quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Antes de viajar, proteja-se contra a Coqueluche


Aumento de casos em regiões do Brasil e do mundo leva especialistas a recomendarem a vacinação contra a doença.

Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Chile e Argentina estão entre os países que registraram este ano o crescimento da coqueluche em algumas regiões e cidades.  No Brasil,  o alerta vermelho contra a doença soou em  estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná,  Espírito Santo e Rio Grande do Norte, que registraram o aumento de casos em algum período de 2012.  

  “Os surtos e os aumentos de casos têm levado cada vez mais  médicos do Brasil e do mundo a recomendar a vacinação dos viajantes contra a coqueluche, principalmente para adolescentes, jovens e adultos”, afirma o médico Jessé Alves,  da Sociedade Brasileira de Medicina de Viagem e do Serviço de Check-Up do Fleury. 
A coqueluche não é uma lembrança agradável que alguém quer trazer de uma viagem, seja no final de semana prolongado ou de férias. Causada pela bactéria Bordetella pertussi, ela é transmitida pelas gotículas expelidas pelo doente quando tosse.  Leia matéria completa


A Dramartuga Stef Smith vem a São Paulo e participa de bate papos e leituras dramáticas de dois texto inéditos

As leituras serão realizadas pela Cultura Inglesa, aproveitando passagem da autora pela cidade a convite do  Núcleo de Dramaturgia do Sesi-British Council.

A Cultura Inglesa promove nos dias 4 e 5 as leituras dramáticas em português das peças “Jamais Vu: Nunca Visto” e “Atropelamento”, ambas escritas pela premiada dramaturga e diretora escocesa Stef Smith, que vem ao São Paulo dentro do projeto do Núcleo de Dramaturgia do Sesi-British Council. A primeira leitura ocorrerá no Centro Brasileiro Britânico e a segunda, no Sesi. Premiada no Festival de Edimburgo de 2010 e 2011 com “Atropelamento”, Stef Smith participará de um bate-papo com o público após as leituras, com tradução consecutiva. A entrada é franca.

 Formada em Teatro e Artes de Teatro na Queen Margaret University, Stef Smith é assessora do dramaturgo David Leddy, autor da peça “Sussurros”, apresentada em 2011 no Parque do Ibirapuera.  Também escreve para a Rádio Drama da BBC e recentemente criou a peça "Tea and Symmetry" para a BBC Escocesa. Seu último trabalho foi o espetáculo "The Silence of Bees", que integrou o  Arches Behavior Festival e foi incluído no Teatro Nacional da Escócia. 

A leitura de  “Jamais Vu: Nunca Visto” ocorrerá às 17 horas do dia 04 na Sala Cultura Inglesa do CBB – Centro Brasileiro Britânico (na rua Ferreira de Araújo 741, Pinheiros, 3039-0500). Escrita em 2011, conta a história de uma mulher que não consegue tirar o cheiro de gasolina dos cabelos e a sujeira incrustada sob suas unhas. Quase certa de que não está pronta para ser mãe, ela tenta evitar o futuro que só ela vê.  Participarão da leitura os atores: Cláudia Piassi, Dainiela Theller, Edu Guimarães, Elisa Porto, Erikla Máximo, Laerte Mello, Leandro D’Errico e Renata Aspesi.  Duração: 50 minutos. Idade: 14 anos. Leia matéria completa



Começa na próxima segunda, a Semana Britânica da Granja Viana

A já tradicional Semana Britânica promovida pela Cultura Inglesa acontece entre os dias 5 e 10 de novembro. 

Entre os dias 5 e 10 de novembro, os países do Reino Unido invadem a Cultura Inglesa na Granja Viana. É a já tradicional Semana Britânica, com uma programação repleta de atividades que vão aproximar o Brasil dos países britânicos. Terá apresentação musical, exposição de fotografias, espetáculo teatral e até degustação de pratos típicos. Tem atividades para todas as idades e todas são gratuitas. É necessário fazer reserva pelo telefone (11) 4702-5408.

Para abrir a programação, no dia 5, uma exposição com 14 fotografias vai contar a vida e a carreira dos Beatles. No mesmo dia, Jeremy Addey, professor da Cultura Inglesa graduado em Ciências do Esporte em Londres, fala sobre os ganhos que as atividades físicas proporcionam aos profissionais das mais variadas áreas de atuação. Está previsto ainda um workshop sobre ilustração, voltado para crianças, com o professor Gus Morais.

Além da mostra sobre a mais famosa banda britânica, será exibido o documentário George Harrison - Living in the Material World. O filme conta com depoimentos de Paul McCartney, Ringo Star, Yoko Ono, entre outros. A musicalidade da semana continua com a apresentação do Coral das Crianças da Casa de Apoio. Leia matéria completa 




Mudanças na Cultura Inglesa em Bauru trazem benefícios para alunos, professores e para a cidade

A partir de agora, a unidade faz parte da maior rede de escolas não-franquiadas do País.

Presente em Bauru há 18 anos, a Cultura Inglesa passa por mudanças que vão trazer benefícios não só para alunos e professores, mas para a cidade. Agora, a escola integra o grupo de unidades próprias da Cultura Inglesa – São Paulo, a maior rede de escolas de inglês não-franquiadas do país. Com isso, os estudantes e professores da Cultura Inglesa em Bauru terão o mesmo suporte tecnológico e acadêmico das outras 31 unidades localizadas no Estado.

A totalidade dos alunos terá acesso ao e-Campus, plataforma virtual exclusiva com mais de 1.300 horas de atividades, e ao Culture World, ambiente virtual que proporciona a imersão interativa na cultura britânica por meio de mais de 800 vídeos pelos quais se pode treinar a fala e a compreensão oral. As duas plataformas contam com feedback de professores e ferramentas de estudo online.

Além disso, a escola se consolida como um espaço cultural e passa a receber exposições, apresentações teatrais, shows, palestras e outras atividades. Em todos os meses de maio, Bauru fará parte do circuito do Cultura Inglesa Festival que, em edições anteriores, já trouxe bandas britânicas como Franz Ferdinand, Gang of Four,  Miles Kane, The Horrors e We Have Band. Leia matéria completa


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Maior evento de Odontologia da América Latina abre incrições para os cursos da Grade Científica


Com um formato inovador, o Ciosp 2013 – I Congresso Interdisciplinar da APCD vai reunir de 31 de janeiro a 03 de fevereiro milhares de cirurgiões-dentistas no Expo Center Norte, na Vila Guillherme, em São Paulo   

Lançar foco sobre a integração das especialidades odontológicas é a grande novidade do Ciosp 2013 – I Congresso Interdisciplinar da APCD, promovido pela Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas (APCD), entre 31 de janeiro a 03 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A grade científica será composta por 10 módulos que, em 140 cursos, vão abordar todas as especialidades odontológicas. Haverá, ainda, workshops, cursos interdisciplinares, hands on e transmissão ao vivo, via satélite, de procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados na APCD Central para o congresso. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ciosp.com.br ou pelo telefone 0800 12 85 55.

“O diferencial do Ciosp 2013 é que o congressista terá a oportunidade de montar a sua própria programação, de acordo com as especialidades odontológicas de seu interesse, de uma maneira mais dinâmica e integrada”, afirma o presidente do congresso, o professor-doutor Reinaldo Brito e Dias, titular da Faculdade de Odontologia da USP.

 Paralelamente ocorrerão a 16ª Fiosp – Feira Internacional de Odontologia de São Paulo e o Projeto Saúde Coletiva, que vai discutir as Políticas Públicas de Saúde Bucal com a participação dos coordenadores de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e do estado de São Paulo. Leia matéria completa



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Volta a São Paulo, na Estação Ciência da USP, a exposição Vias do Coração

Volta a São Paulo, na Estação Ciência da USP, a exposição...

 ...e com várias novidades: um coração de 2,5 m de altura, onde os visitantes poderão conferir de perto as principais estruturas do órgão, além de conteúdos, filmes e equipamentos novos. A mostra ampliada traz também a Estação Diabetes, inédita na capital, que estreia atrações como um modelo interativo mostrando o impacto do diabetes na saúde e um prato gigante para as crianças criarem refeições saudáveis.


No próximo dia 1º de novembro, quinta-feira, será aberta ao público a mostra “Vias do Coração”, na Estação Ciência da USP, no bairro da Lapa. Trata-se de uma realização conjunta entre o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e a Sanofi, criada em 2008 e já visitada por mais de 45.000 pessoas.


A exposição tem formato compacto, linguagem acessível e comunica-se com toda a família. Vias do Coração combina conteúdo, jogos eletrônicos, atrações e atividades monitoradas para facilitar o aprendizado sobre o coração e estimular a prevenção das doenças cardiovasculares. Para atrair tanto o público jovem quanto a população adulta, a mostra foi estruturada em 10 estações de forma evolutiva e lúdica.

Nas estações periféricas, o visitante recebe informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos em 3D, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.

Durante o percurso, crianças e adultos podem se divertir calculando quantas vezes seu coração já bateu desde o nascimento ou conferir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia-a-dia. Os visitantes também poderão conferir no coração gigante o som ampliado de batimentos cardíacos em diferentes freqüências, cedidos pelo Museu de Ciência e Indústria de Chicago, bem como assistir a vídeos educativos da premiada agência americana Travelogue, especializada em escaneamento do corpo humano em 3D.

A estação central apresenta um dos maiores inimigos da saúde cardiovascular: a Hipertensão. Ilustrações retratam situações do dia a dia e chamam a atenção do público sobre a importância de controlar a pressão arterial. Mesclando conceitos com algumas retrospectivas e curiosidades históricas, o objetivo é dar ao conteúdo um tratamento mais humanizado e fixar o aprendizado. Leia matéria completa

J. J. Benítez e mais autores da Planeta na Feira do Livro de Porto Alegre


Mario Prata, Paulo Lins, Luciana Savaget e Lenice Gomes, entre outros nomes da editora, também participam desse evento, que vai de 27/10 a 11/11.

Começa nesta sexta-feira (dia 27) e vai até o dia 11/11 a 58ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, um dos eventos culturais mais tradicionais realizados na capital gaúcha.

Ao longo dos 17 dias de evento, o público pode participar das diversas atividades oferecidas para todas as faixas etárias. São centenas de sessões de autógrafos e de programações culturais tendo como norte o livro, a leitura e a literatura. No decorrer da Feira, ocorrem debates, mesas-redondas, seminários, encontros com autores, oficinas, leituras, contações de histórias e programações artísticas inteiramente gratuitas em um ambiente democrático, participativo e inclusivo.

E a Editora Planeta comparecerá em peso na programação da Feira, começando pela vinda ao Brasil do celebrado autor espanhol J. J. Benítez, autor da popular saga Cavalo de Troia. Benítez bate um papo com o público sobre sua vida e obra no sábado (dia 27), a partir das 19h, na Sala dos Jacarandás, dentro do Memorial do RS. Leia matéria completa


Exporador da National Geographic participa de bate-papo na Cultura Inglesa

O encontro acontece no dia 8 de novembro, em Santana, com entrada franca. O bate-papo será em inglês.

O explorador da National Geographic Stephen Alvarez está acostumado a ir fundo nas suas experiências mundo afora para desvendar mistérios e locais inusitados. Recentemente, ele investigou a rede subterrânea de Paris e o resultado foi a descoberta de catacumbas do século XVIII e até de festas que acontecem em antigas adegas parisiense.

Para contar todas essas experiências e mostrar um pouco do seu trabalho, ele participa de um bate-papo, em inglês, na Cultura Inglesa no bairro de Santana, no dia 8 de novembro, a partir das 13h30. A escola fica na Rua Duarte de Azevedo, nº 550 e, para participar, é necessário fazer reserva pelo telefone (11) 2976-8699. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

Stephen está com o National Geographic desde 1995 e a sua primeira missão o levou a 6.096m de altura para fotografar uma múmia Inca de 500 anos nos Andes Peruanos. A partir dessas incursões ao desconhecido, o fotojornalista conta histórias sobre exploração, cultura, religião e as consequências de diversos conflitos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Volta a São Paulo, na Estação Ciência da USP, a exposição Vias do Coração



...e com várias novidades: um coração de 2,5 m de altura, onde os visitantes poderão conferir de perto as principais estruturas do órgão, além de conteúdos, filmes e equipamentos novos. A mostra ampliada traz também a Estação Diabetes, inédita na capital, que estreia atrações como um modelo interativo mostrando o impacto do diabetes na saúde e um prato gigante para as crianças criarem refeições saudáveis.

 No próximo dia 1º de novembro, quinta-feira, será aberta ao público a mostra “Vias do Coração”, na Estação Ciência da USP, no bairro da Lapa. Trata-se de uma realização conjunta entre o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e a Sanofi, criada em 2008 e já visitada por mais de 45.000 pessoas.

A exposição tem formato compacto, linguagem acessível e comunica-se com toda a família. Vias do Coração combina conteúdo, jogos eletrônicos, atrações e atividades monitoradas para facilitar o aprendizado sobre o coração e estimular a prevenção das doenças cardiovasculares. Para atrair tanto o público jovem quanto a população adulta, a mostra foi estruturada em 10 estações de forma evolutiva e lúdica.

Nas estações periféricas, o visitante recebe informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos em 3D, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores. Leia matéria completa.



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cultura Inglesa e escola superior de artes Célia Helena promovem leitura dramática da primeira parte de “A Bomba”


Inédito no Brasil, o texto terá leitura em português, dirigida por Francisco Medeiros.

O dramaturgo Lee Blessing e outros nove talentosos autores britânicos se juntaram em torno de um ideal: narrar a história política da bomba atômica, desde 1940 até os dias atuais. Desse esforço monumental surgiu “A Bomba”, uma coletânea de 11 textos curtos inéditos no Brasil, cuja primeira parte  ganhará uma leitura dramática no próximo sábado (27), às 17 horas, promovida na  Escola Superior de Artes Célia Helena em parceria com a Cultura Inglesa.

   Com direção de Francisco Medeiros, a leitura contará com um elenco formado por André Blumenschein, Chico Carvalho, Dinah Feldmann, Edu Guimarães, Felipe Schermann, Laerte Mello, Leandro D’Errico, Luciano Gatti, Mauro Schames, Plínio Soares, Priscilla Herrerias e Renata Aspesi.  A Escola Superior de Artes Célia Helena fica na avenida São Gabriel, 462, no Itaim Bibi, telefone 3884-8294. A entrada é franca. Classificação: 14 anos. Duração: 120 minutos. 70 lugares, lanchonete, ar-condicionado e acesso a portadores de necessidades especiais. Para saber mais sobre a Cutura Inglesa, acesse www.culturainglesasp.com.br ou siga o  Twitter (www.twitter.com/culturainglesa) e o Facebook (www.facebook.com/culturainglesasp). Leia matéria completa

O infantil em inglês “Revolting Rhymes” reestreia dia 27 no espaço Cultura Inglesa-Tatuapé


O texto é inspirado em poemas infantis do escritor britânico Roald Dahl. A entrada é franca.

O grupo Teatro do Óbvio reestreia neste sábado (27) o infantil “Revolting Rhymes” no Espaço Cultura Inglesa-Tatuapé. Dirigido por Victor Mühlethaler, o espetáculo é totalmente encenado em inglês e traz versões surpreendentes para os contos de fadas criadas pelo escritor galês Roald Dahl. No elenco estão Bruno Caetano, Felipe Hofstatter, Maju Martins, Mariana Leme e Vânia Canto.

  A peça ficará em cartaz até 25 de novembro no Espaço Cultura Inglesa-Tatuapé, na Rua Emílio Mallet, 1248, 2093-8386, 80 lugares e ar condicionado. Sessões: sábados às 17h, e domingos às 16h, exceto nos dias 17 e 18 quando não haverá espetáculo. Classificação etária: livre. Duração: 50 minutos. A entrada é grátis. Informações pelo site www.culturainglesasp.com.br. Siga a Cultura Inglesa pelas redes sociais: Twitter e Facebook e fique por dentro desta e de outras programações da escola.

“The Pillowman” Reestreia sábado (dia 27) no espaço Cultura Inglesa-Mooca


Encenada em inglês, peça é do premiado dramaturgo irlandês Martin McDonagh.  A entrada é grátis.

Sob direção e adaptação de Rodrigo Haddad, a peça “The Pillowman” reestreia neste sábado (27) no Espaço Cultura Inglesa-Mooca. Encenada em inglês, conta a história de um escritor suspeito de assassinato por ser autor de contos que guardam semelhanças com os crimes. O texto é assinado pelo consagrado dramaturgo irlandês Martin McDonagh, que conquistou o Oscar em 2006 pelo curta-metragem "Six Shooter".  O elenco é formado por Rodrigo Haddad, Alexandre Ogata, Rafael Leandro e Guilherme Guimarães.

  O público poderá conferir “The Pillowman” até 25 de novembro no Espaço Cultura Inglesa-Mooca, na Rua do Oratório, 232, telefone 2605-8186, 80 lugares e ar condicionado. Sessões: sábados às 19h e domingos às 18h, exceto dias 17 e 18 quando não haverá espetáculo. Idade mínima: 16 anos. Duração: 120 minutos. Entrada franca. Leia matéria completa

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cultura Inglesa estreia em 20 de outubro musical infantil em inglês adaptado de comédia de Shakespeare

The Winter’s Tale” conta com um elenco formado por 33 atores, que vão cantar e dançar ao som de um repertório moderno interpretado ao vivo. A entrada é grátis.

  
Sob direção de Albano Sargaço, o grupo de Teatro Cultura Inglesa estreia em 20 de outubro o musical infantil em inglês “The Winter´s Tale”, no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros. O espetáculo é uma adaptação para crianças e pré-adolescentes da comédia homônima de William Shakespeare (1564-1616).  A peça conta a história de um rei que, após acusar injustamente sua esposa de traição, espera 16 anos para ser perdoado por ela e sua filha.

Lucas Miagusuku, Joan Briana e Raphael Cocenzo compõem o elenco formado por  33 atores/bailarinos , que vão cantar e dançar sucessos de “One Direction”, Justin Beeber, Kelly Clarkson, Madonna e U2. Os figurinos e coreografias são de  Uriel Orttiz e a direção vocal de Ettore Verissimo.

The Winter's Tale" cumprirá temporada até 04 de novembro no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros, na rua Deputado Lacerda Franco 333, Pinheiros, telefone 3814-0100.  Leia matéria completa 

Mais 71 famílias de Paraisópolis recebem título de regularização fundiária


A iniciativa faz parte da Meta 18 - Atender 180 mil novas famílias no Programa de Regularização Fundiária

Na Zona Sul, 71 famílias de Paraisópolis podem respirar aliviadas agora que têm seus imóveis regularizados e integrados à cidade formal. Elas receberam o título de Regularização Fundiária e passaram a ser oficialmente proprietárias de suas casas. O documento permite que essas pessoas tenham acesso aos serviços públicos, além de  crédito e financiamentos.

Ao todo, 175.702 famílias já obtiveram essa documentação  e esse novo lote de títulos é um passo importante para a conclusão da Meta 18 - Atender 180 mil novas famílias no Programa de Regularização Fundiária. Para se candidatar ao benefício da concessão de uso de área pública para fins de moradia, o morador deve residir no local em período anterior a 30 de junho de 1996, não possuir outro imóvel e ocupar área inferior a 250 metros quadrados. Leia matéria completa


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Depois de revolucionar as dietas alimentares, terapia ortomolecular chega à beleza

Em seu novo – e inédito – livro, a terapeuta ortomolecular Heloisa Bernardes exalta a importância da oligoterapia, método terapêutico bastante difundido na Europa e que abre um novo caminho para a saúde real, que não é apenas a ausência de doenças declaradas, mas, também, a harmonia das funções do corpo.

Depois de lançar uma reedição ampliada do surpreendente Você e seu sangue, em abril deste ano, a Editora Planeta leva às prateleiras de todo o país um título inédito da terapeuta ortomolecular Heloisa Bernardes: A beleza na ortomolecularConheça todos os segredos e benefícios dos bioidênticos vibracionais (Editora Planeta/ selo Academia, 224 pp., R$ 24,90).

Enquanto o livro anterior era uma espécie de guia prático de como se alimentar de acordo com o seu tipo sanguíneo, e, dessa forma, ter mais saúde, este lançamento busca mostrar a evolução da oligoterapia, que preconiza o equilíbrio por meio de uma tecnologia que há 20 anos vem se atualizando. O termo tem origem na palavra grega oligo, que significa pouco, ou seja, pequena quantidade de elementos. Leia matéria completa

Geronimo Stilton, um ratinho Papai Noel


Entre a neve, um montão de trabalho e elfos, o espírito natalino invade as novas aventuras de Geronimo Stilton, “O mistério dos elfos”.

A Ratônia está em clima de festa em O mistério dos elfos (Editora Planeta/ Planeta Infantil, 128 pp., R$ 24,90). O Natal chegou e os ratinhos já iluminam, enfeitam e colorem a cidade para comemorar esta data tão especial.

 Mas nem todos podem curtir este clima de celebração. Por uma ordem do vovô Torquato Atropelarratos, Geronimo Stilton, o camundongo mais simpático da Ilha dos Ratos e diretor do popular jornal Eco dos Roedores, vai ter de trabalhar durante as festividades.

Como uma bola de neve, diversas tarefas vão se aglomerando aos poucos para infernizar a vida do personagem principal. E conseguem criar uma avalanche em sua rotina. No meio de toda essa confusão, Geronimo esquece um compromisso inadiável com seu sobrinho Benjamim e chateia o garoto, uma vez que queria cumprir a decisão de seu avô. Além disso, durante visitas inesperadas de amigos, o diretor do Eco dos Roedores destrata os colegas. O ratinho deve só trabalhar, trabalhar e trabalhar.

Como nos anos anteriores, Stilton tem de escrever a sua tradicional matéria sobre o Natal. Só que ele nada tem para contar ao público a não ser sobre o seu trabalho árduo. Leia matéria completa

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Um mergulho na correspondência – e na alma – de John Lennon


Em “As cartas de John Lennon”, livro organizado por Hunter Davies, leitor tem em mãos uma rara autobiografia do músico britânico, contada por meio de cartas, bilhetes e notas com sua letra e seus típicos desenhos.

“A reação de John Lennon à maioria das coisas, fosse alegria ou raiva, medo ou aversão, diversão ou fúria, era escrever. Ele reagia com palavras, não apenas com música. Era totalmente natural para ele levar a caneta ao papel sempre que tinha uma ideia, um pensamento ou o desejo de se comunicar.” (Hunter Davies, 2012)

Relato algum poderia explicar melhor a razão para a publicação de uma obra como As cartas de John Lennon, organizada por Hunter Davies. E é com a frase acima, de autoria do próprio Davies, que tem início o livro que a Editora Planeta traz ao Brasil, no dia em que Lennon completaria 72 anos (9/10) e no mês em que se comemoram os 50 anos do primeiro lançamento dos Beatles, o compacto que trazia as músicas Love me do e P.S. I love you. O lançamento será mundial e simultâneo nos Estados Unidos, América Latina e Europa.

Autorizada por Yoko Ono, As cartas de John Lennon (Editora Planeta, 400 pp., R$ 59,90) é uma biografia inédita do músico feita totalmente por meio de cartas, bilhetes, autógrafos, recados e cartões-postais, para a família, esposas, amigos, jornais, advogados, fãs, colegas de trabalho e até para a lavanderia. Algumas delas são irônicas e engraçadas; outras, mais informativas; outras, ainda, agressivas. Mas há também aquelas – a maior parte delas – em que ele revela um lado doce e delicado. Leia matéria completa

Livros em debate


Seminário Internacional “Livros e Universidades” será o maior encontro internacional de especialistas do mundo editorial e acadêmico já realizado no Brasil. Entre eles, representantes das Universidades de Cambridge, Yale, Leipzig, Buenos Aires e Sapienza di Roma, entre outras.
Pesquisadores do livro e especialistas do meio editorial e acadêmico do Brasil, Américas e Europa reúnem-se de 5 a 8 de novembro, em São Paulo, no Seminário Internacional Livros e Universidades, que acontece no auditório da Biblioteca Mindlin, na Universidade de São Paulo (USP). O encontro, gratuito e aberto ao público, cobrirá o amplo universo do livro, da edição ao mercado, da diversidade de conteúdos às novas plataformas, da produção à formação de público.

“Será uma oportunidade para refletir sobre a história do livro e do conhecimento”, explica Marisa Midori Deaecto, curadora do Seminário, que o dividiu em três eixos temáticos: Editores (reunindo editores de universidades do Brasil, Américas e Europa), Formadores (destinado a formar profissionais na área editorial) e Pesquisadores do livro (acadêmicos renomados no campo da História do livro e da leitura).

O eixo dos Editores contará com representantes das universidades de Cambridge, Oxford, Harvard, Yale, Chicago e Califórnia, e das universidades brasileiras USP, Unicamp, UERJ, UFMG, UFSC e UFPA, além dos presidentes das associações de imprensas universitárias do Brasil, dos Estados Unidos, da Europa, da América Latina e do Caribe. Leia matéria completa

Planeta lança último volume da trilogia sobre o Terceiro Reich, de Richard J. Evans


Muito já se escreveu sobre os terrores do regime nazista durante a II Guerra Mundial, mas nenhuma outra obra descreve de maneira tão detalhada o dia a dia da Alemanha durante aquele período quanto “O Terceiro Reich em guerra”, último volume da trilogia do historiador britânico Richard J. Evans.

O último livro da trilogia de Richard J. Evans, O Terceiro Reich em guerra (Editora Planeta, 1040 pp., R$ 129,90), conta a história do Terceiro Reich – o regime criado na Alemanha por Adolf Hitler e seus nacional-socialistas – desde a eclosão da II Guerra Mundial, em 1º de setembro de 1939, até o seu fim, na Europa, em 8 de maio de 1945.

O livro pode ser lido de modo avulso, como uma história da Alemanha durante a guerra. Mas é também o volume final de uma trilogia, iniciada com A chegada do Terceiro Reich (2010), que aborda as origens do nazismo, o desenvolvimento de suas ideias e sua ascensão ao poder em 1933.
O segundo volume da série, O Terceiro Reich no poder (2010), cobre os anos de paz de 1933 a 1939, quando Adolf Hitler e os nazistas promoveram o poder militar na Alemanha e a prepararam para a guerra. A abordagem geral dos três volumes estava exposta já no prefácio de A chegada do Terceiro Reich. Juntos, os três livros de Evans almejam proporcionar um relato abrangente da Alemanha sob o controle nazista. Leia matéria completa

Semana Britânica agita Santana


O evento idealizado pela Cultura Inglesa tem o intuito de aproximar a mentalidade brasileira com os ideais ingleses

A Cultura Inglesa de Santana vai se transformar num pedacinho do Reino Unido entre 19 e 27 de outubro, quando acontece a British Week. Inteiramente gratuita, a Semana Britânica possui uma programação variada que vai desde degustações até  apresentações de teatro e música.
No dia da abertura, a garotada vai-se esbaldar com uma peça cheia de mistério e interativa chamada Scotland Yard. O espetáculo faz com que as crianças ajam como  o verdadeiro Sherlock Holmes. Os alunos terão que procurar pistas, entrevistar suspeitos e usar a lógica a fim de solucionar o assassinato. Para os adultos, será apresentada a comédia romântica musical “Love & Affection”.
A música do Reino Unido será representada em duas ocasiões. No Music Club Live, um cantor e um violinista interagem com a plateia e realizam atividades a partir das letras de canções famosas. No repertório há Queen, U2, Eric Clapton, entre outros. No Brit Pop in Concert, os professores da unidade João Paulo Risoli e Samantha Mainine cantam hits britânicos de todos os tempos.
Leia matéria completa


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Planeta lança nova edição de “Cidade de Deus”, primeiro e aclamado romance de Paulo Lins

Um dos romances brasileiros mais marcantes da década, obra deu origem ao filme de  Fernando Meirelles,  indicado a quatro Oscars em 2004.

Em Cidade de Deus (Editora Planeta, 392 pp., R$ 39,90), o romance de estreia de Paulo Lins, originalmente publicado em 1997, o escritor carioca constrói um painel das transformações sociais pelas quais passou o conjunto habitacional Cidade de Deus, na periferia do Rio de Janeiro: da pequena criminalidade nos anos 1960 à situação de violência generalizada e de domínio do tráfico de drogas dos anos 1990.

O cenário é uma das favelas mais notórias do Rio de Janeiro, um lugar onde a violência está no cotidiano das pessoas - seja por causa de drogas, dinheiro ou amor – em contraste com as batidas do samba que ecoam até o amanhecer, acompanhadas pelas mais lindas mulheres do mundo. Ali, um jovem rapaz – o protagonista Busca-Pé – deseja escapar do ambiente ao qual se sente preso e tornar-se um fotógrafo de sucesso.

Para redefinir a situação do lugar onde cresceu, Paulo Lins usa o termo "neofavela", em oposição à favela tradicional, aquela das rodas de samba e da malandragem romântica, mais presente em seu segundo romance, Desde que o samba é samba, também lançado pela Planeta, em abril deste ano.Leia matéria completa

Maternidade de Curitiba vacina cerca de 300 funcionários contra coqueluche para proteger a saúde dos bebês

Além da imunização, ação inclui conscientização de pais,  familiares e cuidadores de bebês. No Paraná, houve 208 casos de coqueluche  no primeiro semestre de 2012 – muito acima dos 148 registrados ao longo de 2011 inteiro .

Uma experiência inédita no Brasil de prevenção à transmissão da coqueluche para  recém-nascidos, realizada pelo Hospital e Maternidade Santa Brígida, em Curitiba, no Paraná, será apresentada nesta sexta-feira pela pediatra Marjorie Feliz no 17º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica, que acontece até sábado (13),  no Rio de Janeiro.

O  estudo prevê a vacinação contra coqueluche de todos os 600 funcionários da maternidade – entre médicos, enfermeiros, atendentes, recepcionistas, etc –  e a conscientização de pais, familiares e cuidadores dos bebês. “A coqueluche está entre uma das cinco causas de morte preveníveis em menores de cinco anos no mundo, sendo os recém-nascidos os mais suscetíveis e que têm complicações mais graves em casos de ocorrência da doença”, explica a responsável pela pesquisa.

Em conjunto com a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a pediatra acompanha desde o início de 2011 os riscos e o aumento de números de casos de coqueluche nos recém-nascidos em Curitiba e região metropolitana. A análise dos números resultou em uma ação diferenciada na prevenção a doença já que as principais fontes de transmissão aos bebês são  as mais próximas. Leia matéria completa

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Sanofi abre as inscrições para o 5º Prêmio Inovação Medical Services - Novos Caminhos em Saúde Pública

Desde 2009, o prêmio já recebeu mais de 700 trabalhos de 24 Estados do País

Estão abertas as inscrições para a 5a edição do Prêmio Inovação Medical Services, iniciativa criada pelo portal Medical Services, da Sanofi, que busca incentivar projetos e ações de médicos, profissionais e acadêmicos da área de saúde que promovam avanços para a saúde pública. Além da inovação e da criatividade, as propostas serão avaliadas pela relevância do tema, a capacidade de modificar uma realidade observada e a sua reprodutibilidade para outros centros de saúde do Brasil, desde hospitais de grande porte da capital aos postos de saúde do interior do País. As inscrições podem ser feitas até 10 de novembro e mais informações sobre o regulamento e a premiação podem ser obtidas no endereço www.medicalservices.com.br.

A premiação se divide em três categorias: “Profissionais de Saúde”, que contempla iniciativas já implementadas e trabalhos em desenvolvimento; “Doutorandos”, para estudantes de cursos da área da saúde; e “Medicina Tropical”.
Desde o seu lançamento, em 2009, o prêmio já recebeu mais de 700 trabalhos, de centenas de cidades do País. São projetos que tratam desde melhorias na gestão dos serviços de saúde, de procedimentos clínicos, programas de capacitação de profissionais, criação de banco de dados e otimização de procedimentos até a criação de programas de atenção aos pacientes. Leia matéria completa

Dia da criança: Um bom momento para se pensar na saúde garotada


Atenção para a coqueluche, doença controlada até os anos 90 e que começa a provocar mortes, sobretudo entre bebês menores de um ano.

A ampliação das campanhas de vacinação é apontada como uma das causas da queda de 73% da mortalidade infantil no Brasil em apenas duas décadas. Destaque do relatório da Unicef, a taxa brasileira caiu de 58 para 16 por mil nascidos vivos entre 1990 e 2011.
 O Dia da Criança é uma boa oportunidade para refletir sobre esses resultados. “Muitos pais se preocupam em dar a seus filhos presentes caros e se esquecem de que o melhor presente é propiciar uma vida saudável à criança”, diz a pediatra Lucia Bricks, diretora de Saúde Pública da Sanofi Pasteur, a divisão vacinas do grupo Sanofi.
 O médico Renato Kfouri, presidente da SBIm – Associação Brasileira de Imunizações, argumenta que hoje a vacinação não é uma exclusividade da criança. “Adolescentes, adultos, gestantes, idosos e viajantes também têm programas de imunização específicos para eles. Toda a família passa a ser o alvo da prevenção”, pondera. Uma das doenças que demanda a vacinação da família para a proteção da saúde dos bebês é a coqueluche.
Controlada nos anos 90, a popular “tosse comprida” está crescendo em vários países do mundo, principalmente entre adolescentes, jovens e adultos, que contagiam as crianças, principalmente os bebês menores de um ano, fase em que o esquema vacinal está incompleto. Estudos publicados no Pediatric Infectious Diseases, em 2004 e 2007, demonstraram que mais de 75% dos recém-nascidos com coqueluche foram infectados por alguém próximo.
 As principais fontes de transmissão foram as mães (33%), os irmãos (19%), os avós (8%) e outros (7%). “Por isso, além de vacinar as crianças a partir dos dois meses de idade, é preciso administrar as doses de reforço tanto para as crianças, como para adolescentes e adultos, principalmente os que têm contato frequente com crianças pequenas”, explica Renato Kfouri.
 A SBIm recomenda a vacinação de reforço contra coqueluche para adolescentes a partir dos 11 anos, assim como para adultos, incluindo os idosos, pois a coqueluche afeta pessoas de qualquer idade. Leia mais

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Cultura Inglesa abre incrições para o exame de Cambridge


Qualquer pessoa com conhecimentos em inglês pode realizar os exames. As  inscrições devem ser feitas até outubro em uma das unidades da  Cultura Inglesa.

Para estudar ou trabalhar fora do país, é comum ter de comprovar o seu nível de conhecimento de inglês, geralmente por meio de certificações internacionais, dentre as quais se destacam as da Universidade de Cambridge, amplamente aceitas por mais de 12.500 instituições de ensino e organizações em mais de 120 países.

Para obter um certificado é necessário fazer uma prova que, nesse ano, acontece em dezembro. As inscrições devem ser feitas em outubro nas unidades da Cultura Inglesa (inserir link www.culturainglesasp.com.br). As inscrições para os níveis intermediário avançado (FCE), avançado (CAE) e proficiência (CPE) podem ser feitas até o dia 15 de outubro. Já os candidatos dos níveis básico (PET) e intermediário (KET) têm um prazo mais elástico: até o dia 29.

Além de aceitos pela maioria das universidades britânicas e americanas, como a University of Manchester, Oxford University, London School of Economics, University of California e Boston University, os Exames de Cambridge têm o reconhecimento de empresas, órgãos governamentais e serviços de imigração. Os exames avaliam as habilidades de ler, escrever, entender e falar inglês do candidato com questões baseadas em situações reais de comunicação. Leia matéria completa