segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Um pedacinho do Reino Unido em São Paulo


Berço de grandes escritores como William Shakespeare, Sir Arthur Conan Doyle, Charles Dickens, Virgínia Wolf, Agatha Christie e vários outros, o Reino Unido há muito se firmou como um dos principais celeiros literários do mundo. A literatura britânica atual mantém a tradição e não para de revelar autores talentosos, cujos livros não saem das listas dos mais vendidos do planeta, como J. K. Rowling, Julian Barnes, Doris Lessing, Ian McEwan e Tom Stoppard. As traduções em cada país popularizaram sua leitura, mas um público cada vez maior de leitores, em busca das versões originais em inglês, enfrenta dificuldades para encontrar tais volumes e, quando encontram, se deparam com o alto custo das obras. Único espaço aberto ao público com esse tipo de acervo na cidade, a Biblioteca do Centro Brasileiro Britânico, uma parceria entre a Cultura Inglesa e o British Council, tem se firmado como uma alternativa para esses leitores sempre ávidos por novidades.


Inaugurada em 2000, oferece quase 7.000 livros, todos em inglês, com foco em literatura britânica clássica e contemporânea, assim como um acervo complementar em artes, geografia, história, peças teatrais e biografias. Entre os mais procurados, High fidelity de Nick Hornby, Bridget Jones diary de Helen Fielding, Harry Potter and the order of the phoenix de J. K. Rowling e Atonement de Ian McEwan, respectivamente. A coleção com obras de Shakespeare é uma das jóias do acervo, devido ao seu tamanho e qualidade – são 340 livros de e sobre o dramaturgo inglês.


Como se associar


A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode utilizar o serviço, mas quem quiser levar os livros e revistas para casa deve se associar à biblioteca. O procedimento é simples. Basta apresentar comprovante de residência, documento de identidade original ou outro documento com foto, e pagar uma anuidade de R$ 20,00. Maiores de 60 anos são isentos. Os associados ainda têm direto a 50% de desconto em todos os eventos promovidos pela Cultura Inglesa São Paulo. A biblioteca fica na rua Ferreira de Araújo, 741, em Pinheiros. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9hs às 19hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário