quinta-feira, 4 de julho de 2013

Viaje nessas férias de inverno com saúde


Coqueluche, sarampo e gripe podem ser prevenidas com vacinas. Muitas famílias aproveitam o recesso escolar de julho para passar uma boa temporada de férias fora de casa. Além de definir o roteiro, comprar as passagens e reservar o hotel, é preciso tomar medidas para evitar problemas de saúde durante a viagem. Doenças como gripe, coqueluche, sarampo podem ser prevenidas com vacinas para não estragar as férias.

Hoje o Brasil já possui Centros de Medicina de Viagem, tanto públicos como particulares, nos quais os médicos dão orientações para evitar que as doenças coloquem em risco a saúde do viajante. “As recomendações variam de pessoa a pessoa”, afirma a médica Isabella Ballalai, presidente da seção Rio de Janeiro da SBIm – Sociedade Brasileira de Imunizações. “Além das condições de saúde do paciente, o médico avalia o destino, a duração, o objetivo da viagem, como também as atividades programadas ”, ressalta.

VACINAS

A proteção contra o sarampo é recomendada para quem viaja para qualquer lugar do mundo. Essa doença é prevenida pela vacina tríplice viral, que evita também a rubéola e a caxumba. Embora o Brasil esteja livre do sarampo, o vírus dessa doença ainda circula em países da Europa e da Ásia, como França, Espanha, Alemanha, Polônia e Japão. “Recentemente, uma brasileira de mais de 60 anos passou uma temporada na Itália, contraiu sarampo e só descobriu o problema no Brasil”, contou Isabella Ballalai.

A volta da coqueluche é uma tendência verificada não só no Brasil, mas em países como Estados Unidos, Austrália e Reino Unido. Por isso, deve ser prevenida. “Quem vai viajar para alguns países da Ásia e a África, pode usar a vacina que, além da coqueluche, evita a poliomielite, a difteria e o tétano”, informa a presidente da SBIm do Rio de Janeiro. Leia release completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário