quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Um novo olhar sobre a saga “Crepúsculo”

O amor proibido entre o vampiro Edward e a humana Bella fascinou milhões de leitores mundo afora na série “Crespúsculo”, de Stephanie Meyer. Agora a história ganha um novo olhar em “A Cruz e o Crepúsculo” que acaba de chegar às livrarias do país pela Thomas Nelson Brasil. Escrito pela professora de teologia da Universidade Wheaton, em Illinois (EUA) Beth Felker Jones, o livro dá nova dimensão aos significados ocultos de várias questões para os jovens.


A autora acredita que os temas universais tratados nos livros da série foram responsáveis pelo sucesso de vendas. “Os livros tratam de romance, de encontrar, perder e manter o amor, e também falam de sexo e desejo. Escrevi este livro por ser apaixonada pela forma como tais assuntos têm importância em nossas vidas. Ofereço, então, algumas perguntas, ferramentas e ideias para ajudar o meu leitor a ponderar, sob a ótica bíblica, todas estas questões”, defende.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O caminho para o sucesso

Nas comemorações do 10º aniversário da livraria virtual Amazon.com, John C. Maxwell ficou entre os 25 autores que fizeram parte do Hall da Fama da empresa. Seus livros sobre liderança já foram lidos por milhões de pessoas no mundo e os brasileiros terão a chance de conhecer seu novo título que acaba de chegar ao país pela Thomas Nelson Brasil: “O Sucesso está em Você” promete ser um ponto de partida para quem deseja se atualizar ou começar a planejar a sua vitória profissional.


Maxwell defende que o sucesso é uma jornada, não um destino. “Não importa o que você decidiu fazer em sua vida, mas compreender que a capacidade de se desenvolver jamais se esgotará é o primeiro passo rumo ao sucesso”, defende o autor.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A importância do Cinema Chinês

A equipe organizadora da 5ª Festa do Ano Novo Chinês em São Paulo entrevistou Rubens Edwald Filho sobre a importância do Cinema Chinês. O ícone do cinema nacional falou de seus filmes chineses favoritos e das influências do cinema chinês na sua vida. Confira a entrevista


Ano Novo Chinês – Você poderia elencar os melhores filmes chineses na sua concepção?!
Rubens Edwald Filho – Sou apaixonado pelos filmes do Zhang Yimou... E o meu favorito sempre foi o “Herói”, que acho a obra prima no gênero ação-fantasia que eles dominam. Para fazer justiça temos que incluir Hong Kong, onde o cinema floresceu durante anos, antes de se espalhar por outros países. De Hong Kong saiu Jackie Chan, Bruce Lee e a moda dos filmes de arte marciais inclusive de John Woo, hoje um pouco esquecido. Eles fazem grandes policiais também (vejam o que deu origem ao do Scorsese, “Os Infiltrados”, que é refilmagem de “Conflitos internos”). Também gosto de “Adeus minha concubina”...o Yimou da primeira fase com “Lanternas Vermelhas”, “Sorgo Vermelho”, “Amor e Sedução” são incríveis...e sempre enfrentando a censura rigorosa de país comunistas.


ANC - Há algum destes filmes que mudaram ou influenciaram a sua vida de alguma forma?!

REF - Acompanho o cinema chinês há pelo menos trinta ou quarenta anos e, para mim, foi a porta que se abriu para a cultura chinesa... Já estive duas vezes por lá e sou fascinado pelo oriente e por todas as contradições da China moderna e a antiga.... Suponho que ter aberto minha cabeça para entender e mergulhar numa cultura tão rica tenha sido uma influência sim... Sem contar que não podemos nos esquecer que eles vão mandar no mundo ainda neste século.

ANC - Há alguma característica que seja comum a todos os filmes chineses?!
REF - Uma estética apurada. Às vezes, eles até tentam fugir, mas é uma herança atávica, genética deles (risos) como o uso de cores fortes e a coragem de enfrentar a censura que pode ser mortal e acabar com qualquer carreira...


ANC - Gostaríamos que você falasse um pouco sobre a filmografia contemporânea da China
REF - Aos poucos, o país começa a dominar o que seria a indústria do cinema. Já tem o Festival de Shangai, estúdios grandes também por lá, mas tudo tem que conviver com a dualidade: necessidade de se modernizar versus a existência de um governo forte centralizador, comunista. A China sempre fascinou o ocidente desde o tempo de Pearl S. Buck, famosa autora americana que tentou decifra-la... Só por prestígio, hoje fazem filmes pequenos para festivais com temas sociais e os de aventura para grandes platéias. Hong Kong perdeu sua força com problemas com mafiosos locais, ou seja, como tudo na China ainda tem muito a crescer...


ANC - O que o frequentadores de salas de cinema podem esperar da produção chinesa?! O que vem por aí?!
REF - Quisera saber (risos), mas, infelizmente, não tenho acesso aos filmes novos que estariam sendo feitos...

Bateria da Gaviões da Fiel dialoga com tradicionais tambores chineses na 5ª Festa do Ano Novo Chinês

Nas vésperas do Carnaval, Bateria da Gaviões da Fiel dará uma passada pela 5ª Festa do Ano Novo Chinês, na Praça da Liberdade para uma apresentação ao lado de tradicionais tambores chineses. Além disso, membros da escola de samba participarão da “Barraca do Bem” que, nesta edição, venderá pastilhas capazes de purificar até 300 litros de água e que serão doadas às vítimas do Haiti.

Além de marcarem presença com a bateria, o Grêmio Gaviões da Fiel enviará cerca de outros 50 integrantes para ajudar nos projetos de ação social promovidos pela organização da Festa do Ano Novo Chinês.

Leão nas alturas

A tradicional Dança do Leão terá uma inovação na 5ª edição da festa do Ano Novo Chinês nos dias 6 e 7 de fevereiro, na Praça da Liberdade. Pela primeira vez no Brasil, uma academia de kung fu apresentará a Dança do Leão em Postes.
 
Em cima de 5 pares de postes que chegam a 1,80m de altura, atletas de kung fu cobertos pela pele dos leões vão fazer acrobacias e evoluções aéreas demonstrando o vigor e a alegria da comemoração. A dificílima tarefa será executada por membros do Núcleo 7 Esferas do Tao, academia especializada nesta dança.

Rock'n Roll em chinês

Um diálogo inusitado entre a harpa chinesa (guzheng) e as guitarras do Rock´n Roll marcará a entrada do Ano Novo Chinês em São Paulo. O show antecederá a tradicional contagem regressiva que, pelo quinto ano, acontece na Praça da Liberdade e será seguido por uma queima de fogos.

A banda Tiger Team, especialmente criada para a ocasião, é formada por membros da comunidade chinesa em São Paulo. No repertório, músicas tradicionais chinesas, com uma pegada rock´n roll e clássicos do rock acompanhados com a tradicional harpa chinesa.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Quinta festa do Ano Novo Chinês promove ações de responsabilidade social

Cerca de 200 mil pessoas são esperadas na Praça da Liberdade, para comemorar a entrada do Ano Novo Chinês nos dias 6 e 7 de fevereiro. Nesta edição, os presentes poderão colaborar com ações sociais encabeçadas pela organização do evento que se consolidou como uma das maiores festas do Ano Novo Chinês fora da China.
A “Barraca do Bem” – já tradicional na festa – dará a chance de os participantes comprarem pastilhas que purificam até 300 litros de água que serão enviadas às vítimas do terremoto que abalou o Haiti. Também nos dias da festa, postos coletores darão a destinação correta ao óleo usado nas frituras nas barracas de comidas típicas que fazem parte da festa.

Confira a programação de palco.