quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CULTURA INGLESA PROMOVE SEMANA ALAN AYCKBOURN COM EXPOSIÇÃO, PALESTRA, 4 LEITURAS DE PEÇAS INÉDITAS E 2 WORKSHOPS


De 29 de outubro a 06 de novembro, a Cultura Inglesa vai promover a Semana Alan Ayckbourn em homenagem a este que é, provavelmente, o autor vivo mais encenado em todo o mundo. Suas75 peças já foram apresentadas em 35 países. Aos 73 anos, dirigiu mais de 300 espetáculos e ganhou os prêmios máximos do teatro britânico e americano (Olivier Award e Tony Award). A semana reunirá oito eventos -uma exposição, uma palestra, quatro leituras dramáticas de peças inéditas e dois workshops. Todos serão no Centro Brasileiro Britânico com entrada franca.


A homenagem nasceu do trabalho dos atores Eduardo Muniz e Bia Borin que, a convite do próprio Alan Ayckbourn e patrocínio da Cultura Inglesa, permaneceram mais de dois meses na cidade de Scarborough, na Inglaterra. Eles se tornaram os primeiros brasileiros a acompanhar os ensaios de uma peça escrita e dirigida pelo dramaturgo. “Neighbourhood Watch” (“A Vigília do Bairro”) estreou em setembro, em Scarborough.

De volta ao Brasil, a dupla trouxe na bagagem muitas horas de entrevistas e ensaios filmados, fotos raras e cartazes de produções originais, mais de 20 peças do autor, além de um exemplar do livro “The Crafty Art of Playmaking”, escrito e autografado por Ayckbourn, que será sorteado no dia 06 de novembro após uma palestra sobre o autor.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sessão Tripla


Que tal curtir um cineminha na faixa e ainda de quebra praticar o seu inglês? Esta é a proposta da Sessão Cultura Inglesa, que exibe um filme sem legenda para aquelas pessoas que gostariam de colocar o inglês em dia. O encontro desta vez acontece na próxima terça-feira (18), simultaneamente em São Paulo, Santos e Campinas.

Para participar, o interessado deverá fazer sua reserva pelo telefone (11) 3095-4466 e levar 1 quilo de alimento não perecível, que será doado às instituições assistenciais apoiadas pela Cultura Inglesa. Desde o início de 2008 a Cultura Inglesa promove sessões de filmes com temática jovem, sem legendas, incentivando a prática da língua inglesa.

SERVIÇO
São Paulo
Local: Reserva Cultural (Av. Paulista, 900)
Data: 18 de outubro, terça-feira // Horário: 21h20
Informações e Reservas – (11) 3095-4466

Campinas
Local: Topazio Cinemas (Shopping Parque Prado – Av.Washington Luiz, 2480)
Data: 18 de outubro, terça-feira // Horário: 21h
Informações e Reservas – (19) 3255-8656

Santos
Local: Cine Roxy Iporanga (Av. Ana Costa, 465 – Gonzaga)
Data: 18 de outubro, terça-feira // Horário: 21h
Informações e Reservas – (13) 3221-6484


Ingresso – 1kg de alimento não perecível

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cultura Inglesa apresenta pela primeira vez no Brasil o musical “Oh, Brother”, de David Driver


Inspirada na “Comédia dos Erros”, de Shakespeare, a peça, encenada em inglês, coloca em cena 26 atores/bailarinos.

Prestes a completar 30 anos de sua estreia na Broadway, o musical “Oh, Brother”, de David Driver, tem estréia nacional na sexta-feira, 14 de outubro no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros, sob direção de Albano Sargaço. A montagem é encenada em inglês por 26 atores do Grupo de Teatro Cultura Inglesa, que cantam e dançam ao som das músicas de Michael Valenti. O espetáculo terá canções interpretadas ao vivo por uma banda formada por guitarra, baixo e bateria.

“Oh, Brother” mostra a busca de dois rapazes por seus irmãos gêmeos. A família foi separada logo após o nascimento das crianças ocorrido durante uma revolução em um país no Oriente Médio. No melhor estilo farsesco, o musical é um sit.com que arranca gargalhadas da platéia com a troca de identidades, envolvendo os gêmeos e suas namoradas e esposas.

Serviço
“Oh, Brother” será apresentado até 30 de outubro no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros, na rua Deputado Lacerda Franco 333, Pinheiros, telefone 3814-0100. A entrada é franca. Quintas e sextas às 20h30; sábados e domingos às 20h. O teatro possui 173 lugares, ar-condicionado, lanchonete, acesso a portadores de necessidades especiais e estacionamento (R$ 10,00). Duração: 100 minutos. Idade: 14 anos. Para conhecer esta e outra programação da escola, basta seguir a Cultura Inglesa pelas redes sociais: Twitter e Facebook.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Semana Cultural



Unidade da Cultura Inglesa localizada no bairro da Saúde promove Semana Cultural entre os dias 21 e 29 de outubro. Os eventos têm vários horários e são de caráter esportivo, gastronômico, musical e artístico. Todos eles buscam a interatividade dos participantes e para a vivência cultural das atividades. A Semana é aberta para todos os interessados - estudantes da Cultura Inglesa ou não - e a entrada é franca.

Tudo começa na sexta-feira, dia 21, às 11 horas, com o “Pancake Day”. Até às 16 horas, os participantes poderão entrar na “corrida das panquecas”, assim como aprender mais sobre essa tradição britânica e, por fim, desfrutar de panquecas à vontade. Também está programada a exposição “Challenging Your Dreams”. Trata-se de uma série de imagens contando sobre as andanças do casal Grace e Robert nas expedições “Brasil por Terra” e “Aventura pelo Mundo”. Paralelamente, os protagonistas das aventuras discorrem sobre os caminhos percorridos.

Na programação artística, um show de talentos da Cultura Inglesa reúne alunos que queiram exibir seus dotes, em diferentes áreas: música, dança e artes plásticas. Os eventos acontecem durante toda a semana e estão abertos para alunos, pais e amigos. Além dos alunos da Cultura, apresenta-se, também na Semana Cultural, Giorgio Papini. Ele é músico, compositor e produtor musical e morou por seis anos na Inglaterra, tocando em diversos ambientes. Compartilha com a platéia algumas histórias de sua experiência e também sua música, com repertório que combina covers e composições próprias. Para saber mais sobre este evento e toda a programação da Cultura Inglesa é só entrar no site da escola ou pelos perfis nas redes sociais: Twitter, Facebook e FourSquare.

Nelson Rodrigues em Inglês


Reconhecido polo de promoção da cultura britânica, o Centro Brasileiro Britânico dispõe de uma biblioteca com acesso livre. Parceria entre Cultura Inglesa e British Council a biblioteca tem quase sete mil livros em seu acervo. Nele estão os grandes escritores dos países bretões, como William Shakespeare, Sir Arthur Conan Doyle, Charles Dickens, Virgínia Wolf, Agatha Christie. Além destes, a biblioteca reserva surpresas como traduções para o inglês de autores brasileiros. Recentemente, a biblioteca adquiriu a obra completa de Nelson Rodrigues para o teatro, por exemplo. Além do dramaturgo, no acervo há “Os Sertões”, de Euclides da Cunha e a biografia sobre Clarice Lispector, escrita por Benjamim Moser.

A literatura britânica atual mantém a tradição e não para de revelar autores talentosos, cujos livros não saem das listas dos mais vendidos do planeta, como J. K. Rowling, Julian Barnes, Doris Lessing, Ian McEwan e Tom Stoppard. As traduções em cada país popularizaram sua leitura, mas um público cada vez maior de leitores, em busca das versões originais em inglês, enfrenta dificuldades para encontrar tais volumes e, quando encontram, se deparam com o alto custo das obras.

Como se associar
A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode utilizar o serviço, mas quem quiser levar os livros e revistas para casa deve se associar à biblioteca. O procedimento é simples. Basta apresentar comprovante de residência, documento de identidade original ou outro documento com foto, e pagar uma anuidade de R$ 20,00. Maiores de 60 anos são isentos. Os associados ainda têm direto a 50% de desconto em todos os eventos promovidos pela Cultura Inglesa São Paulo. A biblioteca funciona na rua Ferreira de Araújo, 741, em Pinheiros, de segunda a sexta, das 9hs às 19hs.