sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Lançamento Conjunto


Mário Bortolotto e Marcelo Rubens Paiva comandarão a noite da próxima segunda-feira (28) no Bar Mercearia São Paulo (Rodésia, 34 – Vila Madalena). O evento começará depois das 22h e marcará o lançamento de “Dj – Canções pra Tocar no Inferno”, do dramaturgo Bortolotto, e o relançamento de “Ua:Brari”, de Marcelo Rubens Paiva, esgotado desde a década de 1990.

Em seu primeiro livro pela Editora Barcarolla, Mário Bortolotto escolheu o universo musical para compor 25 contos inspirados em canções, que vão de surf-ballads, passando por clássicos do rock mundial, até chegar a pérolas do blues, algumas já anunciadas nos títulos, outras apenas insinuadas em textos mergulhados na cultura Beatnik. Os contos estão recheados de porres homéricos, mulheres, brigas, muito sexo e o humor ácido do escritor. No playlist literário do DJ Bortolotto, clássicos como “Stand By Me”, de autoria de Darrel Mansfield, Jerry Leiber, Mike Stoller e Ben E. King; “Another Sleepless Night”, gravada por Neil Sedaka; “Swing On Down”, de Donavon Frankenreiter; “I Drink Alone”, de George Thorogood; “Jealous Guy”, clássico de John Lennon; “Knockin’ on Heaven’s Door”, criação de Bob Dylan; “I Don’t Need no Doctor”, de Ray Charles e “Given the Dog a Bone”, do AC/DC; entre outras canções.

Já em “Ua: Brari”, Marcelo Rubens Paiva mistura os dramas de cada personagem à história recente do Brasil. O livro conta a trajetória do rapaz Fred em um enredo de paixão, drama, dor e loucura. Começa com o protagonista parado no acostamento da rodovia Castelo Branco, a roupa encharcada de suor, aguardando o amigo que foi em busca de combustível para o carro. Mas isso não é o pior: ele está indo para o casamento de Bia, sua antiga paixão. Bia vai se casar com Júlio, que é irmão de Zaldo. Todos estudaram juntos quando jovens, mas não desconfiam que suas vidas em breve estarão interligadas.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dedicação ao público infanto-juvenil


Desde 1980, quando lançou seu primeiro livro (Fardo de Carinho), a carioca Roseana Murray brinda o público com seu trabalho dedicado ao universo infanto-juvenil. Ao todo, já são mais de 50 livros publicados na carreira e muitos prêmios, entre eles, um concedido da Academia Brasileira de Letras como Melhor Livro Infantil de 2002, pela obra Jardins. A escritora é uma das convidadas da 6ª Jornadinha e vai participar de conversas com os leitores nos dias 23 e 24, na Lona Amarela do Circo da Cultura.

Inscrição para a Jornada só pela internet

Faltam menos de 15 dias para a abertura das inscrições da 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, que serão feitas somente via internet. O público poderá se inscrever a partir de 1º de março, até o encerramento das vagas. Quem garante presença antecipadamente, paga mais barato. Também há a opção de inscrição coletiva, cujos preços são ainda mais reduzidos. Todas as informações estão disponíveis no site da 14ª Jornada http://bit.ly/etajqq.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Caps Álcool e Drogas Brasilândia já está em funcionamento


Já está em funcionamento o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD II) Brasilândia, zona Norte, situado à Rua Olinto Fraga Moreira, 275. O equipamento presta assistência a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes associados ao uso de álcool e outras drogas.

A unidade tem capacidade para realizar 1.400 atendimentos por mês, nas modalidades intensivo, semi-intensivo e não intensivo. A infraestrutura do equipamento dispõe de banheiro adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, cozinha, lavanderia, farmácia, sala de enfermagem, sala de observação, três consultórios e quatro salas de oficinas terapêuticas.

Além de assistência individual (medicamentosa, psicoterápica e de orientação), os Caps AD trabalham com oficinas terapêuticas, atendimentos em grupo e com visitas domiciliares. Também são desenvolvidas atividades comunitárias para reintegrar o paciente ao convívio familiar e social. A meta 11 da Agenda 2012 prevê a instalação de 20 unidades do gênero.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Canções para tocar no inferno

Mário Bortolotto anda sonhando com uma jukebox no meio de sua kitchenete, na Rua Avanhandava, centro de São Paulo. Nada surpreendente para quem, além do aclamado trabalho nos palcos e livrarias, ainda encontra tempo para ser vocalista de duas bandas, o que já denota sua intimidade com a música. O desejo pode ser mais uma das lendas urbanas que pipocam em torno do escritor e que se somam às histórias de este não tomar banho, beber religiosamente e frequentar o famoso “Bar das Amistosas” da Martins Fontes – boatos nem confirmados nem desmentidos por ele. O livro será lançado na Livraria da Vila (Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena) no dia 23 de fevereiro, a partir das 18h30.

Mitos à parte, o que é certo é que Bortolotto decidiu juntar sua paixão pela música com sua maior vocação, a de criar ficção, e lança pela Editora Barcarolla seu 12º livro. “DJ – Canções pra Tocar no Inferno” contém 25 contos inspirados em canções, que vão de surf-ballads, passando por clássicos do rock mundial, até chegar a pérolas do blues, algumas já anunciadas nos títulos, outras apenas insinuadas em textos mergulhados na cultura Beatnik. Os contos – claro – estão recheados de porres homéricos, mulheres, brigas, muito sexo e o humor ácido do escritor.

No playlist literário do DJ Bortolotto, clássicos como “Stand By Me”, de autoria de Darrel Mansfield, Jerry Leiber, Mike Stoller e Ben E. King; “Another Sleepless Night”, gravada por Neil Sedaka; “Swing On Down”, de Donavon Frankenreiter; “I Drink Alone”, de George Thorogood; “Jealous Guy”, clássico de John Lennon; “Knockin’ on Heaven’s Door”, criação de Bob Dylan; “I Don’t Need no Doctor”, de Ray Charles e “Given the Dog a Bone”, do AC/DC; entre outras canções.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Moral e Poder

O segundo romance do jornalista e cineasta Jorge Bouquet é a história postmortem de alguém que não está necessariamente enterrado. Na trama, crimes, violações da lei, esquemas e mentiras são os caminhos mais fáceis para a liberdade e a felicidade, embora nunca se saiba quanto estas podem durar. O autor aborda a fragilidade dos laços familiares, moral e poder. O lançamento é da Via Letras, selo da Editora Barcarolla.

Para o protagonista da história, o empresário Hugo Santamaria, o preço de uma personalidade autêntica pode ser tão caro quanto a própria identidade. A relação fria com a esposa Raquel e a forma pouco ortodoxa como tocava os negócios, somados a uma significativa contribuição do acaso, mudarão os rumos da vida aparentemente estável do conhecido bon vivant. Para o cineasta Ugo Giorgetti, o segundo romance de Jorge Bouquet é cheio de cortes bruscos e vinculação com a realidade, reflexo de sua proximidade com o cinema. A obra também espelha a própria personalidade do autor, nas palavras de Giorgetti, “um magnífico aventureiro”.

Na obra, seu caminho e o de inúmeras personagens se entrecruzam em cenários distintos: das praias do Rio de Janeiro aos melhores restaurantes de Paris, do sul do Brasil à imensidão verde da Amazônia. Riqueza, tráfico de armas e drogas, trabalho escravo e até os mais obscuros assuntos tratados à meia luz em prostíbulos fazem parte dessa história, que retrata valores e desvalores presentes em nossa sociedade.

Volta às Aulas com a Cultura Inglesa

Estudar inglês de forma dinâmica e com a profundidade necessária para garantir o aprendizado correto e amplo da língua no dia-a-dia são características dos cursos para crianças, jovens, adultos e executivos oferecidos pela Cultura Inglesa. A Cultura Inglesa trabalha com muita conversação, exercícios e recursos tecnológicos como lousas digitais e o e-Campus, ambiente virtual para a prática do Inglês via internet em qualquer lugar onde o aluno se encontre. Há cursos regulares para todas as idades, abrangendo os níveis básico, intermediário, pós-intermediário e avançado. O início das aulas está marcado para o dia 12 de fevereiro.

Lizika Goldchleger, gerente do Departamento Acadêmico da Cultura Inglesa, explica que a escola adapta sua proposta e metodologia de ensino às características e necessidades do aluno, de acordo com seus interesses e faixa etária. Assim, há cursos específicos para cada idade e especiais, voltados à conversação, à pronúncia, à tradução e à legendagem, além do Inglês para vestibular e outros voltados para profissionais e para professores de inglês.

Mais informações sobre os cursos, podem ser obtidas pelo site da Cultura Inglesa: www.culturainglesasp.com.br ou pela Central de Atendimento 011-3095-4466. Pelo site o aluno poderá, inclusive, fazer um teste classificatório de nível e encontrar a unidade mais próxima de sua casa.