A vacina é a melhor proteção para quem pretende viajar para as áreas de risco da doença.
A alegria da semana do Carnaval não combina com doença. Por isso, quem vai aproveitar este período para viajar precisa ficar atento à febre amarela, cujas áreas de risco ocupam hoje 19 dos 27 estados da federação. Só entre 1990 e 2010, a doença atingiu 587 pessoas, causando 259 mortes, conforme revelam os dados do Ministério da Saúde, que traz em seu portal (www.saude.gov.br) a lista dos municípios com recomendação para a vacinação.
“Muitos brasileiros pensam que a vacina de febre amarela é indicada apenas para quem viaja a certos países do Exterior, ignorando que hoje boa parte do nosso país está em área de risco”, afirma a médica Isabella Ballalai, da direção nacional da SBIm - Associação Brasileira de Imunizações.
Mesmo estados altamente industrializados como São Paulo têm vastas áreas de transmissão da febre amarela. “Muitas pessoas não sabem que Marília, Buri e outras cidades da região Noroeste oferecem risco para a doença”, esclarece a médica Mônica Levi, presidente da SBIm São Paulo.
No portal www.viagemcomsaude.com.br, o viajante pode ter mais informações sobre como prevenir -se contra a febre amarela e outras doenças através da vacinação , assim como evitar riscos à saúde na viagem e enfrentar problemas como jetlag, enjôos marítimos, falta de ar em montanhas. Criado pela Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas do grupo Sanofi, o portal tem cerca de 900 ilustrações e mapas, fornecendo dados sobre 223 destinos nos cinco continentes, notícia, links úteis.
Além dos postos de saúde, as pessoas que precisam se proteger contra a febre amarela podem recorrer à clínicas particulares de imunização, que são credenciadas pela Anvisa para administrar esta vacina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário