quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

História da construção da embaixada da França no Brasil é contada em livro

Em princípio, a construção da Embaixada da França no Brasil poderia ser apenas mais um projeto arquitetônico entre tantos que surgiram com a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960.

A execução do projeto, no entanto, envolveu grandes nomes da arquitetura, como Le Corbusier e Oscar Niemeyer, e autoridades governamentais, entre elas André Malraux, ministro de Estado da França encarregado à época dos assuntos culturais, e Georges Pompidou, então primeiro-ministro francês.

A importância dessas figuras e dos fatos que envolveram a construção da obra motivou a publicação do livro bilíngüe (português e francês) “Embaixada da França”, coedição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e do Instituto Totem Cultural, com organização de Colette Di Matteo, conservadora geral do patrimônio do Ministério da Cultura e da Comunicação, e Jean-Martin Tidori. O lançamento acontece neste sábado (12), às 11h, na Pinacoteca, como parte das comemorações do Ano da França no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário