Brian Jones, que viria a morrer em 1969. Leia matéria completa

VIDA – CASA DE APOIO REALIZA BAZAR NA UNIDADE DA CULTURA INGLESA DA GRANJA VIANA


A Vida – Casa de Apoio promove entre 26 de novembro e 15 de dezembro um bazar beneficente na Cultura Inglesa da Granja Viana para arrecadar fundos para as famílias carentes de Cotia com a venda de artesanato, bolsas e sapatos. O bazar funcionará de segundas-feiras às sextas-feiras das 10h às 19h, e, aos sábados das 10h às 14h. A entrada será feita pela Rua São Paulo, 273. Informações pelo telefone  4702-5408.

Fundada há 25 anos, a Vida – Casa de Apoio realiza programas sociais que seguem três diretrizes: a proteção básica de crianças, adolescentes e idosos;  a melhoria de qualidade de vida das famílias e atividades assistenciais e de apoio à comunidade. Só em 2011 a entidade promoveu  21.068 atendimentos a 68.002 habitantes carentes da área de foco. 

OS ATORES ZÉCARLOS MACHADO (BRASIL) E NIGEL FAIRS (REINO UNIDO) PARTICIPAM QUARTA-FEIRA (28) DE NOITE DE LEITURA DE POESIAS


O evento será realizado em homenagem a T.S.Eliot e contará com exposição, apresentação de cenas do musical “Cats” e interpretação de músicas da época do poeta.

Há exatos 90 anos, o poeta e escritor T.S.Eliot (1888-1965) escreveu “The Waste Land”, seu mais famoso poema.   Para lembrar este marco histórico, a Cultura Inglesa realiza nesta quarta-feira (28), às 20 horas, a Noite de Leitura de Poesias em homenagem ao autor no Centro Brasileiro Britânico. Nesta edição do “Reading with the Ears”, o ator brasileiro Zécarlos Machado lerá trechos das obras mais famosas de T.S.Eliot em português e o ator e dramaturgo Nigel Fairs lerá os originais.

  O ator Zécarlos Machado é conhecido por seu trabalho teatral, principalmente com o Grupo Tapa, por protagonizar a série de TV “Sessão de Terapia” (GNT), onde interpreta o terapeuta Théo, por diversos trabalhos em cinema,  incluindo mais recente protagonizando “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”, e também por participar de diversas novelas na TV Globo. Nigel Fairs é autor de 30 peças e dá cursos de voz e interpretação em todo o Reino Unido.  Leia matéria completa

Coral da Cultura Inglesa e Banda Sinfônica Jovem do Estado apresentam dias 01 e 02 de dezembro “Viagem ao Centro da Terra”


Para comemorar seus 30 anos em grande estilo, o Coral da Cultura Inglesa interpreta junto com a Banda  Sinfônica Jovem do Estado  a obra mais famosa do tecladista britânico Rick Wakeman: “Viagem ao Centro da Terra”, nos dia 1o e 2 de dezembro no Memorial da América Latina, auditório Simon Bolívar.  Os espetáculos serão regidos pela maestrina Mônica Giardini e contarão com a participação dos solistas Theophilo Augusto Pinto (sintetizadores) e André Matos (vocal). A entrada é franca.

Ex-tecladista do grupo Yes, Rick Wakeman criou este álbum inspirado no clássico homônimo do escritor Júlio Verne. Em 18 de janeiro de 1974, o disco foi gravado ao vivo com a The London Symphony Orchestra e o The English Chamber Choir no The Royal Festival Hall, em Londres, na Inglaterra. No ano seguinte, o músico veio Brasil, onde fez apresentações em  ginásios em São Paulo e Rio de Janeiro.

Ex-tecladista do grupo Yes, Rick Wakeman criou este álbum inspirado no clássico homônimo do escritor Júlio Verne. Em 18 de janeiro de 1974, o disco foi gravado ao vivo com a The London Symphony Orchestra e o The English Chamber Choir no The Royal Festival Hall, em Londres, na Inglaterra. No ano seguinte, o músico veio Brasil, onde fez apresentações em  ginásios em São Paulo e Rio de Janeiro. Leia matéria completa

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Operação Galápagos na Bienal de Campos


Operação Galápagos na Bienal de Campos

A repórter da GloboNews Luciana Savaget é uma das convidadas para a VII Bienal do Livro de Campos. Ela é autora do livro Operação Galápagos que conta a história de um grupo de jornalistas que viaja até o arquipélago estudado por Darwin para investigar denúncias contra o patrimônio cultural e ecológico. Leia matéria completa

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ATOR E DRAMATURGO BRITÂNICO NIGEL FAIRS COMANDA DIA 26 WORKSHOP GRATUITO NO TEATRO CULTURA INGLESA-PINHEIROS

As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.

O ator e diretor britânico Nigel Fairs comanda a partir das 19 horas do dia 26 o workshop em inglês  “O Corpo Sonoro e Expressivo do ator no Teatro Teatral” no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros, na rua Deputado Lacerda Franco 333. Fairs propõe um estudo sobre a interpretação de texto a partir de técnicas de voz, que transformam a entonação, o ritmo e a intensidade na fala em estratégias para a criação de personagens e entendimento do texto. Voltado para atores, profissionais de teatro e  estudantes maiores de 16 anos, o workshop tem entrada franca mediante inscrição antecipada pelo e-mail festival@culturainglesasp.com.br. Vagas limitadas.

PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA PODEM SE INSCREVER A PARTIR DO DIA 21 EM CURSOS GRATUITOS DA CULTURA INGLESA E PUC-SP


A Cultura Inglesa e a PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo abrem no próximo dia 21 inscrições para três cursos gratuitos para professores de inglês das redes públicas estadual e municipal de ensino, além das ETECs e FATECs: um curso voltado para o aprimoramento de inglês (com duração de até três anos), a pós-graduação Lato Sensu “Práticas Reflexivas e Ensino Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” ( com duração de até dois anos) e o curso online Teacher’s Links de aperfeiçoamento pedagógico (com duração de três semestres).

  Inteiramente patrocinados pela Cultura Inglesa, os cursos integram o Programa de Formação Contínua de Professores de Inglês da Rede Pública, realizado em parceria com a PUC-SP. Desde 1995, o programa já chegou a mais de 5.800 professores da rede pública e de 3,3 milhões de alunos, maiores beneficiados com o aperfeiçoamento do corpo docente. Informações pelo site http://www.culturainglesasp.com.br/wps/portal/Internet/ceogesp. Leia matéria completa

Associação Paulista de Cirurgiões – Dentistas recebe até o dia 25 inscrições de trabalhos científicos para apresentação no Ciosp 2013

Maior evento de Odontologia da América Latina vai reunir de 31 de janeiro a 03 de fevereiro milhares de cirurgiões-dentistas no Expo Center Norte, na Vila Guillherme, em São Paulo.

A APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas recebe até o dia 25 de novembro inscrições de trabalhos científicos produzidos por profissionais e estudantes para apresentação  no  CIOSP 2013  – I Congresso Interdisciplinar da APCD, a ser realizado entre 31 de janeiro e 03 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Os trabalhos são divididos em sete categorias: mesas demonstrativas, painéis, fóruns clínico e científico, temas livres, galeria do sorriso (fotos de reabilitação oral) e prêmio ADA-APCD (pesquisas experimentais com fundamento científico). As inscrições deverão ser feitas pelo site www.ciosp.com.br, que vai divulgar os trabalhos selecion ados em 07 de dezembro.

A grade científica é a grande novidade do CIOSP 2013, que vai lançar foco sobre a integração das especialidades odontológicas. Agrupadas em 10 módulos, essas especialidades serão abordadas em 140 cursos.  Leia matéria completa

A melhor história está por vir é o novo romance de María Dueñas, autora do sucesso Tempo entre costuras


Editora Planeta traz ao Brasil o aguardado novo livro da autora espanhola que se tornou uma sensação mundial desde que lançou Tempo entre costuras, em 2010. Nesta nova história, uma professora espanhola descobre um mundo inesperado e instigante ao passar uma temporada de trabalho na Califórnia.

Incapaz de se recompor sozinha, a professora madrilenha Blanca Perea aceita sem pensar muito o que parece ser apenas um tedioso projeto acadêmico. Sua estabilidade pessoal acaba de ruir e seu casamento foi pelos ares. Confusa e devastada, uma ida à aparentemente insignificante universidade californiana de Santa Cecilia é sua única opção. A partir desse enredo, a autora María Dueñas faz um tributo às segundas oportunidades, à reconciliação e à reconstrução.

O campus que acolhe Blanca, porém, resulta muito mais sedutor do que o previsto, agitado naqueles primeiros dias de setembro por um movimento cívico contrário à destruição de um antigo bosque para a construção de um enorme centro comercial
.
E o trabalho que a absorve – a catalogação do legado de seu velho compatriota Andrés Fontana, falecido décadas atrás – revela-se muito menos insosso do que parecia. À medida que ela se dedica a organizar a memória daquele esquecido hispanista, Daniel Carter, um colega norte-americano veterano e atraente, começa a ocupar um lugar inesperado em sua vida. E, entre esses dois homens – que no passado foram professor e aluno –, um através de seus testemunhos póstumos e outro com sua crescente cumplicidade, Blanca se verá arrastada até um emaranhado de sentimentos inesperados, intrigas soterradas e portas sem se fechar.Leia matéria completa

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Em Congresso no Rio, Claudia Matarazzo lança seu novo livro: Gafes no Palácio



Desta vez a jornalista e chefe do Cerimonial do Governo do Estado do Estado de São Paulo apresenta histórias curiosas e divertidas sobre a atuação do cerimonialista e as acrobacias que às vezes são feitas para resolver contratempos em eventos oficiais. Lançamento no Rio de Janeiro será na sexta-feira, dia 16 de novembro, durante o XVIII Concep  – Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo, no Windsor Atlântica Hotel.

Em seu dia a dia, a paulistana Claudia Matarazzo precisa preparar eventos e receber personalidades que incluem as mais altas autoridades nacionais e internacionais. Nesses casos, detalhes deixam de ser detalhes. Como especialista em etiqueta, nada pode escapar no que se refere a comportamento e cerimonial.

Mas, por maior que seja o esmero para organizar recepções, as gafes acontecem. Já que é assim, porque não se divertir com algumas delas? Com o fino humor da autora, Gafes no Palácio – Micos e saias justas nos bastidores do Poder (Editora Planeta, 224 pp., R$ 29,90), partilha vários desses momentos com o leitor e mostra que é possível sobreviver à saias mais do que justas, presentes não só na vida de cerimonialista, mas também do cidadão comum. Leia matéria completa

Nesse feriado prolongado viaje com saúde e segurança


A vacinação é ainda uma das formas mais efetivas para se evitar doenças infecto-contagiosas em viagens.

Nada melhor do que sair de casa para  passar uma temporada de descanso – nem que seja apenas para aproveitar um feriado prolongado. Mas antes de fechar as malas, é importante verificar se há vacinas recomendadas para evitar doenças transmissíveis existentes no local a ser visitado. Mesmo porque hepatite A, febre amarela, sarampo, rubéola e coqueluche são lembranças, que ninguém quer trazer no retorno.

“Além de proteger a própria saúde, o viajante que se vacina pratica um ato de responsabilidade coletiva, porque não está levando para a sua comunidade doenças existentes em outras regiões, estados e até países”, afirma a médica Isabella Ballalai, presidente da SBIm – Associação Brasileira de Imunizações, do Rio de Janeiro.

VACINAS
Manter a carteira de vacinação em dia é de grande valia para quem viaja, porque garante a proteção contra parte das doenças que afetam os viajantes. No entanto, doses de reforço da vacina tríplice viral -  contra sarampo, caxumba e rubéola -  são recomendadas para aqueles que vão a  localidades, onde estão ocorrendo surtos. No ano passado, por exemplo, foram registrados 26 mil casos de sarampo, principalmente na França e Alemanha. Leia matéria completa

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cultura Inglesa apresenta domingo (11) em Bauru dois musicais inéditos em Inglês

No palco, 33 atores/bailarinos vão interpretar “Footloose” e o infantil “The Winter’s Tale”, ao som de um repertório contemporâneo. O ingresso será trocado por um quilo de alimento não-perecível, a ser doado para a SAPAB.

Sob direção de Albano Sargaço, o Grupo de Teatro Cultura Inglesa apresenta domingo (11) dois musicais inéditos no teatro da Universidade Sagrado Coração, na Rua Irmã Arminda, 10-50, 2107-7000. Às 14 horas haverá uma sessão de “The Winter’s Tale”, adaptação para crianças e pré-adolescentes da comédia homônima de William Shakespeare, sobre um rei que, após acusar injustamente sua esposa de traição, espera 16 anos para ser perdoado por ela e sua filha. Às 19 horas, será a vez de “Footloose”, sucesso dos anos 80, que projetou o ator Kevin Bacon no papel do rapaz, que se muda para uma cidade do interior, onde é proibido dançar. Os figurinos e coreografias são de Uriel Orttiz e a direção vocal de Ettore Verissimo.

Os ingressos podem ser retirados a partir desta terça-feira (6) na Cultura Inglesa, na Rua Virgílio Malta, 14/35, 3223-3016. Dias úteis: das 8 às 20 horas. Sábado: das 8 às 11 horas. Cada ingresso vale um quilo de alimento não-perecível a ser doados à SAPAB – Sociedade de Apoio à Pessoa com AIDS de Bauru. Leia matéria completa

Sucsso nos 80, o musical “Footloose” ganha montagem a ser apresentada sábado (10) em Araçatuba com entrada franca

O espetáculo é inspirado no  filme musical que projetou o ator Kevin Bacon ao estrelato. Em 2011, um remake desta película foi protagonizado pelo dançarino e ator Kenneth Wormald.

Sob direção de Albano Sargaço, o grupo Cultura Inglesa de Teatro apresenta sábado (10), às 20 horas, o musical “Footloose”,  no Teatro do Thathi - COC, na rua General Glicério 429, em Araçatuba. Inspirado em filme homônimo de 1984 estrelado por Kevin Bacon, o musical será interpretado em inglês por 33 atores/bailarinos, que vão contar a história de um jovem que se muda para uma cidade do interior, onde é proibido dançar.

Lucas Miagusuku, Lilica Gomez e Zeca Santos encabeçam o elenco desse espetáculo, cuja trilha sonora é formada por hits como “Let´s Hear It For The Boy”, “Footloose”, ”Dancing in the Sheets”, “Holding Out For A Hero” e o tema romântico “Almost Paradise”. As coreografias e figurinos são de Uriel Orttiz, a direção vocal é de Ettore Veríssimo, o cenário de Marcello Girotti e os arranjos e a direção musical são de André Cortada. 
Os ingressos gratuitos já podem ser retirados na Cultura Inglesa de Araçatuba, na Rua Tabajaras, 154, Centro, 3625-2542, das 14 às 22 horas. Para conhecer a programação da escola, basta seguir a Cultura Inglesa pelas redes sociais: Twitter e Facebook. Leia matéria completa
 
  

Novo livro de Roger Franchini propõe uma releitura do chocante caso Yoki


Em Amor esquartejado, que a Editora Planeta lança em novembro, o autor e ex-investigador de polícia cria uma história de ficção baseada nas notícias do crime em que a esposa do rico empresário paulistano assassinou o marido, esquartejou o corpo e o transportou em duas malas.

O escritor e ex-investigador da Polícia Civil, Roger Franchini, mistura ingredientes para criar uma trama explosiva. De um lado, um crime recente que chocou o país: o assassinato e o posterior esquartejamento do diretor executivo da gigante alimentícia Yoki, Marcos Kitano Matsunaga, de 42 anos, cometidos por sua esposa, Elize Matsunaga. De outro, a capacidade de usar elementos da ficção literária para romancear a história, com bons diálogos, descrições ricas e uma narrativa repleta de ação e toques de humor.

O resultado é o eletrizante livro Amor esquartejado (Editora Planeta, 168 páginas, R$ 19,90), o terceiro da coleção Grandes Crimes (os anteriores foram Toupeira – A história do assalto ao banco Central, em 2010, e Richthofen – O assassinato dos pais de Suzane, em 2011). Leia matéria completa



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cultura Inglesa exibe documentário sobre George Harrison com entrada franca

Filme do premiado diretor Martin Scorsese  está na programação cultural de cinco unidades.

A Cultura Inglesa promove cinco apresentações do documentário “George Harrison – Living in the Material World”, (EUA, 2011) de Martin Scorsese, entre os dias 7 a 21 de novembro. Após integrar a programação do 16º Cultura Inglesa Festival, o filme será exibido  nas unidades da Cultura Inglesa de  Vila Mariana, Granja Viana e Alphaville e também nas unidades da Entry da Penha e de Osasco. A entrada é franca e aberta ao público.

Ao traçar a trajetória de um dos maiores guitarristas de todos os tempos, o  longa  mostra imagens de arquivo e depoimentos de seus companheiros de banda Paul McCartney e Ringo Star, abrangendo desde o início da carreira de George Harrison, em Liverpool, até os últimos dias de sua vida. Há ainda declarações de nomes fortes da música como Eric Clapton, Terry Gilliam, Eric Idle e Yoko Ono. Leia matéria completa

Gafes no Palácio, de Claudia Matarazzo, revela micos e saias justas dos bastidores do Poder

Novo livro da jornalista e chefe do Cerimonial do Governo do Estado apresenta histórias curiosas e divertidas sobre a atuação do cerimonialista e as acrobacias que às vezes são feitas para resolver contratempos em eventos oficiais. Lançamento será na quarta-feira, dia 7 de novembro, na Livraria Cultura – Conjunto Nacional.

Em seu dia a dia, a paulistana Claudia Matarazzo precisa preparar eventos e receber personalidades que incluem as mais altas autoridades nacionais e internacionais. Nesses casos, detalhes deixam de ser detalhes. Como especialista em etiqueta, nada pode escapar no que se refere a comportamento e cerimonial. A autora recebe convidados na Livraria Cultura – Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073) no dia 7 de novembro, a partir das 19h.

Mas, por maior que seja o esmero para organizar recepções, as gafes acontecem. Já que é assim, porque não se divertir com algumas delas? Com o fino humor da autora, Gafes no Palácio – Micos e saias justas nos bastidores do Poder (Editora Planeta, 224 pp., R$ 29,90), partilha vários desses momentos com o leitor e mostra que é possível sobreviver à saias mais do que justas, presentes não só na vida de cerimonialista, mas também do cidadão comum. Leia matéria completa

Gafes no Palácio, de Claudia Matarazzo, revela micos e saias justas dos bastidores do Poder


Novo livro da jornalista e chefe do Cerimonial do Governo do Estado apresenta histórias curiosas e divertidas sobre a atuação do cerimonialista e as acrobacias que às vezes são feitas para resolver contratempos em eventos oficiais.

Em seu dia a dia, a paulistana Claudia Matarazzo precisa preparar eventos e receber personalidades que incluem as mais altas autoridades nacionais e internacionais. Nesses casos, detalhes deixam de ser detalhes. Como especialista em etiqueta, nada pode escapar no que se refere a comportamento e cerimonial.

Mas, por maior que seja o esmero para organizar recepções, as gafes acontecem. Já que é assim, porque não se divertir com algumas delas? Com o fino humor da autora, Gafes no Palácio – Micos e saias justas nos bastidores do Poder (Editora Planeta, 224 pp., R$ 29,90), partilha vários desses momentos com o leitor e mostra que é possível sobreviver à saias mais do que justas, presentes não só na vida de cerimonialista, mas também do cidadão comum. Leia matéria completa


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cultura Inglesa chega ao Morumbi


A partir desta segunda-feira (5),  alunos já podem fazer matrículas para estudar na nova unidade, a ser inaugurada em 2013.

 Em um prédio de quatro mil m², salas de aula equipadas com quadros interativos, multimedia centre e espaço cultural, vai funcionar em 2013 a mais nova  unidade da Cultura Inglesa: a do Morumbi, na avenida  Guilherme Dumont Vilares, 1496.  A partir desta segunda-feira ( 5), haverá um plantão de matrículas e informações nesta mesma avenida, número 1477, loja 4, telefone 3743-4763. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

  A unidade será equipada com softwares e tecnologia especialmente desenvolvidos para tornar  o aprendizado de inglês mais atraente e interativo. O multimedia centre vai funcionar como a extensão da sala de aula. Além de livros, revistas, DVDs, os alunos terão à disposição computadores para acessar o e-Campus, ambiente virtual  exclusivo com mais de 1.300 horas de prática de inglês em diversas atividades, e o Culture World, uma segunda plataforma virtual que propicia uma verdadeira imersão na cultura britânica, com 800 vídeos gravados no Reino Unido.Leia matéria completa         


Livros e universidades em debate


De 5 a 8 de novembro, pesquisadores do livro e especialistas do meio editorial e acadêmico do Brasil, Américas e Europa em São Paulo, participam do Simpósio Internacional “Livros e Universidades”, que acontece no auditório da Biblioteca Mindlin, na Universidade de São Paulo (USP). O encontro, gratuito e aberto ao público, cobrirá o amplo universo do livro, da edição ao mercado, da diversidade de conteúdos às novas plataformas, da produção à formação de público.

O encontro contará com representantes de universidades como Cambridge, Oxford, Harvard, Yale, Chicago e Califórnia, e das universidades brasileiras USP, Unicamp, UERJ, UFMG, UFSC e UFPA, além dos presidentes das associações de imprensas universitárias do Brasil, dos Estados Unidos, da Europa, da América Latina e do Caribe. Veja a programação completa em http://www.edusp.usp.br/livroseuniversidades/50anos/

Zona Leste ganha mais uma creche


Mais uma creche para São Paulo Com capacidade para atender 208 crianças, a nova unidade está localizada na Cidade Tiradentes, na Zona Leste.

O plano de expansão de vagas em creches na capital ganhou nesta semana mais uma unidade: o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Wilma Flor, na Cidade Tiradentes (Zona Leste). A creche tem capacidade para atender até 208 crianças de zero a quatro anos. Localizado na Rua Nova Guaianases, 1004, o CEI oferece ambiente com dois playgrounds, lactário, berçário, salas de aula, refeitório e cozinha. Conta com 27 funcionários, sendo 18 educadores, funciona em período integral, das 7h às 17h, e oferece cinco refeições diárias aos alunos.

O aumento no número de vagas para crianças nessa faixa etária é previsto na Meta 12 - Atender 100% das crianças cadastradas para vagas em creches (0 a 4 anos). No início da vigência da Agenda 2012, São Paulo tinha um déficit de 62.621 vagas, número que já foi alcançado e superado. Hoje, a cidade oferece 210 mil vagas em creches.

Os investimentos destinados à educação infantil também se multiplicaram de R$ 170 milhões em 2004 para R$ 1 bilhão em 2012, muitos desses recursos destinados à ampliação do número de vagas em creches da capital. Um reflexo disso é que, atualmente, quase 54% as crianças nesta faixa etária são atendidas na cidade. O percentual já ultrapassa a média prevista pelo governo federal para o ano de 2020. De acordo com o Plano Nacional de Educação, os municípios deverão atender 50% dessa população até 2020. Leia matéria completa